Quando ir pra Gramado e Canela: Qual a melhor época?

Na hora de decidir quando ir pra Gramado e Canela, a boa notícia é que esses são destinos que podem ser visitados o ano todo. Claro, existe uma ou outra melhor época, como mostraremos abaixo, mas de modo geral essas cidades da Serra Gaúcha têm atrativos para turistas em qualquer período.

A maior procura, que reflete em preços mais altos, acontece nos feriados, durante o Natal Luz e também no inverno, quando as temperaturas são bem baixas e pode até mesmo nevar. Abaixo damos algumas dicas pra te ajudar a escolher quando ir pra Gramado e região.

QUANDO IR PRA GRAMADO E CANELA

Quando ir pra Gramado e Canela: Igreja de São Pedro (Foto via Shutterstock)

Igreja de São Pedro em Gramado (Foto via Shutterstock)

Uma boa notícia é que as chuvas na Serra Gaúcha são muito bem distribuídas ao longo de todo o ano. Mesmo o mês mais seco há muita pluviosidade. Ou seja, não é com medo do tempo feio que você deve escolher suas datas. Leve mais em consideração se você procura frio, calor ou os famosos eventos das cidades, como mostramos logo mais.

Abaixo você encontra o gráfico com as médias de temperatura e chuvas na região:

Quando ir pra Gramado e Canela: Qual a melhor época? (Arte: Esse Mundo É Nosso)

INVERNO

O período entre maio e agosto é a época quando faz mais frio na região. Não é raro os termômetros marcarem mínimas abaixo dos 10ºC e podem até mesmo registrar temperaturas negativas, quando podem ocorrer geadas e até neve. É justamente isso que faz, principalmente do mês de julho, um dos mais procurados por turistas, principalmente por casais e famílias em busca do charme da serra e do clima frio.

Quando ir pra Gramado e Canela (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Mas mesmo se você for a Gramado e Canela durante o inverno, saiba que durante o dia as temperaturas podem ficar amenas, beirando os 20 graus. Então é bom ter na mala, além das roupas grossas e acessórios, algo mais leve pra enfrentar possíveis veranicos mesmo na época mais fria.

+ Encontre seu hotel em Gramado e Canela com até 50% de desconto

 

NEVE EM GRAMADO E CANELA

Não é sempre, mas em alguns anos pode haver neve na região. Dá pra prever com muita antecedência? Infelizmente não! É difícil ter certeza desse fenômeno ainda no momento do planejamento da viagem. Se você tem vontade de ver neve ao vivo, a melhor época é de junho a agosto, quando é comum ter geadas e temperaturas baixas. Resta torcer para você estar lá nos dias certos caso caiam do céu alguns floquinhos.

Quando ir pra Gramado e Canela: Lago Negro (Foto via Shutterstock)

Lago Negro em Gramado (Foto via Shutterstock)

 

NATAL LUZ E O VERÃO

Outra época muito procurada vai de novembro a janeiro, durante o verão. Os shows, a iluminação e os enfeites do Natal Luz de Gramado fazem desse outro período de alta temporada, com a diferença de que agora os termômetros podem superar facilmente os 30ºC. O evento, lindo por sinal, colocou a cidade em destaque como o melhor destino de Natal no Brasil. A venda de ingressos e a programação, após o anúncio das datas e atrações, é disponibilizada no site oficial.

Quando ir pra Gramado e Canela: Natal Luz (Foto via Shutterstock)

Natal Luz (Foto via Shutterstock)

Curioso é que, como muita gente tem em mente que a Serra Gaúcha é fria, mesmo durante o verão você pode ver turistas usando gorros e até luvas. Fica nítido que a pessoa comprou acessórios com a ideia de destino de frio, mas sem perceber que no verão faz calor. É nesse período também que as ruas e estradas da região ficam coloridas pelas hortênsias, que são uma atração à parte. Ou seja, não é à toa que essa também é uma ótima época quando a dúvida é quando ir pra Gramado.

Quando ir pra Gramado e Canela: Lago Joaquina Rita Bier em Gramado (Foto via Shutterstock)

Lago Joaquina Rita Bier em Gramado (Foto via Shutterstock)

 

PÁSCOA EM GRAMADO

Durante o mês da Páscoa, como o chocolate também faz a fama da Serra Gaúcha, Gramado ganha uma decoração toda temática, com coelhos e ovos por todos os lados. O frio não é tão intenso como no inverno, mas já dá pra pegar temperaturas mais baixas, em torno dos 15ºC, principalmente à noite e pela manhã. Assim como todos os feriados, na Páscoa as diárias de hotéis costumam ser mais altas.

Quando ir pra Gramado e Canela: Catedral de Pedra (Foto via Shutterstock)

Catedral de Pedra em Canela (Foto via Shutterstock)

 

FESTIVAL DE CINEMA

Um dos festivais de cinema mais famosos do Brasil acontece normalmente no mês de agosto em Gramado. É uma data não apenas pros amantes da sétima arte, mas também pra quem quer ver atores e outros famosos circulando pelas ruas.

 

E SE CHOVER?

Como dissemos, a chuva não é algo que deve ser muito levado em conta na hora de decidir quando ir a Gramado ou Canela. Ela ocorre o ano todo, bem distribuída ao longo dos meses. E mesmo que chova quando você estiver na região, há muitas atrações que podem ser aproveitadas até com tempo feio. Nós já até publicamos uma lista de coisas para fazer em caso de chuva.

Quando ir pra Gramado e Canela (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

Tem mais alguma dúvida sobre a melhor época ou quando ir pra Gramado e Canela? Deixe seu comentário!

MAIS DICAS
+ Os melhores hotéis de Gramado com até 50% de desconto
+ Ônibus turístico pra percorrer as atrações da região
+ Conheça as atrações do Mini Mundo e suas miniaturas
+ Mundo do Chocolate: Esculturas de chocolate na Serra Gaúcha
+ Todas as dicas pra sua viagem a essa região

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *