Quando ir pra Portugal: O clima e a melhor época pra viajar

Na hora de decidir quando ir pra Portugal há algumas coisas pra se levar em conta, como o clima, as regiões do país que pretende visitar e os meses de alta temporada, que podem ter preços um pouco mais salgados.

De forma geral, o clima em Portugal é mediterrâneo e menos rigoroso que no restante da Europa, com invernos e outonos mais chuvosos. Para cidades como o Porto ou Lisboa, por exemplo, dá pra viajar em qualquer época do ano, já que você não dependerá de praia. Mas no período de calor você provavelmente irá aproveitar mais.

O interessante de ir nos meses mais quentes, como contaremos abaixo, é a possibilidade de temperaturas mais agradáveis e dias mais longos, ainda mais quando há horário de verão.

QUANDO IR PRA PORTUGAL

Quando ir pra Portugal - Porto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Porto

O CLIMA NAS PRINCIPAIS REGIÕES DO PAÍS

As estações do ano em Portugal são opostas às do Brasil. Por exemplo, quando aqui é verão, lá é inverno. O clima em Lisboa e no Porto é bem semelhante, com dias mais chuvosos no inverno e no outono (outubro a abril) e mais secos e quentes principalmente entre os meses de maio e setembro.

O norte do país tem invernos mais rigorosos e costuma nevar. O Algarve, famoso por suas lindas praias, e o Alentejo têm temperaturas mais amenas nos dias mais frios (apesar do vento forte) e verões bem quentes. Já as regiões do Douro, Trás-Os-Montes e Minho são geralmente um pouco mais frias que o restante do país em qualquer época do ano.

 

LISBOA E PORTO

Quando ir pra Portugal - Lisboa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Normalmente, quem visita o país passa por uma dessas duas cidades. Então para decidir quando ir pra Portugal dá pra se levar em conta como é o clima em Lisboa e no Porto. Os meses com menos chuva vão de maio a setembro, que coincidem também com as maiores temperaturas. O mês de julho costuma ser o mais quente com média de 24ºC em Lisboa e 20ºC no Porto, mas podendo subir bem mais que isso.

+ Hotéis com desconto em Lisboa e cancelamento grátis

Quando ir pra Portugal (Arte: Esse Mundo É Nosso)

A alta temporada coincide justamente com o verão (junho a agosto) e também nos meses de dezembro e janeiro, principalmente nos dias próximos do Natal e Ano Novo. Nesses períodos, assim como em toda a Europa, os preços costumam ser um pouco mais altos, principalmente quando o assunto é hospedagem. Mas como os preços no país são baixos em comparação a seus vizinhos, essa não deve ser uma grande preocupação.

 

ALGARVE E ALENTEJO

Quando ir pra Portugal - Lagos, Algarve (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Lagos, Algarve

Se você pretende pegar praia nas regiões do Algarve ou Alentejo, vale o mesmo do que foi dito acima. A melhor época vai de maio a setembro, principalmente entre julho e agosto, os meses mais quentes. Apesar de terem um inverno mais ameno, a água do mar nessas áreas fica impraticável nos dias mais frios, de outubro a abril.

 

QUER ESQUIAR?

Nem todo mundo sabe, mas Portugal tem neve. A região da Serra da Estrela, famosíssima por seu queijo cremoso, é também uma das áreas mais frias e onde neva no inverno. Por ali existe uma estação de esqui que funciona de novembro a abril.

Quando ir pra Portugal: Serra da Estrela (Foto via Shutterstock)

Serra da Estrela (Foto via Shutterstock)

 

NA IMIGRAÇÃO

Portugal faz parte dos países membros do Tratado de Schengen, que não pedem visto de brasileiros. Por outro lado, é exigido um Seguro Viagem obrigatório com cobertura de pelo menos 30 mil euros. Encontre aqui o melhor preço do mercado nessa cobertura e use o cupom essemundoenosso5 para ganhar 5% de desconto. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui para continuemos nosso trabalho.

+ Encontre seu hotel em Lisboa com desconto
+ Quanto custa viajar pra lá: Veja os preços no país
+ 20 cidades portugueses pra você conhecer quando for pra lá
+ Todas as dicas para sua viagem ao país

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *