Vietnã: Em busca da cerveja mais barata do mundo

Quando planejei viajar para o Vietnã muitas coisas aguçaram minha vontade de conhecer o país: visitar metrópoles malucas como Hanói e Ho Chi Minh, fazer o tour de barco por Halong Bay, conhecer praias paradisíacas como as de Nha Trang

No meio das pesquisas uma coisa chamou a atenção: a possibilidade de beber a cerveja mais barata do mundo. Pronto, foi na mosca e eu tinha que ir pra lá!

Logo ao desembarcar em Hanói, descobri que não era tão fácil assim encontrar a bebida. A Bia hơi é uma cerveja draft muito popular, no sentido de que é tomada pelas classes bem baixas, ou seja, não era simples encontrá-la no circuito turístico da capital vietnamita. Mas eu estava disposto a procurar.

Cerveja mais barata do mundo no Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Depois de um dia todo na cidade e nenhum sinal dela nos bares por onde passei, me deparei com uma espécie de papelaria com a placa Bia hơi. Na porta da lojinha da rua Tạ Hiền, não tão longe da área turística, muitos vietnamitas sentados em banquinhos ou na própria calçada com a tal cerveja na mão. Ali ela custava VND 5.000 (US$0,20) um copo de 300ml.

Cerveja mais barata do mundo no Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Logo descobriria que a não ser na periferia, a cerveja mais barata do mundo não era vendida em bares ou restaurantes, mas sim meio que clandestinamente em lojinhas como aquela. Descobri também que nos lugares mais afastados a Bia hơi era ainda mais barata, pouco mais de dez centavos de dólar na moeda local.

Cerveja mais barata do mundo no Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Confesso que beber um chopp em uma papelaria não era das coisas mais higiênicas, mas era super divertido. Uma senhorinha se agachava atrás do balcão, abria o barril e a cerveja saía até que gelada. O gosto era bom, como outras draft de não muita qualidade. Depois de muitos e muitos copos, entre eles alguns quentes, descobri o motivo. A senhora às vezes enchia meu copo com a sobra dos demais clientes que caía numa bacia abaixo do barril. “Se não matar, engorda”, logo pensei e passei a vigiá-la toda vez que pedia mais uma.

Cerveja mais barata do mundo no Vietnã (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Apesar das lembranças dos conselhos da minha mãe sobre cuidados com higiene no Sudeste Asiático, saí feliz da vida por finalmente ter encontrado a tal cerveja mais barata do mundo. Pena que não trouxe um barril de Bia hơi pra beber enquanto escrevo esse post :).

+ Confira mais dicas e relatos do Vietnã

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

15 Comments

  1. Luiza Lúcia de Oliveira Silva disse:

    Valeu Rafa! Mala pronta o que não posso esquecer de levar? Repelente? Que mais? Fico no aguardo!

  2. junior disse:

    Estou indo para la daqui 6 semanas e vou procurar essa papelaria , rsrsrsrs

  3. Elizabeth disse:

    hahahaha. Adorei o post!! Parabens! Estou indo pra lá e tomara que eu a encontre, mas sem restinho dos coleguinhas. rsrsr

  4. Rafael qual sua avaliação do sabor da cerveja? Lembra as nossas brasileiras ou esta mais para um padrão europeu? Ou nem um nem outro?

  5. tiagorelvao disse:

    Oi Rafael ! Tambem adorei Bia Hoi! Nao fica nada atras das marcas mundiais de cerveja…e pelo preco, quase que nos sentimos obrigados a beber umas poucas! 🙂 Mas quando tive em Hanoi e Saigao, nao tive dificuldade em encontrar. Bastava ver os botecos que tinha muita gente vietnamita sentada ca fora, e certamente que teriam Bia Hoi! 🙂
    Vou voltar ao Vietname em Novembro- Vou beber uma (ou duas) por voce! 🙂 AB

  6. Henrique disse:

    Sensacional essa cerveja mais barata do mundo!!! Tenho que tomar

  7. Ludmy disse:

    hahah coisas que você só encontra no Vietnã! Ri muito com a última foto! E viva a Bia Hoi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *