Como tirar passaporte: Passo a passo para fazer o seu

Quem não tem vontade de viajar para o exterior? A menos que seja para um dos nossos vizinhos sul-americanos, onde pode-se ingressar no país com RG (veja quais), o primeiro passo é tirar um passaporte.

E é justamente nessa hora que começam as dúvidas para quem irá fazer sua primeira viagem para fora: como tirar passaporte? O processo não é complicado, basta ficar atento a alguns processos como o passo a passo que mostramos neste post e no vídeo abaixo:

+ Quer mais dicas? Curta nossa fanpage

COMO TIRAR PASSAPORTE BRASILEIRO

 

O passaporte é emitido pela Polícia Federal no Brasil e o prazo de emissão varia de acordo com o local de atendimento ao público. Em muitas cidades, o agendamento é feito pela internet, o que facilita bastante. Veja o passo a passo para tirar seu passaporte:

Como tirar passaporte (Foto em CC BY-SA 3.0)

1) RENOVAÇÃO?

Se você pretende saber como tirar seu primeiro passaporte, pule para o próximo item. Se você já tem, saiba que não existe mais a possibilidade de renovar o documento. Após o prazo de validade expirar, você precisará entrar no processo comum de emissão e participar de todos os passos.

 

2) DOCUMENTAÇÃO

O primeiro passo é verificar a documentação necessária. Ela pode ser encontrada no site.

 

3) EMISSÃO

Preencha os campos necessários na página de emissão de passaporte, como a que está abaixo. Além de dados e documentos, você deve escolher em qual posto da PF irá comparecer para apresentar a documentação.

Como tirar passaporte

4) PAGAMENTO DA GRU

Após o preenchimento de todos os dados, o site irá gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga dentro da data de validade. O valor na data em que este post foi feito é de R$ 257,25.

 

5) AGENDAMENTO

Você só pode fazer o agendamento depois de pagar a GRU gerada após o preenchimento dos campos de emissão de passaporte. Feito isso, agora você deve escolher em qual posto da PF irá comparecer para apresentar a documentação na página “solicitar agendamento”. Basta preencher os dados e escolher dentre os dias e horários disponíveis.

Como tirar passaporte: Passo a passo para fazer o seu

 

6) IDA À POLÍCIA FEDERAL

Compareça ao Departamento da Polícia Federal escolhido por você munido dos documentos necessários originais (veja o item 2), GRU paga e comprovante de solicitação do passaporte. Você não precisa mais levar foto, já que ela será tirada na hora (exceto menores de 3 anos). Em algumas unidades é necessário o agendamento eletrônico da ida ao DPF (consulte aqui), como citado anteriormente.

 

7) ANDAMENTO DO PEDIDO E RETIRADA

É possível consultar o andamento do pedido do seu passaporte pela internet, munido do número de protocolo através deste site. Após a solicitação ser concluída, o passaporte deve ser retirado pessoalmente pelo titular no horário e local indicados. É preciso levar o documento de identidade e assinatura de recibo.

 

EXTRA: PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA

Se você se encaixa nas exigências descritas acima, mas tem urgência do passaporte para uma viagem que não possa aguardar o prazo normal de entrega, pode solicitar o Passaporte de Emergência. Segundo a Polícia Federal, alguns casos que comprovam essa solicitação emergencial são catástrofes naturais, conflitos armados, viagem imediata por motivo de saúde da pessoa ou da família (cônjuge ou parente até segunda grau), proteção de patrimônio, necessidade de trabalho, ajuda humanitária, interesse da Administração Pública ou outro motivo em que o adiamento da viagem cause transtornos.

 

• O QUE PRECISA PARA O PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA?

Além da documentação necessária para o passaporte comum, é preciso levar:

• Foto de rosto 5×7 colorida e recente;
• Documento que comprove a situação emergencial;
• Comprovante de pagamento da taxa para Passaporte de Emergência. Essa GRU será emitida no posto de atendimento.

 

• COMO TIRAR O PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA

• Preencha o mesmo formulário de solicitação do passaporte comum no site;
• Vá ao posto da Polícia Federal mais próximo da sua casa (consulte) com o protocolo de solicitação, documentos que comprovem a situação emergencial e a documentação pessoal exigida. O caso será avaliado pelo funcionário do posto da PF, que, caso aprove o pedido, emitirá a GRU para pagamento da taxa.
• O prazo de emissão do Passaporte de Emergência é de 24 horas.

 

Tem mais dúvidas? Você pode ligar para o número 194 ou acessar a seção Dúvidas Frequentes no site da Polícia Federal.

+ Confira mais dicas para viajar melhor

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

171 Comments

  1. letuza disse:

    Oi,tudo bem? eu vou tirar meu passaporte esse ano, porque vou morar no exterior, mas minha identidade vai vencer esse ano, eu queria saber se eu tenho que esperar a identidade vencer pra poder fazer o passaporte ou posso fazer antes do vencimento? ela vai vencer em dezembro.

  2. Rui Macário disse:

    Olá , meu filho viaja para os EUA em julho. Ainda dá tempo de tirar o passaporte e o visto?

    • Oi Rui, tudo bem?
      O passaporte é mais simples, basta você já dar entrada e escolher o posto da Polícia Federal onde há menor fila. Aqui em SP, na unidade da Lapa, não costuma levar mais de 2 semanas. Já o visto americano, ele agora tem um processo mais rápido, mas teria que ver na hora de fazer o pedido como está a agenda e os prazos.

      Abraços e boa sorte

  3. Luiz Carlos Pereira de Lima Júnior disse:

    Eu estou tirando o passaporte agora em abril , assim que receber ele eu já poderei viajar , quero ir a Portugal e eu posso ir assim que receber o passaporte ?

  4. Jaqueline Alves Silva da Silva disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de tirar o primeiro passaporte, para minha filha (em Setembro ela fará 9 anos), e para mim, sou casada, mas não com o pai dela, que não mora aqui em Curitiba, mora em Foz, mas contato com ele somente pela pensão, poi ele nem fala com minha menina. Nosso “acordo” é apenas verbal, minha dúvida, quais os impedimentos para que eu possa tirar o passaporte dela e podemos realizar nossa tão sonhada viagem para a Itália, lembrando que não é para mudança, mas sim à passeio, pois meu marido já foi e minha menina está louca para conhecer…
    Desde já agradeço…

  5. Stéfany disse:

    Boa noite Rafael! Sabe me informar quais os estados que posso está retirando o passaporte,e se ele é somente entregue presencialmente?

  6. Gabriela disse:

    Oi Rafael,
    Eu acabei de gerar o GRU e não guardei o numero do meu protocolo e assim não consigo gerar o boleto novamente.. Como eu faço pra saber o numero do meu protocolo?

  7. Thiago disse:

    Ola boa tarde Rafael to querendo fazer uma viajem turistica e quero tirar meu passaporte pela 1 vez. Eu tive uma pedido judicial de casaçao de paternidade ano passado. E ja voi resolvido. E sou pai pago pensão. Nao ficou preso a justiça. Mas a expedição ficou nos registro, tipo como se foi feito o pedido. Eu consigo tirar e pegar meu passaporte comun.

  8. Rosana disse:

    Oi. Então, eu preciso fazer o meu passaporte, queria dar entrada logo,mas ainda não casei,vou casar no final do ano,nesse caso eu só posso fazer depois de casada não é? Por causa do meu nome que vai ser alterado certo? Obrigada

  9. Gabrieli disse:

    Olá, tudo bem? Preciso apenas do comprovante de solicitação do passaporte para concorrer a um programa da faculdade. Você sabe dizer se é necessário pagar a GRU para que eles liberem esse comprovante? Ou ele já aparece quando termino a inscrição de emissão no site?

    • Oi Gabrieli, tudo bem?
      Tudo depende de qual comprovante estão te pedindo. Ao solicitar, mesmo antes de pagar a GRU, você já tem um número de protocolo e um documento que talvez sirva para você.

      Abraços

  10. LEONARDO disse:

    Bom dia Rafael, fiz o pagamento do GRU e fui ate a PF para coletar digitais e o restante da documentação. data para entrega do passaporte é 17/01 mas entrei no site da PF e esta com a seguinte informação: Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF.

    O que devo fazer?
    Desde já agradeço por sua atenção.

  11. Ingrid Nogueira disse:

    Olá, Rafael!
    Estou confusa quanto a essa paralisação atual da emissão de passaportes.
    Quero tirar o meu pela primeira vez, e gostaria de saber se a paralisação é total. Significa que não posso nem fazer a solicitação, por enquanto, OU que só vou demorar a recebê-lo?

    Grata desde já!

  12. mari disse:

    olá Rafael

    Estou em processo de renovação do meu passaporte.
    Em 17 de dezembro de 2016,realizei agendamento para janeiro de 2017,na próxima semana.
    Minha dúvida: se consegui fazer o agendamento, é porque realizei o pagamento, não é? Questiono isto, porque não estou localizando o comprovante para levar. Como proceder para identificar o pagamento? Posso ir até a Polícia Federal sem o comprovante e lá questionar ou caso seja necessário, posso lá mesmo pagar, para não perder o agendamento?
    Agradeço sua gentileza de resposta.

    • Oi Mari,
      acho que o fato de você conseguir agendar já comprova que o pagamento foi feito. Mas de todo jeito você irá precisar do número de protocolo para levar, não do pagamento, mas aquela primeira ficha impressa.

      Abraços e boa sorte

  13. polyana rodrigues disse:

    Oi meu e polyana eu queria sim. Poço so ir na. Policia federal e fazer tudo la mesmo

  14. laura disse:

    Olá,
    No estado da minha solicitaçao sai a seguente informaçao “Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF”. Que significa? Tem que mudar iss ra eu ter a certeza de poder fazer o pagamento?

    Obrigada

    • Oi Laura, tudo bem?
      Não, você já pode fazer o pagamento e em seguida ir no agendamento. Único problema é que a emissão de passaporte está meio paralisada por conta de um problema com a Casa da Moeda. Mas você já pode sim procurar por data de agendamento depois de fazer o pagamento.

      Abraços

  15. Gerson Pereira disse:

    Olá Rafael, tudo bem? sou Gerson estou a tentar tira o passaporte europeu mas estou com um problema o nome do meu pai esta errado nos documentos só na reservista que esta certo eu consigo tira

    • Oi Gerson, tudo bem?
      Quando o passaporte é de outro país, você tem que entrar direto em contato com o consulado que está “tocando” o caso. Infelizmente você não disse de que país é.
      Abraços

  16. sandra finatto disse:

    Oi Rafael pretendo viajar para Cancún preciso fazer o visto
    já fiz passaporte , mas não renovei, tenho que fazer um novo.

  17. Eliana de Fátima Ribeiro Batistucci disse:

    Olá, sou deficiente auditiva, é exigido algum documento sobre a deficiência para fazer o passaporte?

  18. Reginaldo disse:

    Ola Rafael
    Gostaria de saber se é possivel ir ao EUA a trabalho?
    Ou se tem muitas exigencias por parte deles?
    Lembrando que sou amputado.def.fisico.
    Tem alguma prioridade?

    • Oi Reginaldo, tudo bem?
      Nesse caso, o processo não tem a ver com passaporte, mas sim com o visto americano. Você terá que tirar um visto específico que autorize seu trabalho no país. Nesse caso tem que fazer o processo com o consulado mais próximo de você.

      Abraços e boa sorte

  19. Cristiane diniz disse:

    Oi gostaria de saber qto vou gastar pra tirar um passaporte…valor integral

  20. Kelly disse:

    Olá Rafael queria fazer uma viajem para a França a trabalho mais não falo francês, queria saber se vou ter muita dificuldade isso é um obstáculo?

  21. joely Oliveira Silva disse:

    Oi Rafa me chamo joely, preciso tirar meu passaporte, e minha identidade é de 2006! Quero saber se dá pra tirar o passaporte!

  22. Thales disse:

    Olá Rafael estou com viagem marcada para Europa Novembro estou com dinheiro para o passaporte mais to com duvida ao preencher.
    Na Parte da situação Militar eu marco Certificado de Dispensa de incorporação aí na Unidade Militar no caso seria isso 02 CSM
    e o Numero é esse que está de vermelho do lado da Série ?
    E sobre o Certidão de nascimento , é obrigatorio preencher ?

    • Oi Thales, tudo bem?
      Sobre a certidão de casamento, a PF indica o seguinte:

      “Se não houve MUDANÇA de NOME, NÃO é necessária a apresentação de Certidão de Casamento, mas é aconselhável que se apresente para comprovar o estado civil. Adicionalmente, outros documentos poderão ser exigidos pela Autoridade Policial.”

      Já o preenchimento do Certificado de Situação Militar:

      “No site, no campo “tipo de documento”, selecionar o documento em poder do cidadão ; no campo “número”, basta informar o RA (Registro de Alistamento) ou, caso não tenha, o número que identifica o documento (com vários algarismos); e no campo “unidade militar”, a Força correspondente.

      Em verdade, alguns documentos que comprovam a situação militar não ostentam RA, então, como exposto, deverá ser inserido o número que identifica o documento. Ao que parece, apenas um documento, qual seja, Carta Patente, não tem número, caso em que não será inserido nada.”

      Abraços

  23. Edna dias disse:

    Oi Rafa Meu Nome é Edna sou mineira e gostaria de te fazer uma pergunta eu quero viajar para o país do Egito mas não sei como fazer pra tirar um passaporte não sei falar outra língua e gostaria de saber de você como faço pra conseguir viajar

  24. Nathália Madeira disse:

    Olá!
    Tenho uma viagem marcada para daqui há 1 mês. Já efetuei o pagamento do GRU. Gostaria de saber quanto tempo leva em média para eu conseguir agendar a minha ida à Polícia Federal. Será que dá tempo? Em menos de 30 dias consigo agendar e ter meu passaporte em mãos? Sou do Rio de Janeiro – capital
    Obrigada.

    • Oi Nathália, tudo bem?
      Então, depende muito. Você tem que ver na hora de agendar qual é a data mais próxima. Ao ir ao posto da PF e perceber que a entrega vai demorar mais que o prazo que você tem, você pode dar entrada num passaporte de emergência.
      Abraços e ótima viagem!

  25. Sidneia paranagua disse:

    Ola rafael o que precisa para tirar um passaporte de emergencia?

  26. Oi Rafael estou querendo ir pro Estados Unidos atrabalho ccomo o faço pra consegui o visto rápido? Obrigado

  27. Karen disse:

    Olá. Realizei a solicitação e paguei a GRU. Quando vou fazer o agendamento não consigo entrar com o numero do protocolo e cpf.Ao fazer a consulta de solicitação aparece a seguinte informação: “Aguardando conferência e coleta de dados na unidade do DPF.” Pode me ajudar?

  28. Patricia Thomaz disse:

    Olá Rafael,
    Estou planejando uma viagem a Argélia e tenho planos lá.Só não sei quanto tempo levaria.Nesse caso,o que tenho que fazer?
    Não tenho data para voltar.
    E esse visto serve para quê?
    Onde tiro o visto para Argélia?
    Obrigada!

  29. Rosana disse:

    Olá Rafael
    Para tirar o passaporte para África?

  30. TANIA BIGONI disse:

    Ola..Fiz todo o processo necessário, paguei a taxa mas nunca fiz o agendamento…Isso aconteceu em 14/11/2013….Gostaria de saber se ainda posso fazer o agendamento ou se já venceu meu processo e preciso fazer novamente e pagar novamente..?
    Obrigada!

    • Oi Tania, tudo bem?
      Então, a taxa até mudou de 2013 pra cá, não sei se você consegue fazer o agendamento agora. Só tentando mesmo, caso ainda tenha o número do protocolo. Se não, o melhor é entrar em contato com a PF.
      Abraços e boa sorte!
      Rafael

  31. Mariane disse:

    Oi! Minha dúvida é a seguinte, quando casei alterei meu nome, mas eu ainda não atualizei minha documentação. O que eu queria saber é se eu consigo tirar o passaporte com meus documentos com nome de solteira(identidade, CPF, título) juntamente com minha certidão de casamento ou se é necessário atualizar essa documentação antes de tirar o passaporte? Obrigada!

  32. Cida Souza disse:

    Ola,
    Rafael, gostaria de saber se é difícil tirar um passaporte para, Bodrum – Turquia, como turista?

  33. Lucas Garnett disse:

    Olá Rafael Carvalho

    Em Março de 2017 eu vou pra um viagem de férias na Noruega, meu passaporte está em andamento mais é o seguinte. sobre o visto de turista, esse assunto é com as embaixadas?

    Obrigado pela atenção

  34. Lene disse:

    Ola gostaria de saber se eu tirar outro passaport vai precisar d antingo q tirei em 88 se ainda vai constar meus dados la ou vai ser como tirar! Outro e meus dados antigos irao sumir?

  35. Paulo Cesar disse:

    Olá, como comprovante de RG e CPF posso utilizar a carteira nacional de habilitação ?
    Obrigado..

  36. Elisangela silva da rocha disse:

    Bom dia tenho uma amiga que mora a mas de vinte ano estados unidos queria muito passear e dificil tira o visto para turista

  37. Kennedy Vinicius disse:

    Olá Rafael Carvalho.
    Poderia me dizer, Qual Eu devo Tirar primeiro, o Passaporte ou o Visto para os Estados Unidos?
    E tambem pode me dizer que com quantos anos é necessário para poder tirar o Passaporte sozinho, sem o comparecimento dos Pais?

  38. francisco cunha disse:

    Oi Rafael me chamo Francisco e gostaria de saber o que pode impedir a retirada do passaporte para a PF?Agradeço desde ja

  39. Lenik disse:

    Desculpas eu quiz dizer 30 dias. Obrigado

  40. Lenik disse:

    Olá Rafael, tudo bem?
    Eu tenho uma dúvida, tirei o passaporte de minha filha e o posto da Polícia Federal me deu o prazo de 330 dias, já faz mas 40 já perdI meu vôo e não sei o que fazer.?

  41. Cristina lima disse:

    Tenho uma viajem pra daqui a dois messes e tenho que tira meu passaposte vai dar tempo??? Demora muito ??

  42. Shantala disse:

    Oi bom dia!
    Meu irmão mora em Londres ha exatamente 10 anos, eu gostaria de ir pra la e ficar definitivamente la, sera que eu preciso de alguma documentação necessária para isso?
    Desde já obrigada.

  43. Rose disse:

    Bom dia Rafael, muito bom ter vc para algumas dúvidas. Peço sua gentileza de me informar quanto a uma viagem que pretendo para Janeiro de 2017. Quero ir à Portugal em férias de janeiro mas nunca viajei e não tenho passaporte, gostaria de saber se tem validade e quanto tempo é válido o passaporte, com quanto tempo de antecedência tenho que tirá-lo, se para ir à Portugal preciso de visto e quando for já tenho que ter data de volta?
    Obrigada pela atenção e aguardo uma resposta sua.

    • Olá Rose tudo bem? O passaporte tem validade de 10 anos e como pode demorar um ou dois meses o agendamento, é bom tirar com uma antecedência de pelo menos uns 3 meses. Ah, para Portugal não precisa de visto não, apenas seguro saúde pra zona do Euro. Se quiser saber do passaporte, basta entrar no blog e digitar na busca “como tirar passaporte”. Abraços, Rafael

  44. Elizete. Gomes disse:

    Oi boa tarde! Meu passaporte vai se vencer agora no dia 29 de junho como eu devo fazer para tira outro tenho q faze um viajem no mês de outubro sera q vai da tempo

    • Oi Elizete, tudo bem?
      Não existe mais renovação do passaporte, você tem que refazer todo o processo e tirar um novo passaporte. Dê uma olhada no site da Polícia Federal e veja as datas disponíveis para o agendamento. Deve dar tempo sim.
      Abraços

  45. Alex disse:

    Quanto custa o passaporte

  46. Hosana Cabral disse:

    Oi bom dia , sou casada com um Português, e gostaria de tirar meu passaporte, pois pretendo ir embora pra Portugal … Gostaria de saber como faço .
    obrigada

  47. Luzia Caliman disse:

    No formulário de preenchimento com os dados pessoais que diz clicar na Aba a mesma não abre o que devo fazer? Pois não consegui preencher!

  48. Luiz Carlos disse:

    Rafael, bom dia.
    Perdí meus documentos mas tenho o CREA de Engenheiro, nele tem o meu RG e CPF é suficiente ou eles me pedirão o RG e o CPF?
    Grato.
    Luiz Carlos

  49. Suzana Rios disse:

    Olá,
    Faz quase três anos que emiti meu primeiro passaporte, ainda com nome de solteira. Ainda não mudei minha documentação para o nome de casada e estou viajando agora no segunde semestre. Preciso fazer um novo passaporte?

  50. Astrid disse:

    Bom dia, rafael

    Gostaria de tirar meu passaporte pela primeira vez quais documentos eles pedem titúlo de
    eleitor tb os documentos de votaçao. mim ajude!
    grata!

    • Oi Astrid, tudo bem?
      É sim preciso do título de eleitor e o comprovante das últimas duas eleições. O link pra lista completa de documentos está no próprio post em que você comentou
      Abraços

  51. Diego Amorim disse:

    To meio enrolado no exercito ,e seguraram la sem minha vontade , msm assim , atrapalha eu fazer o passaporte e viajar pra fora ?

    • Oi Diego, tudo bem?
      Você vai precisar comprovar sua quitação com o serviço militar. Uma das exigências da Polícia Federal é a seguinte: “Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.”
      Abraços

  52. Boa noite ! gostaria de saber qual o procedimento para menor de idade tirar o passaporte…terei uma viajem para africa do sul, e no caso irei com minha mae. qual o procedimento?!

  53. Gisele disse:

    oi tdo bem?
    Gostaria de saber se o passaporte pode ser feito em qualquer momento,ou só quando eu tiver alguma viagem marcada?

  54. Raphaelly disse:

    Olá, boa tarde!

    Gostaria de saber quanto tempo após o pgto da GRU, o agendamento pode ser marcado. Sei que só efetuarei o agendamento, assim que a PF constar o pgto da GRU, porém esse agendamento demora ou pode ser na mesma semana que paguei?

  55. marianorma disse:

    ola rafa tudo bém eu sou evangélica quero tira 1 passaporte

  56. diogo disse:

    Ola tudo bem?
    Me roubaram todos is documents inclusive o passaporte,twnho passagem marcada pra daqui 2 semanas,consigo fazer ooutro passaporte sem os documentos só com o B.O?
    Obrigado

  57. Lucelena disse:

    Como faço para tira um passaporte para ir pra Polônia

  58. ANANIAS disse:

    OLA RAFAEL, TUDO BEM?
    É PRECISO ESTA COM O NOME LIMPO
    PARA TIRA O PASSAPORTE?

  59. NOSSA ! MOBRAL PARA A MAIORIA !

  60. Jayne disse:

    Oie eu gostaria de saber quais os documentos levar para fazer o passaport ?

  61. Eu tenho passaporte italiano precisa visto americano

  62. Olá, gostaria de saber ser demora muito ao entregar o passaporte?

  63. Gisele Santos disse:

    Olá, me chamo Gisele, gostaria de saber se o dinheiro que eu pago quando vou fazer o passaporte ele é reembolsado novamente para mim? desde já agradeço. abraços!

  64. Claudia sousa disse:

    Ola..tenho uma duvida.
    Eu fui barrada na imigracao de londres e eles pegaram minhas digitais e tiraram foto.
    E na hora q cheguei no brasil me entregaram meu passaporte e percebi q eles caribaram meu passaporte e fizeram uma cruz entre o caribo.
    Estou querendo tentar dinovo sera q vai dar poblema por eles terem marcado meu passaporte? Sera q tenho q tira outro?
    Obrigado deus de jah

  65. Normando disse:

    Boa tard!!! Como fasso para conseguir o visto americano… e quais os empedimento??

  66. Paula disse:

    Rafael, boa tarde!

    Me tira uma dúvida!?

    Meu marido foi aos EUA em 2012 com visto de turista, e o prazo era para ele retornar dia 30/01/2013, 6 meses de permanência, mas como ele dependia dos pais acabou voltando junto com eles em 24/04/2013, 84 dias após o permitido.

    Esse ano já fazem 3 anos que ele não foi mais para lá, queremos viajar para Orlando nas minhas férias. Gostaria de saber se vão dar algum problema na imigração, de correr o risco dele não poder entrar.

    Ou se por fazer 3 anos já, não terá mais problemas.

    Att.

  67. Flaviana quirino disse:

    Oi gostaria de Sá como faço para ir pra o Egito tenho que fazer passaporte é o que?

  68. Renata disse:

    Olá Rafael,
    Nossa, meu Deus… quantas perguntas idiotas aqui pra você em… Li o seu texto porque estava
    com duvidas, pois quero tirar meu passaporte pra viajar ano que vem ainda, mas é que estava preocupada com o tempo, pois imagino que demore pra ficar pronto, porém o seu texto é bem informativo. “PARABENS” pela paciência que tem de responder a certas perguntas que você RESPONDEU no texto, que bastava as pessoas prestarem atenção ao ler… Affss’

    Abraços!

  69. priscilla disse:

    ola bom dia, estou tirando pela primeira vez meu passaporte e vi no site que o valor da taxa sera 156,00, só que quando eu fiz minha inscrição o valor foi de 257,25 é normal?

  70. João Paulo disse:

    Ola Rafael, qual a validade de um passaporte ?

  71. Socorro moreira disse:

    Oi depois que tirar o passaporte ond eu levo para dar o visto.

  72. silvia maria gonzales disse:

    oi eu estou querendo tira meu primeiro passaporte mai eu nao sei como e que funciona

  73. david disse:

    ola tudo bem. eu e minha esposa vamos a primeira vez para o japao somos casados a 1 ano ja e sou da 2g de japones, gostaria de saber qt tempo leva pra sair a documentaçao sendo passaportes e vistos permanentes? e quais lugares posso tirar o visto e o passaporte? vlww obrigado.

  74. ricardo disse:

    ola vou pegar ferias em março e nao tenho passaporte e nem visto gostaria de visitar nova iorque e demorado o processo de visto??

    • Oi Ricardo, o passaporte você até pode tentar um de emergência na PF, já o visto vai depender do Consulado Americano. Como está em cima da data, você precisa consultar como está o agendamento para o visto e, caso ache necessário, tentar agilizar com um despachante.
      Abraços

  75. Aparecida de Fátima Santos da Costa disse:

    Boa noite,paguei o GRU NO DIA 12/01/2016,QUANDO POSSO MARCAR NA POLICIA FEDERAL?
    E outra dúvida,tenho o nome no spc,meu visto pode ser negado,por meu nome está negativado?
    Eu gostaria muito de ir com a minha cunhada no dia 21/01 mas não sei se vai dar tempo e se o mesmo vai ser aprovado.
    Desde já agradeço se puder me dá uma orientação.
    Grata Aparecida de Fátima

  76. valdirene disse:

    me ajuda pretendo me emancipado , poderia tirar meu passaporte sem nem um problema

  77. DEFAVERI disse:

    TEM QUE SABER FALA FRUENTEMENTE A OUTRA LÍNGUA.

  78. Deivid disse:

    Boa noite estou pensando em ir para Aruba no no ano que vem precisão de passaporte

  79. eliete disse:

    Tenho 4 filhos com meu marido somos6 tenho que pagar agru de todos

  80. Renata disse:

    Boa tarde!
    Farei minha primeira viagem para outro País.
    E provavelmente me casarei assim que chegar no caso em Portugal, porém não sou divorciada, apenas separada consensualmente. Posso emitir passaporte nessa situação e me casar lá em Portugal?

  81. Jairo Menezes disse:

    Ola boa tarde! queria de uma informação sobre passaporte. Posso tira meu passaporte hoje e viaja só no fim do ano que vem?

  82. ronaldo martins de oliveira disse:

    oi quero fazer minha orimeira viagem pra argentina no futuro proximo, a pergnta e pra ir pra argentina tenho q ter um passaporte pra entrar n argentina obrigado

  83. marta dos santos disse:

    quantos tempo leva para ficar pronto o pasaporte?

  84. Karla disse:

    Ola boa noite vou viajar pela primeira vez e não sei como fazer tenho uma filha de 3 anos ela tem que esta com o cpf tbm ou apenas o certidão de nascimento basta. Gostaria de saber qual o meu primeiro passo pra tirar o passaporte???
    Grata

  85. Antonio disse:

    Boa tarde. A assinatura do passaporte pode ser rubricada ou deve ser igual do RG? Outra dúvida, a RG deve ter menos de 10 anos de expedição? Grato!

  86. Adriana ribeiro disse:

    Eu perdi o meu passaporte,como faço pra tira outro?

    • essemundoenosso disse:

      Bom dia, Adriana!
      Segue a orientação da PF:

      Extravio / Furto / Roubo / Conservação
      O Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996, determina:

      "Art. 2º Passaporte é o documento de identificação, de propriedade da União, exigível de todos os que pretendam realizar viagem internacional, salvo nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais.

      Art. 33. É dever do titular comunicar imediatamente, à autoridade expedidora mais próxima, a ocorrência de perda, extravio, furto, roubo, adulteração, inutilização, destruição total ou parcial do documento de viagem, bem como sua recuperação, quando for o caso."

      Nas situações acima elencadas o titular do passaporte deverá comparecer a unidade do DPF munido de documento de identidade e preencher o formulário "Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem".

      Abraços

  87. meyre gurgel disse:

    para receber o passaporte só pode o titular?

    • Oi Meyre, tudo bem?
      Consultei a informação no site da Polícia Federal e segue a resposta:

      O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *