Francesinha, prato típico de Portugal: O que é e onde comer?

A Francesinha é um prato que é a cara de Portugal, mais precisamente do Porto, onde ela surgiu. Mais que bonita, ela é deliciosa. Confesso que mesmo antes de embarcar para o país ela já estava no topo das coisas que eu precisava provar por lá.

São muitas as histórias sobre sua criação, a principal delas é de que a Francesinha teria surgido pelas mãos do português Daniel David Silva, que na década de 1950 trabalhava no restaurante A Regaleira, no Porto. Após ter passado um tempo como imigrante na França, ele se inspirou nas receitas de “croque-madame” e “croque-monsieur” para criar o sanduíche. Ele teria adaptado o prato ao gosto local e, com isso, teria criado o famoso molho levemente apimentado que cobre a iguaria.

Francesinha, prato de Portugal: Onde comer (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já o nome, segundo conta-se, foi devido ao fato de Daniel David ter afirmado: “A mulher mais picante que conheço é a francesa”.

A FRANCESINHA DE PORTUGAL

A Francesinha é uma espécie de sanduíche feito com dois pães de forma grossos, recheado com bife bovino, linguiça, salsicha fresca, fiambre (uma espécie de presunto) e queijo. Coberta com queijo, é levada ao forno até derreter e depois é adicionado o famoso molho quente e um pouco picante à base de tomate, cerveja preta e vinho do porto. Costuma-se colocar um ovo estrelado por cima e servir com batata frita.

ONDE COMER A FRANCESINHA?

Você encontrará o prato praticamente em qualquer canto de Portugal. Mas nada como prová-lo na cidade onde surgiu, o Porto. O restaurante onde a Francesinha foi criado, A Regaleira, ainda existe (R. do Bonjardim, 87), mas infelizmente ouvi alguns relatos de que o prato já não é mais o mesmo.

Como preferia um lugar com uma vista bonita, segui a sugestão do gerente do meu hotel (me hospedei no charmoso Porta Azul) e fui até o restaurante Ar de Rio, que na realidade fica do outro lado do Rio Douro, na cidade vizinha de Vila Nova de Gaia. Mas deu pra ir a pé mesmo a partir do cais do Porto.

+ Encontre o melhor preço do Seguro Viagem obrigatório pra Europa

Francesinha, prato de Portugal: Onde comer (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Francesinha, prato de Portugal: Onde comer (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A vista para a cidade do Porto e a Ponte Luís I é espetacular. Com uma taça de vinho verde português em mãos, pedi a Francesinha. Existem algumas variações no cardápio, mas elas custam em média 10€. Pedi a receita tradicional, mas aqui infelizmente não vinha com o ovo frito. Devia ter pedido com ele…

Francesinha, prato de Portugal: Onde comer (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O prato estava delicioso e a vista valeu a pena. Se você não come muito, dá até pra dividir pra duas pessoas, já que o sanduíche é grande e acompanha muita batata.

Francesinha, prato de Portugal: Onde comer (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Outros dois lugares super indicados para comer a Francesinha no Porto são o Café Santiago e o Lado B, que ficam lado a lado no centro da cidade. Ambos são especialistas no prato.

Francesinha, prato de Portugal: Onde comer (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Existe até mesmo um site especializado na Francesinha. Nele você confere diversos restaurantes e cafés que servem o sanduíche na cidade avaliados pelos clientes. Se quiser tentar em casa, há também diversas receitas na internet.

+ Dica de hotel charmoso no centro do Porto
+ Veja mais hotéis com desconto na cidade
+ Como ir do aeroporto do Porto ao centro
+ Todas as dicas pra sua viagem a Portugal

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *