Campeche: Uma das cidades coloniais mais bonitas do México

Campeche, no México, é a capital do Estado de mesmo nome e tem uma cidade colonial colorida cercada por muralhas que muitas vezes lembra Cartagena, com a diferença que aqui os prédios têm apenas um ou dois andares. Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por conta de seu centro histórico, conta ainda com 17 sítios arqueológicos, entre eles Calakmul, a maior das ruínas maias encontradas até hoje.

A cerca de 600km de Cancún e 1150km da Cidade do México, Campeche fica estrategicamente localizada no meio da caminho, um ótimo ponto de parada não apenas pro descanso, mas também pra conhecer as belezas desse lugar.

CAMPECHE E SUA COLORIDA CIDADE COLONIAL

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Foto: Esse Mundo É Nosso

Fundada em 1540, Campeche foi o porto mais importante da Península de Yucatán no período colonial, o que explica a fama do local por conta dos diversos ataques piratas que os navios espanhóis sofriam na região. Hoje a lembrança desses piratas está presente em souvenirs e histórias contadas para os turistas.

 

A CIDADE AMURALHADA

O ponto alto do que fazer em Campeche fica por conta de sua Cidade Amuralhada com casas coloniais de cores fortes e surpreendentemente bem preservadas. Alguns trechos da muralha ainda estão por lá, construída principalmente para impedir os ataques de piratas e corsários.

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vale começar seu passeio por uma das portas de acesso, a Puerta de Mar ou Puerta de Tierra, que como os nomes explicam, uma fica mais próxima da orla e outra mais pro interior da cidade.

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O melhor para conhecer a cidade histórica é andar sem rumo por essas vielas coloridas. Algumas das ruas mais bonitas são as Calle 63 e Calle 59. Nessa última, perto da Puerta de Mar, há diversos barzinhos com mesas ao ar livre.

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Calle 59 em Campeche

Dentre as igrejas da Campeche colonial, duas chamam a atenção por sua imponência: A Iglesia de San José (Calle 63) e Catedral de Ntra. Sra. de la Purísima Concepción (Calle 10).

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Iglesia de San José

A Catedral fica na principal praça da cidade, a Plaza de la Independencia, cercada por prédios históricos muito bem preservados, assim como restaurantes e lojinhas de artesanato. Se tiver interesse em conhecer melhor a história da região, vale uma visita ao centro cultural Casa Numero 6.

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Catedral de Ntra. Sra. de la Purísima Concepción

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como deu pra ver Cidade Amuralhada de Campeche é simplesmente linda, muito fotogênica. Para se hospedar aqui dentro, a melhor opção é o Hotel Hacienda Puerta Campeche, uma verdadeira viagem no tempo.

Dicas de Campeche, México: Hotel Hacienda Puerta Campeche (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Hotel Hacienda Puerta Campeche

Vai pro México? Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pra lá
Viaje tranquilo(a) com eventuais problemas de saúde, atrasos e cancelamentos de voos. Ache o melhor preço e use o código ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar mais 5% de desconto

 

FORTE DE SAN MIGUEL

Uma das vistas mais bonitas da cidade é a partir do Fuerte de San Miguel, um forte construído no século XVII e que hoje conta com um museu arqueológico aberto para visitação.

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Fuerte de San Miguel

Além de conhecer um pouco mais da história, tem-se uma visão privilegiada do Golfo do México e da parte colonial.

Dicas de Campeche, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Fuerte de San Miguel

 

MALECÓN

Malecón é o nome dado ao calçadão de Campeche. Apesar de não ter praia como estamos acostumados (com areia e guarda-sol), a orla é bem urbanizada e tem uma vista linda pro pôr do sol. Se for entre os meses de abril e julho, prepare-se para o calorão que ultrapassa fácil os 40 graus.

Dicas de Campeche, México: Malecón (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Como dissemos no começo, o Estado de Campeche tem 17 sítios arqueológicos abertos à visitação. O principal é o impressionante Calakmul, a cerca de 140km da cidade, a maior cidade maia já descoberta e hoje uma importante reserva da biosfera. Ali perto fica também Balamkú, outro sítio importante.

Dicas de Campeche, México: Calakmul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Calakmul

 

LOS PETENES

Outra reserva da biosfera, Los Petenes é um conjunto de mangues importantes para o ecossistema do Golfo do México. É possível fazer um passeio de barco até aqui saindo de Campeche.

Dicas de Campeche, México: Los Petenes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Passeio de barco até Los Petenes

 

ONDE FICAR EM CAMPECHE

Nos hospedamos no Malecón, num hotel de frente pro mar, o Ocean View. Ele é bem estilo americano, mas tem quartos enormes e bom custo-benefício. Se pudesse escolher novamente, me hospedaria no Hacienda Puerta Campeche, um hotel super charmoso bem no centro histórico.

Se você prefere hotéis de grandes redes, o City Express pertence a um grande grupo mexicano. Veja mais hotéis na cidade com até 50% de desconto.

+ Onde comer na cidade: Dicas de restaurantes

+ Miguel Colorado: Tirolesa e cenotes na região

+ Todas as dicas pra sua viagem à cidade

O jornalista visitou a região de Campeche a convite do México Tourist Board, mas todas as opiniões dadas aqui são pessoais e refletem sua real experiência.

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

3 Comments

  1. Murilo Pagani disse:

    Lendo este post e vendo essas fotos lindas só aumentou o arrependimento de não ter conhecido Campeche quando estive no México!! =[

    Mas agora tenho certeza que em uma próxima visita ao país, que por sinal é um dos meus favoritos na América Latina, ela não vai ficar de fora do meu roteiro!

    🙂

    Abraço

  2. Marcelo Palermo disse:

    adoro casas coloridas
    cidade simples e muito bonita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *