Como se locomover em Bogotá: Transmilenio é a melhor forma

Depois de cerca de 30 anos de pesquisas e estudos frustrados para se construir um metrô em Bogotá, o governo local resolveu criar um complexo sistema de ônibus rápidos biarticulados, com corredores exclusivos, bem parecido com o de Curitiba: o Transmilenio.

Este transporte virou orgulho da população, antes acostumada apenas com os micro-ônibus (busetas) enfeitados e velhos que ainda percorrem as ruas da capital colombiana. Os 84Km das 9 linhas cobrem a cidade de norte e sul, e estão em expansão. Por dia são transportados mais de 3 milhões de passageiros nos quase 1300 ônibus.

Transmilenio

No horário do rush, inclusive nos fins de semana, os veículos são bem lotados, mas o sistema de áudio e painéis luminosos ajudam o passageiro a saber se a estação de destino está próxima.

Transmilenio

Como usar

Tudo bem que o táxi em Bogotá é bem mais barato que o brasileiro, mas se você quer conhecer toda a cidade sem gastar seu orçamento com transporte, é melhor usar o Transmilenio, por COP1700 (US$1) a viagem.

Parece complicado à primeira vista, mas o sistema é parecido com os metrôs, com estações a cada 500 ou 700 metros, com nomes próprios cada uma e transferência gratuita entre as linhas. A única dificuldade, é que alguns ônibus fazem a chamada Ruta Facil, ou seja, fazem um trajeto mais rápido e não param em algumas estações.

Mas para facilitar isso, o site do Transmilenio tem um ótimo sistema no qual você coloca a estação de origem e de destino e recebe diversos trajetos disponíveis, com quantas trocas de veículo e outras informações (consulte aqui).Transmilenio

Estações de referência

Se você está em Bogotá ou vai visitar a cidade, vou listar algumas das estações mais importantes:

La Candelária – estação Las Aguas ou Museo del Oro

Museu do Ouro – estação Museo del Oro

Zona G – estação Flores

Zona Rosa – estação Calle 85

Portal del Norte – estação Portal del Norte

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
JOSE SIQUEIRA Ribeiro disse:

Qual a melhor opção para se hospedar em Bogotá?
1 ) nas proximidades do centro da cidade
2) no bairro Chico
Levando em conta a segurança e acesso aos pontos turísticos

Oi, José, tudo bem?
A melhor região é na área da Zona Rosa.

Abraços

rosemara prates machado disse:

estou programando para conhecer a colombia em março de 2018. Pode me enviar o roteiro com hoteis ou hostel . Estou pensando em 20 dias. O ideal é desembarcar em Bogota e utilizar o trasmilenio para fazer os roteiros. podem me ajudar?

grata.

Oi Rosemara, tudo bem?
Nós não temos um roteiro pronto pra 20 dias, mas acho que esse link pode te ajudar https://www.essemundoenosso.com.br/destinos/colombia/

Abraços e ótima viagem!

CLEUSA VENANCIO disse:

Rafael

Tem como chegar na catedral de sal utilizando o transmilenio? Os cartões do transporte são adquiridos nas estações?

Oi Cleusa, sugiro que dê uma olhada nesse post sobre as formas mais econômicas de chegar à Catedral de Sal https://ideiasnamala.com/2012/09/04/colombia-um-passeio-pela-catedral-de-sal/
Sobre os bilhetes, você compra sim nas estações.
Abraços