Por que o dólar turismo é mais caro que o dólar comercial?

Você já deve ter reparado que a cotação da moeda americana que você vê na internet ou na TV nunca é aquela que pagamos nas casas de câmbio. Mas por que o dólar turismo é mais caro? Primeiramente é preciso entender que há uma diferença entre o dólar comercial (aquele da cotação oficial) e o câmbio turismo, o que compramos para uma viagem ao exterior, por exemplo.

+ Mais dicas de viagens na nossa fanpage 
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram

POR QUE O DÓLAR TURISMO É MAIS CARO?

Por que o dólar turismo é mais caro que o dólar comercial? (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

O dólar comercial é o valor base da moeda americana no mercado. Essa é uma taxa utilizada no pagamento ou recebimento de recursos vindos de importações e exportações de bens e serviços do Brasil com o mundo. Ou seja, o câmbio comercial é utilizado em transações que não exigem papel moeda (o dinheiro físico). É o mesmo usado para transferências internacionais, só que agregado ao câmbio uma porcentagem variante da instituição responsável pela transação.

Já o dólar turismo é mais caro porque é calculado com base no dólar comercial e incorpora os custos envolvidos, como a importação do papel moeda até chegar à casa de câmbio. Por isso que quando você precisa ter em mãos a moeda, você paga o câmbio turismo, que inclui todos os gastos do processo.

* Com informações da BeeCâmbio

+ Site ajuda a encontrar moedas mais baratas nas casas de câmbio
+ 5 dicas infalíveis pra achar moedas estrangeiras com melhor preço

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Clever disse:

    Muito bem explicado 😀 sempre vejo pessoas com essa dúvida, apesar de ser simples poucas pessoas sabem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *