Receita de pisco sour peruano: Veja como fazer em casa

O pisco sour é o drink mais famoso do Peru, país que sempre teve alguns atritos com o vizinho Chile quando o assunto é a origem da bebida. Essa é uma espécie de caipirinha peruana, que tem como base limão e o pisco, uma aguardente de uva com graduação alcoólica que varia em média de 35% a 45%, dependendo da marca.

Num viagem ao país, você encontrará o drink em praticamente todo restaurante ou bar, afinal esse é um orgulho nacional. Aqui ensinamos uma receita de pisco sour legítimo peruano, ensinado por um barman da destilaria Finca Rotondo.

RECEITA DE PISCO SOUR: COMO FAZER

O processo é bem simples para se preparar um pisco sour. No Brasil, não é difícil encontrar o pisco em grandes supermercados ou estabelecimentos especializados em bebidas importadas. Apesar de a receita ser de uma barman peruano, caso não encontre pode comprar o chileno mesmo.

+ Quer mais dicas de gastronomia? Siga @comidinhasmundoafora no Instagram

Receita de pisco sour: Como fazer em casa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

INGREDIENTES

  • 2 a 3 doses de pisco (dependendo do teor alcoólico que você deseja)
  • 1 dose de xarope de açúcar (veja como fazer em casa)
  • 1 dose de suco de limão
  • 1/2 clara de ovo
  • 6 pedras de gelo
  • 2 gotas de amargo de angostura (um bitter feito à base de ervas; se não encontrar, não tem problema)

Receita de pisco sour: Como fazer em casa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

MODO DE PREPARO

Coloque numa coqueteleira (ou num liquidificador) o pisco, o xarope de açúcar, o suco de limão e a clara de ovo. Acrescente o gelo. Bata por cerca de 10s na coqueteleira ou cinco no liquidificador. Sirva em três tempos: primeiro um terço do copo, pause e balance em círculos um pouco a coqueteleira. Repita por mais duas vezes até preencher o copo. Por fim, coloque as gotas de amargo de angostura sobre a “espuma”.

QCeviche: Restaurante peruano em São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aprendemos essa receita de pisco sour num evento no restaurante peruano QCeviche em São Paulo. Ficou uma delícia e bem suave, não sentimos o pisco tão forte como outras vezes que já havíamos provado. Como dissemos, a marca do pisco usada para a preparação foi Finca Rotondo.

+ Aprenda a fazer um legítimo ceviche peruano
+ Mais receitas de viagens pra fazer em casa

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Camila Santos disse:

    Ahh que delícia, receita anotadíssima!
    Vou testar e depois venho contar se ficou bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *