Praias de Maceió: As paradisíacas praias do Gunga e Ipioca

Maceió já tem praias lindas em sua orla urbana (saiba mais), mas quem viaja à capital alagoana com mais tempo costuma visitar locais ainda mais bonitos para curtir um dia de sol nos arredores da cidade.

Duas das praias de Maceió que mais fazem sucesso são a do Gunga e Ipioca. A primeira é mais badalada enquanto a segunda é praticamente deserta.

PRAIAS DE MACEIÓ

PRAIA DO GUNGA
Localizada a 33Km ao sul da capital, no município de Barra de São Miguel, a Praia do Gunga tem areias claras e água com tons esverdeados e azuis, com enormes coqueiros em toda sua extensão.

Praias de Maceió, Praia do Gunga (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como fica em uma propriedade privada, é preciso identificar-se na chegada, mas a entrada é gratuita e há estacionamento. O local mais movimentado é no encontro do mar com a Lagoa do Retiro, onde estão mais de dez barracas de praia, todas bem simples, mas com opções de bebidas e petiscos. Uma pena é que nos fins de semana, feriados ou na temporada a praia pode ficar bem cheia, com banhistas cheios daquelas “caixinhas” com som alto na areia.

Praias de Maceió, Praia do Gunga e Lagoa do Retiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No sentido oposto da lagoa, a praia fica mais vazia, bom pra evitar o som alto e a multidão. Quem quiser pode fazer um passeio de buggy até as falésias de areias coloridas.

Praias de Maceió, Praia do Gunga (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Há muitas outras opções de passeios, principalmente de barco, além de aluguel de equipamentos para prática de esportes náuticos.

Praias de Maceió, Praia do Gunga (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na chegada à Praia do Gunga, ainda antes da entrada da propriedade, há um mirante que proporciona uma vista incrível da praia e da enorme plantação de coqueiros. É preciso pagar ingresso aos proprietários do bar para subir até o alto da torre.

Praias de Maceió, Praia do Gunga (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como chegar
O acesso à Praia do Gunga se dá por dois meios. Quem está em Barra de São Miguel pode pegar uma lancha até a praia. A travessia dura cerca de 20 minutos. Já quem vem de Maceió pode chegar pela AL 101 e escolher se irá tomar a lancha na cidade ou então seguir de carro até o trevo para pegar a estrada até o mirante. O trecho final estava em obras de asfaltamento na nossa visita.

 

PRAIA DE IPIOCA
Fica no sentido contrário, rumo ao litoral norte de Alagoas, a 20Km da orla de Maceió. Com muito poucos visitantes, é praticamente deserta e considerada a mais bonita da cidade.

Praias de Maceió, Praia de Ipioca (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Rodeada por coqueiros, a areia branca contrasta com o mar azul-esverdeado. É de suspirar!

Praias de Maceió, Praia de Ipioca (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praias de Maceió, Praia de Ipioca (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A única barraca de praia de Ipioca é a charmosa Hibiscus, quem restringe a lotação a um número pré-estabelecido de visitantes. O serviço é diferenciado, com ótimas opções de alimentação, piscina, camas para relaxar à beira da praia, massagem, palhoça, duchas e redes.

Praias de Maceió, Praia de Ipioca (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O acesso a esse trecho da praia e ao estacionamento da Hibiscus se dá pelo condomínio fechado Angra de Ipioca. Se houver vagas na barraca, o acesso é liberado na portaria gratuitamente.

Praias de Maceió, Praia de Ipioca (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como chegar
Siga pela AL 101 sentido litoral Norte até a entrada do Condomínio Angra de Ipioca.

+ Confira mais dicas de Maceió

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

5 Comments

  1. Angelita A. da Silva disse:

    Estive em Maceió e por dez dias pude conhecer este pedaço do Brasil, até então desconhecido para mim.
    A beleza das praias paradisíacas é de tirar o fôlego. Conheci seis lindas praias e a que mais gostei foi a do Gunga. Uma beleza sem igual. Estive em Ipioca onde por tres dias vivi dias relaxantes.
    Deus foi generoso com aquele pedaço do Brasil1

  2. geliane disse:

    Ótima praia, Linda é show. Amei comprar na lojinha da Maria Clausia. Maria Clausia você é muito simpática muito
    meiga. Eu e minhas primas adoramos conversar com você Maria Clausia.

  3. Mauro Jorge disse:

    Show de bola mesmo, Maceió tem algumas das prais mais lindas do brasil.

  4. Um ótimo jeito de começar a segunda, Rafa. Esse coqueiral é sensacional… As fotos estão lindas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *