30 dicas e informações úteis para você viajar para a Turquia

Depois de diversos relatos, montamos um manual para facilitar seu planejamento na hora de viajar para a Turquia. Este é um miniguia com diversas informações para esclarecer suas dúvidas e evitar que você caia em roubadas. Se tiver alguma questão, não deixe de nos perguntar. Mesmo se não soubermos a resposta, iremos atrás… agora é só arrumar as malas!

+ Está lembrando do Seguro Viagem? Faça cotação e ache o melhor preço

+ Visite o guia completo da Turquia

A República da Turquia é um grande país de quase 800 mil km² localizado na Eurásia, no encontro da Europa com a Ásia. Faz fronteira com Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Irã, Azerbaijão, Iraque e Síria, e é banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu, Negro e de Mármara.

A principal metrópole é Istambul e a segunda, a capital, é Ancara. Sua população é de 75 milhões habitantes, a maioria muçulmanos (97%), embora seja um país laico, sem religião oficial. Desde 2002, a Turquia, que adota o parlamentarismo, é governada pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdoğan. Sua economia é uma das principais do planeta, com o 17º maior PIB do mundo.

Viajar para a Turquia - Mesquita Azul - Istambul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

DICAS PARA VIAJAR PARA A TURQUIA

1) COMO CHEGAR

A principal porta de entrada do país é Istambul, que possui o maior aeroporto e é destino da maioria dos voos internacionais. A Turkish Airlines tem voos diretos para o Brasil, mas é possível fazer conexões por diversas outras companhias na Europa.

+ Como ir do aeroporto ao centro de Istambul

Aeroporto de Istambul - Terminal Internacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

2) IMIGRAÇÃO

Brasileiros não necessitam de visto para visitar a Turquia por até 90 dias, apenas de passaporte válido (é sugerido ao menos 6 meses) e não é cobrada nenhuma taxa e nem são exigidas vacinas. Logo no desembarque internacional, você verá placas sinalizando países que necessitam ou não de visto. Se você chega por terra, pode haver problemas por falta de informação da imigração sobre a não necessidade de vistos. Portanto, procure levar todos os documentos e, se possível, uma cópia dessa informação retirada do site da embaixada ou do consulado (em inglês ou turco).

 

3) DINHEIRO

A moeda da Turquia é a Lira Turca, que tem como símbolo TL. Na época data desse post, 1,92TL era equivalente a US$1. Embora dólar e Euro sejam bem aceitos, vale ter a moeda local para compras em lugares menos turísticos e para evitar conversões desfavoráveis. Caixas eletrônicos estão espalhados por todas as cidades e cartões de créditos são aceitos em praticamente todos os locais turísticos.

 

4) IDIOMA

A língua oficial é o turco, que utiliza o alfabeto latino. Até 1928, era utilizado o alfabeto árabe (se me permitem: “com aqueles desenhinhos”). O inglês é super bem aceito e falado nos mais diversos locais.

 

5) RELIGIÃO

Embora a maioria da população seja muçulmana, você vai perceber que a prática do Islamismo na Turquia é bastante peculiar. Eles conseguiram adaptar a religião aos tempos modernos e as demais religiões são respeitadas. A burca, que cobre todo o corpo e o rosto das mulheres, foi proibida por lei, mesmo que não seja difícil encontrar algumas usando a vestimenta nas ruas. Normalmente elas são de outros países vizinhos. Já o “xador”, que é uma roupa totalmente preta, mas que deixa o rosto à mostra, é usado em alguns casos como tradição familiar. A maioria das mulheres do país vestem roupas modernas, mas o uso de lenço sobre a cabeça é comum. Em visitas a mesquitas, turistas também devem usá-los além de cobrir os ombros. Na maioria das vezes, os lenços são emprestados às visitantes nesses próprios locais. A poligamia também é proibida, mulheres têm autonomia e bebidas alcoólicas são vendidas por todos os lados.

 

6) OS TURCOS

Os turcos são famosos por serem hospitaleiros e amigáveis. Eles adoram os brasileiros (futebol, claro) e não têm a mínima vergonha de perguntar tudo sobre sua vida. Você vai notar que até mesmo os garçons se sentam na sua mesa e fazem uma maratona de perguntas, entre elas “Por que você ainda é solteiro(a)?”, “Quanto você ganha?”, “Não quer me vender seu celular?”…

Viajar para a Turquia - Üsküdar, Istambul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

7) VIOLÊNCIA

A Turquia é um dos países mais seguros da Europa. Não confunda os conflitos no Oriente Médio com o país. Mesmo assim, protestos são bastante comuns, então tente evitar as regiões onde eles estão acontecendo.

 

8) CUIDADOS

Você se sentirá mais seguro nas ruas das grandes cidades turcas que no Brasil, mesmo durante à noite. Mas é bom ficar atento, principalmente homens que viajam sozinhos, a golpes. Não dê papo para simpáticas pessoas que o abordem nas ruas ou o convidem para tomar um raki, bebida típica do país, ou uma cerveja. Pode ser uma maneira de ser forçado a dar dinheiro sobre pressão ou até mesmo ameça física.

 

9) FUSO HORÁRIO

A Turquia adota o Horário do Leste Europeu (GMT+2), ou seja, 2 horas a frente do Horário de Greenwich (Greenwich Mean Time). Em relação ao Brasil, são 5 horas a mais. Por exemplo, se no Rio de Janeiro são 12h, em Istambul são 19h. Vale lembrar que entre março e outubro o país adota o Horário de Verão e adianta os relógios em 1h. Nesse caso, a Turquia fica 6h à frente do horário de Brasília.

 

10) TRANSPORTE

Por ser um país grande, a melhor forma de percorrê-lo é de transporte coletivo, seja de ônibus, barco, trem ou avião. Os ônibus são confortáveis, muitas vezes com serviço de bordo e até mesmo entretenimento pessoal. As principais companhias são: Kâmil KoçMetro TurizmUlusoy e Varan Turizm.

A principal companhia área é a Turkish Airlines, mas existem várias outras, inclusive low-costs. Se você viaja a partir de Istambul, fique atento ao aeroporto de partida, já que as empresas mais baratas saem de Sabiha Gokcen, mais distante (saiba mais). Outras companhias aéreas que servem o país são Pegasus Airlines, Anadolu Jet, Sun Express Airlines, Atlasjet e Onur Air.

Viajar para a Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

11) DIRIGIR

Muitos brasileiros alugam carros para percorrer o país com mais liberdade, cruzar as montanhas do litoral do Mar Egeu e Mediterrâneo e chegar à Capadócia. A CNH constuma ser aceita, mas se você tiver uma Habilitação Internacional pode evitar maiores dores de cabeça. A “mão” é como no Brasil, dirige-se pela direita.

 

12) COMUNICAÇÃO

Internet Wi-Fi está disponível por todos os lados. Embora normalmente seja fechada, basta pedir a senha ao dono do estabelecimento que ele lhe dará sem problema algum. Os SIM Card (chips) para telefones celulares também são populares e baratos, inclusive com planos pré-pagos para uso de voz ou dados. As principais companhias telefônicas são a Turkcell e Vodafone.

+ Veja como usar seu smartphone no exterior

 

13) PROIBIÇÕES

É ilegal sair do país com qualquer tipo de antiguidade, portanto evite comprar objetos duvidosos em sítios arqueológicos. Lojas de tapetes normalmente emitem um documento provando que aquele produto não é uma antiguidade. O uso de drogas também é proibido e punido com prisão. Menores de 18 anos não podem beber ou dirigir. Turistas não devem andar sem ao menos uma cópia do passaporte.

 

14) BEBIDAS ALCOÓLICAS

Embora muçulmanos, os turcos adoram beber o tradicional “raki”, uma aguardente de anis que normalmente é misturada com água gelada. Portanto, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas de todos os tipos são práticas comuns. Beber nas ruas é proibido, mas não é difícil encontrar algum turista com uma cerveja na mão.

Cerveja Efes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

15) FUMO

Os turcos fumam muito e em todos os lugares. Mesmo em lugares fechados, como restaurantes, é comum receber uma “baforada” no rosto. Os cigarros, vendidos principalmente em lojas de conveniência, são mais caros que no Brasil. O narguilé também faz parte do cotidiano de bares e restaurantes.

 

16) COMIDA

A cozinha turca é deliciosa e os pratos variam muito de acordo com a região em que você está. Os kebaps estão espalhados por todo país, assim como o costume de tomar o çay, o chá turco. As mezes são aperitivos servidos em bares/restaurantes ou em casas turcas. São parecidos com os nossos acepipes e feitos para beliscar. Em um post específico falamos sobre as diversas opções da culinária local.

Viajar para a Turquia - Comida Típica (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

17) TOMADAS

Tomada na Turquia (Foto: http://www.110220volts.ca)

As tomadas mais comuns são as com dois pinos redondos comuns no Brasil, mas com soquetes para que os plugs sejam encaixados. Você não deve enfrentar dificuldades se seus aparelhos eletrônicos usam os pinos redondos. Nos demais casos, use um adaptador, de preferência universal. A voltagem é de 220 volts e 50Hz.

 

 

18) BANHEIROS

Os banheiros que foram batizados como “turcos” pelo mundo afora agora são raridade no país, mas ainda encontrados em locais públicos. São nada mais que um buraco no chão com espaço para você colocar os dois pés e fazer suas necessidades. Hoje em dia, em bares, restaurantes e hotéis, usam os mesmos vasos sanitários que estamos acostumados.

 

19) HOMOSSEXUALIDADE

O homossexualismo é legal na Turquia, mas demonstrações em público, como no Brasil, ainda são motivo de muito preconceito e, em alguns casos, de violência física. As grandes cidades têm bares e boates voltados para o público GLS.

 

20) SAÚDE

Assim como para qualquer país, é recomendável viajar para a Turquia com um seguro-saúde. Existem centros médicos de ótima qualidade, mas que também podem cobrar caro pelo tratamento. Em um relato no Diário Radical, a Monique dá seu relato de como foi usar o seguro no país. Casos mais comuns de doenças são intoxicação alimentar ou diarreia, portanto evite tomar água que não seja mineral.

 

21) GORJETAS

Garçons esperam que você dê gorjetas nos restaurantes e bares. Elas variam entre 10% e 15%.

 

22) CLIMA

O verão (quando é inverno no Brasil) é muito quente e pouco chuvoso. Já o inverno (quando é verão por aqui) é gelado e chuvoso, inclusive com neve em diversas regiões.

 

23) TERREMOTOS

O país está em uma zona ativa de terremotos, assim como o México ou a Califórnia, nos Estados Unidos. Relatos de tremores de terra, inclusive fortes, são comuns.

 

24) RAMADÃ

O Ramadã é o mês no qual os muçulmanos praticam o jejum anual, previsto no Alcorão, o livro sagrado dos Islâmicos. A data não é celebrada todos os anos na mesma época, já que varia de acordo com o calendário islâmico. O jejum vai do nascer ao pôr-do-sol e serve também para relações sexuais e tudo que vai contra a moral. Devido a esses dias, é comum, principalmente em menores cidades, que os restaurantes fiquem fechados durante o dia. Se você está em dúvida se deve ou não visitar o país durante essa época, vale dar uma lida no relato de uma brasileira que vive lá. Vale também consultar o calendário para os próximos anos.

 

25) VIAGEM COM CRIANÇAS

A Turquia é um destino amigável para viagens com crianças. Os principais destinos com atrações para os pequenos são Istambul, Capadócia e Bodrum, no litoral do Mar Egeu.

 

26) PREÇOS

A Turquia já foi um país barato, mas o crescimento da economia e o fato de ser um dos lugares mais visitados do mundo, acabou inflacionando os preços, principalmente durante a alta estação (primavera e verão). Mas no geral os preços são similares com os praticados no Brasil.

 

27) PRINCIPAIS PRODUTOS LOCAIS PARA COMPRAR

– Os tapetes são talvez o produto artesanal mais conhecido da Turquia. Os preços podem ser extremamente altos, dependendo da qualidade;
– As cerâmicas e produtos de olaria, feitos principalmente em Avanos, são pintados a mão com motivos otomanos;
Narguilés;
Lustres de vitrais de mosaico;
– Artigos de couro da região de Malatya;
Instrumentos musicais títpicos;
– Muitos temperos e doces típicos.

Viajar para a Turquia - Bazar de Especiarias - Istambul (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

28) HORÁRIO COMERCIAL

Bancos, correios e principais repartições públicas funcionam das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Já as lojas costumam ficar abertas das 9h às 18h, com exceções nas áreas mais turísticas.

 

29) EMBAIXADA E CONSULADO DO BRASIL

Embaixada do Brasil em Ancara
Ilkadim Sokak Nº 1 – Gaziosmanpasa – 06700 – Ankara
Tel: (90-312) 448 18 40
ancara.itamaraty.gov.br

Consulado Brasileiro em Istambul
Askeroğacı Caddesi, 6 – Süzer Plaza 4ºandar – Elmadağ, Şişli – Istambul
Telefone: (0212) 252-0013
istambul.itamaraty.gov.br

 

30) TELEFONES ÚTEIS

Emergências de saúde: 110
Polícia: 155
Bombeiros: 110
Resgate: 112
Polícia turística: (0212) 527 45 03
Informações turísticas: 170

+ Confira todas os post’s para se planejar e viajar para a Turquia 

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

155 Comments

  1. marcio disse:

    Bom dia!
    Parabéns pelas informações, são: precisas, detalhadas e simples.

    Uma dúvida, o aeroporto de Ataturk fica aberto de madrugada? Preciso fazer conexão e passar a noite toda lá. Têm chuveiros para tomar banho?

    Ou alguém sabe de um lugar perto do aeroporto para ficar a noite, tipo hostel?

  2. raphael sampaio disse:

    Mais uma vez, excelente postagem! Pena que ainda não tem nada escrito sobre a Romênia, Bulgária e Sérvia. Teria algum site pra indicar com informações de marinheiro experiente, como as suas. Obrigado.

  3. Luciana disse:

    Olá Rafael
    Parabéns pelo seu site. Muito útil.
    Gostaria apenas de confirmar:
    Sairei de Paris com destino a São Paulo e terei uma parada em Istambul que me permitirá conhecer a cidade no período da tarde e pegar o voo no próximo dia as 09:30 da manhã.
    Sendo assim, quando eu aterrizar em Istambul, posso sair normalmente do aeroporto e me hospedar em um hotel?
    Não preciso de visto correto?
    Por ser conexão, as malas irão diretamente ao destino final?
    Obrigada pela ajuda.

    • Oi Luciana, tudo bem?
      Muito obrigado!
      Isso mesmo, a Turquia não exige visto de brasileiros a turismo, você fará a imigração normalmente. Lembre-se de chegar com antecedência antes do outro voo porque você irá fazer a imigração novamente.

      Se você comprou as passagens todas juntas (creio que pela Turkish, certo?) sua mala deverá seguir diretamente até SP. Ou seja, vale levar uma troca de roupa na mala de mão.

      Abraços e ótima viagem

  4. Caio Fernando Lima disse:

    Olá pessoal! Estou indo pra Turquia em Setembro! Como é o país nesta época!? Viajo sozinho, e farei um roteiro pelas principais cidades até chegar a Travessia para Grécia onde continuarei minha viagem até a Holanda. Irei por excursão. Mais teremos horários livres! O fazer neles? As baladas a noite são tranquilas? Outra coisa. Quanto a andar apenas com cópia do passaporte durante a noite. Como se procede? É aconselhável mesmo? Muitas perguntas em um só comentário rsrs Alguma alma de Deus dispostas a me ajudar ?
    Wtsp +55 81 9 99384340. Obrigadoooo

  5. Burak disse:

    Oi Gente ! ;

    Sou Burak (28) Guia turistico licenciado pelo ministro Cultural na Turquia,Falo portugues ,espanol e ingles . Moro na Capadocia. Se for Precisar eu posso atender voces com todo prazer, faço roteiros nos pontos turisticos em todas as cidades. em qualquer coisa podem entrar em contato comigo.
    Um Abraço

    burakekici123@gmail.com
    +905549976427

  6. Elica disse:

    Conhece algum guia turístico de confiança ?

  7. mateus morais disse:

    oi estou quase indo morar em ancara quando eu chegar em istambul farei conexão la devo apresentar a carta de visita do pais la??

    • Oi Mateus, tudo bem?
      Infelizmente só conhecemos o processo para turismo e brasileiros não precisam de visto. Já sobre morar, o ideal é você verificar com o consulado turco todos os documentos necessários.
      Abraços

  8. RAPHAEL MARQUES disse:

    Quanto eu gasto +/- 1 semana ou 3 dias? na turquia

    • Oi Raphael, tudo bem?
      Infelizmente essa é uma pergunta super difícil de responder, porque tem inúmeras variáveis. A Turquia é um país normalmente mais barato que muitos da Europa. Eu achei o custo bem parecido com o do Brasil. Então dá pra você pensar mais ou menos quanto gastaria por aqui passeando nesse mesmo tempo.

      Abraços

  9. Loise Neves disse:

    Olá, Rafael!
    Tudo bem?
    Pretendo ir para Malta, porém haverá troca de avião em Istambul. Preciso saber quais alimentos eles permitem levar na mala.

  10. fernanda disse:

    oi viu com um grupo da igreja inclui guia ..srra no dia 15 de marco vamos visitar as 7 igreja da asia como estara o tempo por ai e vc sabe se esse passeio vale a pena

  11. fabiana disse:

    olá Rafel, existe alguma restrição em relação à quantidade de dinheiro (euro) para entrar na Turquia? Como o IOF está muito caro queria levar mais em espécie…aguardo seu retorno! obrigada!

  12. Dyéssica Costa disse:

    Quanto tempo é gasto de viagem de Belo horizonte MG a Istambul?

    • Olá, tudo bem? Não há voos diretos entre BH e Istambul. Tudo depende dos voos que você escolherá. Sugiro que entre num site de busca de passagens (como Decolar ou Skyscanner) e olhe as possibilidades de voos a partir daí e a duração de cada um deles.
      Abraços

  13. Valéria disse:

    Oi Rafael! Eu pretendo ir à Turquia no próximo ano,na baixa temporada e conhecer especificamente Ankara
    Gostaria de saber qual é o período de baixa temporada e se é inverno nessa época
    Grata e abraços

    • Oi Valéria, tudo bem?
      A alta temporada segue o mesmo calendário europeu, normalmente entre junho e agosto. Eu fui em maio e era baixa temporada. Sobre o frio, evite por exemplo os meses entre novembro e março, que é quando é mais frio.
      Abraços

  14. socorro araujo dias disse:

    oi Rafael eu quero viaja para turquia! em julho vai ta muito frio?

  15. Cleo disse:

    Olá sou Cleo ! Gostaria de tirar uma dúvida , estou viajado para Turquia dentro de uns dias , e vou do Brasil pra Portugal e depois pego um vôo pra Istambul , quero saber quais documentos além do passaporte devo levar , já que vou entrar na Europa por Portugal , estou indo pra visitar meu namorado, ele vai me enviar uma carta convite , tem outros documentos que preciso ?
    Desde já agradeço !

  16. Mauro Ramos disse:

    Estou com viagem marcada para Istambul no dia 19 de maio com retorno no dia 26. Sempre desejei conhecer a turquia mas não tenho qualquer informação do Pais ou da Cidade. Pode me ajudar ?

  17. Zeza Lima disse:

    Amei! Gostei de todas as informações, obrigado

  18. MARILENE OLIVEIRA disse:

    Olá Rafael. pretendo passar um período em Istambul de no mínimo 03 meses, mas não quero ficar em hotel, quero alugar um apartamento, não precisa ser em área turística, que sei que é mais cara, gostaria de saber qual o bairro mais tranquilo, para uma mulher que vai ficar sozinha lá, qual o local mais seguro, e como faço para alugar, imóvel na Turquia.

  19. visaclick disse:

    Para a sua rápida aprovação do seu visto de EUA, França e Alemanha, chegar-me através (visaclick900@gmail.com)

  20. Luiz Marcelino disse:

    Rafael , muito interessante suas dicas, já planejei por duas vezes ir a Turquia, mas por razões particulares desisti. Agora planejo uma nova viagem para setembro junto com minha esposa, pretendemos fazer o circuito básico, como também algumas cidades no leste as Ruínas de Ani e Nemrut Dagi. Sempre viajamos com Lonely Planet , mas caso hajam outras dicas são sempre importantes e bem vindas.
    Obrigado Luiz

  21. fernanda disse:

    Oi Rafael! Parabéns pelo post! Ótimas dicas e orientações, muito esclarecedoras mesmo! Estou pretendendo ir com minha mãe em Abril para Istambul,para ficarmos aproximadamente 14 dias. Vamos por conta própria, sem nenhuma agência de turismo. Mas gostaria de conhecer outros lugares também, como Ancara, Izmir e Capadócia, e para isso estou pensando em alugar um carro. Será que dá para fazer esse roteiro de carro? É muito difícil dirigir lá? Gostaria de uma orientação porque vamos só nós duas, e apesar de eu falar bem inglês, não quero passar dificuldades lá! Qual a melhor forma de conhecer esses locais, estando hospedada em Istambul? Desde já agradeço, e mais uma vez parabéns!

  22. Ariadne Yukie disse:

    Ola, eu adoro o blog!Muito obrigada! vou para istanbul no fim do mes.. Mas não consigo achar a informacao de documentos de entrada . não acho a a cópia dessa informação retirada do site da embaixada ou do consulado 🙁

    • Oi Ariadne, muito obrigado mesmo!
      A Turquia tem um acordo bilateral com o Brasil e não exige visto para viagens a turismo, apenas passaporte com validade de pelo menos 6 meses. Dessa forma, é possível passar 90 dias no país como turismo.
      Abraços e ótima viagem!

      • Lia disse:

        Boa tarde Rafael como vai? Tudo bem? Estarei em Istambul em Janeiro de 2016, faremos uma viagem de mulheres Rsrs , temos uma amiga que reside em Curdistão , mesmo sendo brasileira e com passaporte brasileiro eu conseguia viajar de avião Istambul até Curdistão? Pretendo ficar apenas dois dias em Curdistão e depois retornar a Istambul.

        • Oi Lia, tudo bem?
          Desculpe, mas não sei informá-la muito bem sobre a região do Curdistão. Mas pelo que dei uma pesquisada rápida, se você ficar apenas no território turco, não precisará de nada além do passaporte, que já será carimbado em Istambul. Mas sugiro que entre em contato com o consulado ou embaixada da Turquia no Brasil pra tirar todas as dúvidas.
          Abraços e ótima viagem!

  23. Angélica disse:

    Olá.
    O seu post foi realmente completo e maravilhoso. Há um bom tempo venho procurando blogs de pessoas que moram na Turquia pois eu realmente tenho um grande interesse e apreço por esse país, mas gostaria de saber se você poderia me esclarecer algo em relação ha profissões do local. O que seria mais fácil para uma brasileira em relação há isso na turquia??
    Abraços e parabéns.

  24. kayro disse:

    ola rafael demais seu post! se puder me esclareca uma duvida ,estive em istambul entre 25 ate 12 de novembro estive fazendo uma cobertura sobre a eleicao , minha chegada e saida foram tranquilas a não ser um pequeno desconforto q tive com a policia suica , mais foi muito bom e cansativo devido o meu trabalho ,gostei muito fiz varios amigos ….. minha duvida é a seguinte ,eu teria algum problema em voltar por exemplo outra semana somente pra passear ,ja q estive recentemente là,pergunto se posso ser impedido de entrar la, ou no pais q farei transito podem nao deixar eu entrar e queiram que eu volte coisas do tipo ?e se existe algumas ou normas por favor me esclareça.
    caso possa me esclarecer essa duvida de antemao agradeço!

  25. eley rocha disse:

    ola Rafael me chamo eliene parabens pela materia eu a considero e suma importancia principalmente para quem vai está fazendo sua primeira viagem a Turquia que é o meu caso.Gostaria que voce se pudesse me indicasse um(a) guia turistico na turquia de preferencia que fale ou entenda o portugues para que ele(a) pudesse me orientar como comprar passagens escolha de hoteis. um dia desses eu estava dando uma olhada em um blog que tinha uma pessoa que fazia exatamente assim na turquia mas nao consigo mais localiza-lo(a) sera que voce poderia me indicar alguem? aguardo sua resposta.ese ja obrigado

  26. Daniele disse:

    Olá! Belo post!!! Tenho uma amiga que mora em Esmirna, penso em visitá-la um dia, mas também em conhecer as cidades turísticas mencionadas aqui. Pra ir a Esmirna, vc aconselha alugar carro? É tranquilo pra uma mulher sozinha? Vc teria alguma recomendação sobre esse local? Um abraço.

    • Daniele disse:

      Obs.: obviamente pedirei dicas a ela, mas como se trata de alguém que nasceu lá, domina a língua local (eu só falo inglês) e não vai cruzar essas cidades como turista, sinto que preciso de diferentes olhares pra ajudar na viagem. Obrigada se puder ajudar!!

  27. Hércules Corrêa disse:

    Olá, pessoal. Sou de Belo Horizonte, 50 anos, professor universitário. Vou visitar Istambul de 19 a 27 de outubro. Estarei sozinho, hospedado no apartamento de um turco, pelo site AIRBNB. Se algum brasileiro ou brasileira quiser companhia para passeios, entre em contato comigo. herculest@uol.com.br

  28. MARCO COUTO disse:

    Irei à Turquia no final de outubro e ficarei por 11 dias, em uma excursão que inclui Istambul, Ankara, Capadócia, Izmir e outros locais mais turísticos. Estou apreensivo por causa dos conflitos na fronteira e as possíveis consequências disso nas cidades maiores. Devo me preocupar? Que cuidados devo tomar?

    • Oi Marco, tudo bem?
      Na teoria você não precisa se preocupar muito. A região que você vai visitar está muito distante da fronteira com a Síria, que fica do outro lado do país. Sei que Istambul já sofreu alguns atentados nos últimos meses, mas são coisas muito isoladas. O turismo ali continua de vento em popa.
      Abraços e ótima viagem!

    • Tatiane disse:

      Bacana também irei nessa época um amigo mora lá e falou que tudo é bem acessível

  29. Farley frossard disse:

    Olá Rafael , acabei de chegar de Istambul e seu post está corretíssimo , parabéns ,

  30. Vania Maria disse:

    Rafael. Bom dia!
    Vc acha perigoso ir para a Turquia em Setembro agora? Seriam 2 mulheres.
    Grata! Parabéns pelo Post

    • Oi Vania, tudo bem?
      Não acho perigoso não, a Turquia é um dos países mais visitados do mundo e, nas principais cidades, mulheres não terão nenhum problema. Há um pequeno conflito com os curdos na região da fronteira com a Síria, mas fica beeeemmm longe de Istambul ou da Capadócia, por exemplo. Claro que até mesmo Istambul tem sofrido com algumas ocorrências isoladas, mas eu continuo sim indicando.

      Abraços e ótima viagem!

  31. Luiza disse:

    olá, sabe me dizer como os turcos reagem com mulheres transsexuais? mesma situação q o Brasil?

    parabéns pelo incrível post. =D

    • Oi Luiza, tudo bem?
      Obrigado pela visita. Infelizmente não tenho conhecimento sobre o tema. Mas os turcos, apesar de muçulmanos, vivem em um país laico e, principalmente nas grandes cidades, dão muita liberdade aos moradores e visitantes.
      Abraços

  32. carolborbanaweb disse:

    Oi Rafael!
    Super completo seu post! Adorei!
    Estou escrevendo sobre a minha experiência na Turquia, lá no meu bloguinho! 🙂 Se for útil para alguém, deixo aqui o endereço: http://www.carolnaweb.com .
    Abraços,
    Carol

  33. Izabella Felicissimo disse:

    Olá Rafael – Estaremos indo para a Turquia um grupo de 3 casais. Gostariamos de acrescentar a Istambul e Capadócia, uma visita a Pamukkale. Compensa? O que vc aconselharia como básico em numero de dias em cada lugar e meio de transporte entre eles. Obrigada pela ajuda. Suas dicas são D+. Abs. Izabella

  34. Jaqueline disse:

    Olá Rafael. Parabéns pela material, esclareceu muitas. Eu vou viajar para Londres, vou ficar 3 semanas e gostaria de ficar uma semana na Turquia, como eu consigo chegar por terra na Turquia saindo de Londres? É melhor por terra ou avião?

  35. Ana disse:

    Oi Rafael tudo bem? Estou querendo ir a Turquia em Julho e gostaria de ir de Bodrum para Grécia.Posso ir para qualquer ilha que queira por exemplo, Creta por onde comecaria a viagem lá ou tenho que entrar por Kos?
    Outra questão é se você acha que é imperdivel visitar Ankara.
    Abs., Ana

  36. Paty disse:

    Ola,
    gostaria de saber se é facil encontrar casas de cambio em Istambul e se elas são seguras.
    Estarei saindo da França e minha duvida é se faço o cambio na França ou deixo para fazer quando chegar la.
    Obrigada!

  37. Olá! Sou Sibel Simone Karaatli! Brasileira e consultora de viagens profissional proprietária da agência KLEOS Tourism & Travel.
    Minha agência desenvolve itinerários personalizados e focados na interação cultural, com roteiros que realmente oferecem as melhores experiências aos clientes brasileiros a preços justos. Atendemos 24 horas por dia, 7 dias na semana para que você possa entrar em contato direto comigo e tenha suas dúvidas respondidas com rapidez!
    Turquia é o seu próximo destino?! Conte conosco! Teremos prazer em te ajudar, seja informando ou realizando sua melhor viagem!
    Instagram: @kleoscapadocia / Cel: +90 549 861 0050
    Fanpage: http://www.facebook.com/pages/KLEOS-Tourism-Travel-Capad... http://www.kleostourism.com
    info@kleostourism.com

  38. Cristina disse:

    Rafael tudo bem?
    Estou indo para Turquia nesse fim de semana,chego lá 01 março a noite e retorno 10 de manhã vou passar apenas 8 noites,gostaria de saber se 2 dias na Capadócia é suficiente e o restante deixar para conhecer Istambul.Descartei Pamukkale pois dizem que em Março o fluxo de água lá é bem baixo e não tem a beleza do meio do ano.É minha primeira vez lá,e na hora que planejei a viagem não sabia que a Turquia tinha tanta beleza e lugares para conhecer,então agora tenho que conhecer o que dá em poucos dias e de forma econômica…Vou apenas com uma mochila para poder me locomover mais fácil e queria saber se você recomenda viagem de ônibus como forma mais econômica ou é melhor de avião.Estava pensando em viajar a noite de ônibus e chegar no destino logo de manhã,isso iria economizar até em hospedagem já que não estaria em hostel e sim viajando.Vale a pena? O que você sugere nesses 8 dias na Turquia.Qualquer ajuda,dica será de grande ajuda ! Desde já agradeço muitoo.

    • Rafael disse:

      Oi Cristina tudo bem? Dois dias não são o ideal, mas já é suficiente pra conhecer um pouco da Capadócia. Não deixe de fazer o passeio de balão. E sim, os ônibus são super confortáveis e podem ser uma alternativa pra economizar com hotel.
      Abraços

  39. Ricardo disse:

    Parabéns…baitas dicas…estamos indo agora no dia 06 de março 2015 e estamos acompanhando a previsão do tempo..pelo jeito, muita roupa grossa e quente (como aqui no RS) e curtir a viagem…unica duvida é que acabamos comprando dólares, mas creio que também se consegue uma cotação legal trocando alguns pela Lira turca não é? Istanbul, Ankara, Konya, Antalya….qual dessas cidades fica na região da Capadócia?..abraços e mais uma vez Parabéns… Ricardo P.

  40. Marcia disse:

    Boa noite, Rafael. Adorei o blog. Por favor, você indica alguma agência de viagens na própria Turquia para se fazer um tour pelo país e um hotel na Sultanahmet, que seja bom, mas não tão caro assim? Obrigada.

  41. sandra ferreira disse:

    Bom dia, adorei as dicas e achei relevante o fato de você responder às perguntas, por isso resolvi escrever também. O que eu gostaria é saber se vc tem conhecimento de empresas de viagens que fazem pacotes pra Turquia, estou especialmente interessada em pacotes que incluam Portugal, a intenção é ir em outubro/2015. Aguardo a sua resposta e obrigada. Sandra

    • Olá, Sandra, tudo bem?
      Obrigado pela visita. Não sei se entendi muito bem. Você gostaria de empresas que fossem pra Turquia e passassem por Portugal, é isso?
      Abraços

      • sandra ferreira disse:

        Rafael, obrigada pela resposta. É isso mesmo que vc entendeu, vi que têm conexão em Portugal para quem vai pra Turquia, então pensei em um pacote que incluísse Lisboa/Porto e/o outros lugares. Moro no Rio de Janeiro

        • Oi Sandra, tudo bem?
          Humm, nesse caso, apenas voando TAP você conseguiria uma conexão em Portugal. Sugiro que você procure uma agência de viagens e tente montar um pacote com eles. Não me lembro de ter visto um pacote pronto que incluísse Turquia e Portugal.
          Abraços

  42. elizeth disse:

    ola, quantas horas de voo brasil a turquia? obrigada e parabens

  43. Oi Lia, pelo que consultei, em março ainda é bem frio, a temperatura varia de 3 a 10 graus em Istambul. Dê uma olhada no link http://www.accuweather.com/en/tr/istanbul/318251/

    Sobre atendimento médico, sugerimos sempre que você tenha um seguro saúde.
    Abraços, obrigado

  44. Lia disse:

    Oi, estou planejando viajar no final de março, vc tem se é muito frio nessa época? Estarei com 6 meses de gravida, vc acha muito arriscado? Como funciona o serviço medico em caso de necessidade? Obrigada

  45. cleyde rodrigues disse:

    meu namorado é da turquia e quer que eu vá morar lá ,nunca sai do Brasil,estou perdiad …pode me ajudar no passo a passo do que deve fazer?

  46. Edilene disse:

    Muito obrigada pelas informações. Su post é fenomenal!!

  47. Aline Sahin disse:

    Meus parabéns pelo seu post, Rafael. Eu moro na Turquia há mais de 2 anos e fiquei impressionada com a qualidade e variedade de informações que você passou. Abraços!!!!

  48. andrea silva disse:

    olha estou esperando o passaporte sair para ir para Istambul,minha dúvida tem um limite de dinheiro pra levar pra lá ou não,exigido,e o visto não é necessário,não passamos por a entrevista no caso gostaría dessas respostas estou com dúvidas e vou viajar pra semana dia 12 de dezembro

    • Oi Andrea, tudo bem?
      Brasileiros não precisam de visto. Minha entrada foi super tranquila e não é exigida quantia em dinheiro. Recomendo que tenha um cartão de crédito internacional, além de dinheiro em espécie.
      Abraços

  49. ZESETE AGUIAR TORRE disse:

    Bom dia.Eu e minha esposa pretendemos ir para Istambul em setembro de 2015 , o problema é que não dominamos outra lingua além do português, por isso ficamos receiosos no momento da imigração, eles possuem interprete para auxiliar, embora ja tenhamos experiencia em viagens internacionais, esta causa maior preocupação.Gostaria de dicas.Obrigado.

    • Olá, Zesete, tudo bem?
      Infelizmente viajar sem ao menos saber um pouco de inglês complica. Mas como você disse que já fez outras viagens, não terá problemas na Turquia. A imigração é tranquila e você nem deverá precisar falar com alguma autoridade.
      Abraços

  50. manoel da silva vz disse:

    Sou brasileito – com residencia no nEstado do Amapa-Brasil. A varias cidades de escursão no passado estive na TURQUIA – adorei bastante o Pais – e adorei passea de Balão – foi muito legal – visitei -varias cidades como Kanacale e otras- adorei muito ter conhecido o pais – se Deus quizer estarei fazendo uma outra viaja. manoel vaz.

  51. Dimas Marinho disse:

    Parabens pelo excelente conteudo!! Continua super atual e estou usando para programar minha viagem de fim de ano para a a Turquia.

    Um grande abraco, Rafael

    Dimas

  52. Erika disse:

    Boa tarde Rafael!
    Muito obrigada pelo seu retorno/ dica!
    Um abraço

  53. Roberto disse:

    Olá, Rafael, parabéns pelas dicas…
    Então, estou indo dia 28 de outubro pra Capadocia e depois Istanbul. Estou receoso por conta dessa confusão que está na Síria. Deve me preocupar mesmo ou é seguro, principalmente com relação a capadócia, que fica no interior.
    Desde já agradeço.

    • Oi Roberto, tudo bem? Pena que seu email não ficou aqui registrado. Então, quando fui à Turquia já havia o conflito na Síria e não tive problemas. A fronteira fica distante das áreas mais turísticas, como Istambul e Capadócia. Acho que não precisa se preocupar.
      Abraços

  54. George de Almeida disse:

    Bom dia
    Rafael
    Gostaria de encontrar algum site para reservar hotel em estanbul.
    Grato

  55. Adriana Bosaipo disse:

    Amei as dicas!
    Depois desse post, a vontade de conhecer ficou maior!
    Abraço!

  56. Ludmilla disse:

    Olá, Rafael,

    estamos pensando em ir a Turqui em DEZEMBRO com nosso filho de 3 anos. Estamos pensando em visitar 4 cidades, passando 3 dias em cada uma. Vc acha que é pesado? 'Da para fazer uma viagem assim com criança e aproveitar?
    obrigada

    • Rafael disse:

      Oi Ludmilla, tudo bem? Dá sim, a Turquia é muito tranquila e bem estruturada. Sugiro, para poupar o bebê, que você faça os deslocamentos mais longos de avião.
      Abraços

  57. Adorei o post, bem completo! Parabéns! A Turquia está na minha "wish list".

  58. Cida Torturella disse:

    Ouvi dizer que ao final da viagem a gente não pode sair da Turquia com mais de 5.000 Euros. É verdade? Como isso é verificado?

    • Rafael disse:

      Oi Cida, normalmente os países impõe limites para carregar dinheiro em espécie, cada um sua quantia. No Brasil, por exemplo, você não pode entrar ou sair com mais de R$10 mil sem declarar à Receita Federal. Infelizmente não sei o valor na Turquia.
      Abraços

  59. Isabel disse:

    Olá!
    Vou passar uma semana de férias á Turquia neste mês de julho com viagem organizada. Sou portuguesa, e tendo em conta a moeda euro, eu estou super curiosa para saber os preços praticados na Turquia. Nomeadamente se são altos, ou identicos a Portugal, podendo comprar algumas recordações!

  60. Fábio Melo disse:

    Rafael, que post espetacular! Pretendo fazer uma viagem para a Turquia ano que vem, uns 15 dias, e estava em busca de um compilado de dicas como esse. Além da Turquia, cogito dar uma passada na Grécia (aproveitar que é pertinho). Você tem dicas sobre isso?

  61. karine disse:

    Boa tarde Laura!
    Eu te recomendo não deixar de fazer passeio de barco até a Grécia. É imperdível !

    Karine

  62. Laura Alves disse:

    Boa tarde Rafael
    Me desculpe, mas necessito saber se viajar de Metro Turizm, de noite para Goreme, se necessito passaporte, já que como cidadã portuguesa, para viajar de avião apenas necessito do cartão de cidadão e do visto.
    Outra coisa que agradecia que me informasse: posso reservar essas viagens de ônibus e de balão pela net? Vale a pena fazê-lo?
    Bem haja Rafael.

    • Oi Laura, tudo bem? Infelizmente nesse caso, acho válido você entrar em contato com o Ministério de Relações Internacionais do seu país ou então com a Embaixada/Consulado da Turquia. Provavelmente, se você entra no país com o cartão de cidadão, necessitará apenas dele lá.
      Eu reservei todos os passeios lá mesmo, achei melhor para escolher o que eu mais gostaria de fazer. Mas fui no passeio de balão pela Sultan Balloons (http://www.sultanballoons.com/), que inclusive tem um piloto que fala português.

      Aproveito pra convidar você a visitar nosso guia da Turquia http://essemundoenosso.com.br/2013/09/26/roteiro-

      Abraços

  63. Pamela disse:

    Bom dia! estou planejando uma ida rápida para turquia em julho irei ficar apenas 1 semana, na cidade de Eskişehir,
    mas não tenho ideia de custos para gastar lá você poderia me dar uma dica de quanto levar?

    • Oi Pamela, tudo bem?
      Essa é uma pergunta muito difícil, não dá pra imaginar o quanto você gasta, como é seu tipo de viagem, seus hábitos, etc. Mas os preços na Turquia são relativamente parecidos com os do Brasil. Então imagine que você passaria essa semana numa cidade turística daqui e faça o cálculo.
      Abraços

  64. Jaldeci Leite disse:

    Olá Rafael!
    Suas dicas são super úteis pra quem quer ir à Turquia! Cara, tira uma dúvida: vc sabe se é possível fazer o passeio no estreito de Bósforo sozinha, sem guia?
    Obrigada, Rafael!
    Abçs,
    Jal

  65. Luciane Menis disse:

    Oi Rafael tudo bem
    Meu nome é luciane eu gostaria de ir pra turquia ficar mais ou menos uma semana mas nao sei nem por onde começar, tipo passaporte visto quanto de dinheiro levar passagens sera que vc poderia me ajudar em algumas dica por favor meu email é lucianemenis@hotmail.com

  66. Claudia disse:

    Oi, Rafael tudo bem….To indo pra Turquia e Grécia agora 1 de junho. O que vc acha melhor eu levar dólar ou euro?
    A também gostaria de comemorar meu aniversário lá vc me indicaria algum lugar bem legal e alegre lá, no caso a noite, nesse dia estarei em Istambul. Muito obrigada Rafael

    • Oi Claudia, tudo bem?
      Acho que pra Turquia talvez seja mais vantajoso levar Euro porque em muitos lugares a moeda é aceita e você não precisará convertê-la novamente e perder com essa troca para a Lira. Sobre comemorar o aniversário, infelizmente aproveitei pouco a noite lá. Fazia tantas atividades durante o dia que estava morto à noite. Mas sei que Beyoglu tem uma vida noturna agitada e Ortakoy tem as melhores baladas da cidade. Se quiser, dê uma olhadinha nesses bairros no nosso roteiro completo http://essemundoenosso.com.br/2013/09/26/roteiro-
      Abraços e obrigado pela visita

  67. livia disse:

    Olá Rafael, adorei as dicas!!! Estarei indo no fim de semana agora, sozinha e é minha primeira viagem ao exterior. Na verdade estou indo para o Norte da Turquia, e farei conexão em Istambul, gostaria de algumas dicas em relação ao aeroporto, como funciona em relação à imigração, se os portais de embarque são de fácil acesso, se corro algum risco?! Não falo nada em inglês rs.
    Desde já agradeço!

    • Erika disse:

      Olá Livia,
      Meu nome é Erika e pretendo viajar para a Turquia. Gostaria de confirmar se vc foi, se foi realmente tranquilo passsear sozinha pelo país, e como foi para se comunicar.
      Espero que tenha tido uma ótima viagem!
      Erika

  68. Genalvo Herbert disse:

    Oi, Rafael,
    Estamos indo em junho, final de junho, por 2 semanas em Istanbul, como estará o clima de dia e à noite? Como estaremos em apartamento, oexistem supermercados tipo Carrefour?
    Obrigado.

  69. cassia disse:

    quero visitar agrin,…queria saber mais sobre a cidade!

  70. Ketelen disse:

    Olá Rafael, adorei suas dicas, estão me ajudando bastante!.Vou para Turquia daqui há 1 semana, na verdade para o Nordeste da Turquia…Nunca viajei para o exterior, e estarei indo sozinha…e não falo inglês, rs..É perigoso ? Corro algum risco ? Quais as principais dicas vc me daria? Obrigada.

  71. ana carolina disse:

    Olá Rafael. Eu e meu namorado estamos planejando ir à Istambul. Tenho duas questões: nós iremos direto de Frankfurt e passaremos apenas 3 dias. Você consegue elencar programas imperdiveis para este pouco tempo? Obrigada

  72. Fernanda disse:

    Adorei as dicas Rafael, estarei indo daqui ha 15 dias e gostaria de tirar uma dúvida, meu passaporte sairá daqui há 2 dias, tirei mesmo para viagem, e você disse acima, que necessita de passaporte válido ( sugerido ao menos 6 meses), isso significa o que?? Que meu passaporte já teria que ter 6 meses??
    Desde já, agradeço!

    • Oi Fernanda, tudo bem? Muito obrigado pela visita e que delícia que você vai pra Turquia. É um destino incrível, um dos melhores lugares que já fui! Sobre os 6 meses, não se preocupe. Essa data é referente ao vencimento do passaporte, por exemplo, 6 meses antes de vencer. O seu é novinho 😀
      Abraços e volte pra contar!

  73. Arthur Barbosa disse:

    Esse site está me ajudando muito. Pretendo visitar o país no próximo ano e ficou mais fácil com todas essas dicas. Muito obrigado!

  74. Patricia disse:

    Oi adorei suas dicas, estou indo para Turquia no começo de dezembro ficarei 7 dias, quais são os passeios que não posso deixar de fazer já que o tempo vai ser corrido , obrigada

  75. Rafael disse:

    Olá Rafael!
    Ótimas dicas! estou com viagem marcada para daqui um mês. Com o conflito na Síria, você acredita que pode ficar perigoso viajar para lá? Pretendo ir para Istambul e Capadócia. Obrigado

    • Oi Rafael, tudo bem? Obrigado pelos elogios.
      Seguinte, quando estive na Turquia a Síria também estava em guerra civil e inclusive atingindo alvos turcos. Derrubaram até mesmo um helicóptero em território turco quando eu estava lá. Vi apenas pela televisão. A fronteira com a Síria fica longe da região turística (Istambul, Capadócia, praias, etc). Então creio que você não irá enfrentar nenhum problema. Claro que é impossível dar certeza, mas acho que da maneira como está você não tem com o que se preocupar.
      Abraços

  76. danilo disse:

    Ótimas dicas! A Turquia, além de um belo país, também é muito barato… ótima dica de viagem barata na Europa!

  77. Candida Silva disse:

    Uma mulher viajando sozinha pela Turquia é perigoso?

    • Olá, Candida, você não terá muito o que se preocupar, nem pela segurança nem por preconceito. As mulheres são independentes e autônomas no país, e são respeitadas. Sem contar que você verá muitas turistas fazendo o mesmo.
      Volte para contar como foi sua experiência, muito obrigado,
      abraços

  78. bernadete malerbo disse:

    olá Rafael, amei suas dicas. me diga, sem o inglês fluente dá pra ir à Turquia? já viajei a vários países me comunicando com o parco ingles e me virei. porém essa região me preocupa.
    parabens pelo post e continue, porque a partir de hoje, os seguirei, certamente. abçs

    • Oi Bernadete, muito obrigado por sua visita. Não precisa se preocupar com um possível inglês fluente, com o básico dá pra você se virar bem. Se preferir, inclusive, posso indicar um guia que fale português que uma amiga contratou, mas se você já viajou para o exterior, acho que realmente não tem necessidade. Se precisar de mais alguma ajuda, só nos falar.
      Abraços

  79. Boia disse:

    Oi, Rafa. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  80. Completíssimo. Posts assim fica difícil até comentar…nada a dizer…hehe

    Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *