Göreme: A melhor cidade-base para conhecer a Capadócia

Erupções vulcânicas e a ação da erosão criaram na região central da Anatólia, Turquia, um lugar de formações geológicas únicas no planeta.

Isso mais a riqueza histórica e cultural deste lugar que já foi habitado por gregos e romanos, as cidades subterrâneas, igrejas esculpidas nas cavernas, cavalos selvagens e o fato de São Jorge ter nascido ali transformaram a Capadócia num dos destinos mais procurados do país, sonho de consumo de muitos viajantes em todo o mundo.

 

Göreme – Capadócia

Voo de balão na Capadócia, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Com apenas 6 mil habitantes, Göreme é uma cidade incrível, como eu nunca havia visto antes. A vila colorida de casas de pedras, hotéis-cavernas, tomada por formações rochosas que parecem cogumelos e que ali são conhecidas como “chaminés das fadas” é a melhor opção para você ficar na Capadócia.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Conheci outras cidades usadas como base, como ÜrgüpNevşehir e Avanos, mas nenhuma delas tem o charme de Göreme, sempre cheia de gente e repleta de opções de bares, restaurantes, cafés e lojas.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sem contar o fato de estar a pouco mais de 1Km do Göreme Open-Air Museum, um santuário de rochas e patrimônio da humanidade onde funcionavam igrejas e monastérios (veja nosso relato).

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Encravada em um vale, a cidade tem uma vasta gama de opções de hospedagem, de hostels econômicos a luxuosas opções para você se sentir no tempo dos Flintstones.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O pôr-do-sol ali também é inesquecível e colore de rosa os “cogumelos de rochas”. Não é à toa que todas as tardes uma multidão sobe ao topo das montanhas para curtir o entardecer.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Repleta de agências de turismo, Göreme é também o lugar mais fácil para você acertar seu passeio de balão, totalmente obrigatório se você for à Capadócia. Todos os dias, a partir das 5h da manhã, dezenas de baloeiros colorem os céus da região num dos mais incríveis programas de toda a viagem (veja nosso relato).

Voo de balão na Capadócia, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Apesar do friozinho nas noites de verão e do rigoroso inverno, as ruas estão sempre cheias. O Fat Boys e outros bares da Belediye Caddesi são os mais disputados. Mas não espere grandes baladas, tudo ali tem o charme único e tranquilo do lugar. Melhor curtir o dia com os diversos passeios ou alugar um quadriciclo ou bicicleta e apreciar a paisagem.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

DICAS ÚTEIS

Como ir

De Istambul, você pode voar de Turkish ou por outras empresas aéreas para Kayseri e de lá pegar um transfer de uma hora até Göreme. Não existe rodoviária, os ônibus param nos escritórios das empresas, que ficam no centro da cidade. De Istambul até Göreme normalmente é preciso trocar de ônibus em Nevşehir e a viagem dura a noite toda.

Quando ir

Em junho, julho e agosto o clima é bem quente, mas durante a noite faz frio. Já nos meses de novembro a fevereiro, as temperaturas podem ficar negativas e costuma nevar. Chove pouco ao longo do ano todo.

 

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

22 Comments

  1. rose de campos disse:

    Adorei a materia sobre cappadocia.. se tem um lugar que quero muito ir é lá..
    tuas fotos sao belissimas e sempre muito bem explicado,,
    parabens!

  2. fernanado araujo disse:

    Olá, fui a capadóccia faz 2 anos em janeiro de 2011, faz frio e neva mas a beleza do lugar é tão impressionante que o frio é só mais um charme. Eu fiquei no SPELUNCA, um hotel caverna que não tem nada de espelunca..hehe Come-se muito bem e pode-se comprar muito melhor e mais barato que em Instambul. O passeio de balão é imperdível. Dois dias em Goreme é suficiente.

  3. Rodrigo Ventura disse:

    Oi, Rafael! Muito legal seu blog! Irei à Capadócia na primeira semana de junho e ficarei em Goreme (seguindo sua dica!).
    Será que já está muito quente na primeira semana de junho?
    Grande abraço

    • Oi Rodrigo, tudo bem? Muito obrigado pela visita e comentário!
      Ano passado eu fui em junho, mais ou menos dia 15, e estava muito quente. Na Capadócia, ao mesmo tempo em que faz um calorão durante o dia, os termômetros baixam muito à noite. Então, se for fazer o passeio de balão, vale levar um bom casaco.
      Abraços, volte pra contar sobre sua viagem e fique à vontade para qualquer dúvida.

  4. Fabiana disse:

    O que se esperar da Capadócia? Minha mãe esta encantada em ir, mais meu receio e que esteja associando a novela das oito. Bom, como nao vejo novela nao sei nem dq se trata. Ela espera encontrar shopping, acho que sofisticação e nao vi isso nas imagens da web. E do Brasil ate Turquia quanto tempo? Valeu desde já quem puder me responder.

  5. Wilton Ruas disse:

    quantos dias vc recomenda ficar em Goreme, fazendo o passeio de balão?

    Abs

    • Oi Wilton, obrigado pela visita e comentário!
      Se for para curtir Göreme e fazer o passeio de balão, 2 dias estão de bom tamanho. O passeio de balão sai de madrugada e até às 7h você já está de volta ao hotel, ou seja, tem o dia todo pela frente. Mas a região é cheia de atrações, então o recomendável são de pelo menos 3 dias.
      Abraços

  6. Tamara disse:

    Oi…
    Gostaria de saber, se por acaso, tu utilizou serviço de empresas para passeios?Se tens algum para indicar ou se é fácil contratar esse tipo de serviços já na cidade mesmo?

    Obrigada.

  7. Dani disse:

    Rafa.. vc só escondendo o ouro da sua viagem à Turquia, né? Só escondendo tudo pra coincidir com a novela! rs
    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii as fotos e o lugar! Um dia vou pra lá! =)

  8. Henrique disse:

    Nossa sensacional o lugar, tudo muito bonito.. esta de parabéns pelo post.

  9. Marjorie disse:

    Lindo lugar. Bem exótico! Parabéns

  10. fastpassviagens disse:

    Adorei seu post Rafael, essa viagem é um sonho realmente! beijos

  11. Simone disse:

    Amei! E que fotos lindas! 😀
    2 perguntinhas:
    Sugere algum hotel? (de preferencia estilo caverna e de preço bom)
    Sabe algo sobre o translado de Nevsehir até lá? Meu vôo é da Turkish tb, mas vai parar nesta cidade.

    • Oi Simone, muito obrigado!
      Eu fiquei em um hostel, que tinham quarto privados. Não era estilo caverna, mas era estilo casa de pedra, tipo Flintstones. Chama Capadocia Rock Valley e os preços são excelentes, com piscina, café da manhã, bar, etc.
      Nevsehir é bem pertinho, eu achava que era longe antes de ir. Essa empresa http://www.cappadociaexclusive.com fez meu translado desde Kayseri, mas eles passam por Nevsehir. Eles são ótimos, fazem tudo pela internet e você paga na hora. O único ruim era que o motorista não falava nem “Hi” em inglês, mas foi tranquilo, levei tudo por escrito. O post sobre o traslado sai ainda essa semana!
      Abração, pode ir perguntando!

  12. Sensacional kara, que fotos hein, parabéns!

    Abração
    Jonathan Padua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *