7 provas de que viajar com amigos é o maior teste de amizade

Um amigo me disse uma vez que quem mora com outra pessoa só pode considerar isso de verdade depois que eles consomem juntos um pacote de sal. Seria esse o tempo necessário pra passar a euforia, criar a intimidade e aceitar os defeitos. E não é que faz sentido?

Pra mim, viajar com amigos é o maior desafio que uma amizade pode passar. Se ela sobrevive a uma viagem tem grandes chances de ser duradoura. É que conviver 24h é diferente de só se encontrar no bar de sexta ou na balada. É quando você realmente tem a chance de conhecer e conviver com a pessoa.

Não há como negar que viajar com amigos é uma delícia, mas é preciso aprender a respeitar o outro como dificilmente em outros momentos a amizade entre vocês exigiu.

POR QUE VIAJAR COM AMIGOS É UM DESAFIO?

1. O DESTINO
Imagina que você vai fazer uma viagem de 15 dias com seu melhor amigo. A escolha do roteiro já pode gerar alguma divergência. E se um prefere praia e o outro cidade grande? É uma das primeiras provas de que alguém tem que ceder.

Viajar com amigos

2. INTIMIDADE
Já partiram? Os próximos dias então serão quando você vai conhecer seu amigo intimamente. E aceitar como ele é será sua maior prova de amizade. Não sabia que ele roncava? E a demora no banho? Sem contar outras coisas que vêm do banheiro, né? Tem vezes que até dormir no escuro ou com a persiana aberta pode ser um teste.

Viajar com amigos

3. EXPERIÊNCIA
Você já pode estar acostumado a viajar com muita frequência, mas talvez seu amigo não. Isso pode gerar algumas situações engraçadas, mas também algumas coisas chatinhas. Ele pode não ter arrumado a mala como você faria e esquecido um casaco ou um tênis confortável. Pode levar uma bagagem gigante e ter que despachar enquanto você prefere apenas viajar com mala de mão. O que isso pode gerar? Um ritmo mais desacelerado na viagem, reclamações e até mesmo dores.

Viajar com amigos

4. O RITMO
É tão bom viajar com alguém parecido com a gente, né? Se você curte andar o dia todo, só voltar pra tomar um banho rápido e já partir pra night, vai adorar quando está com alguém que tem o mesmo gosto. Mas e se seu amigo tiver outro ritmo, quiser parar por um tempo pra aproveitar com calma o destino, não gostar de caminhar muito, levar horas pra tirar fotos e mais fotos?

Viajar com amigos

5. INTERESSES
E se seu amigo não gosta de museu? E se você gosta de dormir cedo e ele é baladeiro? E se você gosta de visitar lojas e fazer compras e ele não suporta isso?

Viajar com amigos

6. DINHEIRO
Calma, não vou falar que emprestar um dinheirinho ali ou aqui é ruim pra amizade. Provavelmente vocês já fizeram isso na cidade onde moram. A questão financeira que pode pegar aqui é o estilo de cada um enquanto viaja. Você acha que comer bem é importante e faz parte durante uma viagem? Seu amigo pode achar que as refeições são apenas necessárias e querer gastar pouco num fast food. Você quer conforto e prefere se deslocar de táxi? Ele pode preferir economizar e ir de ônibus.

Viajar com amigos

7. A CONVIVÊNCIA
Uma semana já se passou e vocês estão juntos 24h por dia. Alguns conflitos podem começar a aparecer, a paciência inicial já foi pras cucuias e quando você menos percebe já está rolando até uma implicância.

Viajar com amigos

CONCLUSÃO

Tudo isso pode ser o maior teste pelo qual a amizade de vocês já passou. Mas ao chegar ao fim dessa viagem, depois de superar qualquer desentendimento, você perceberá que seu amigo é mais do que aquela pessoa que você conhecia. A amizade estará mais forte. E sabe o mais legal? Você acaba de ganhar um amigo de viagens! Já vamos planejar a próxima?

+ 10 sinais de que você está viciado em viajar e seus amigos não
+ 10 motivos pra você começar a viajar sozinho
+ 10 coisas que só quem tem ou já teve medo de avião pode entender

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Fernanda Figueiredo disse:

Pontuações verdadeiras…. Viajei as primeiras vezes com amigos. Fui p Rio com um casal e uma amiga.. o casal achava que estava em lua de mel e tínhamos que esperar por horas saírem do quarto. Depois Maceió em 6 meninas, que tragedia…. Umas vegetarianas, outras sem dinheiro nenhum, uma noiva que não queria fazer nada e só chorava de saudade hahahaha. Depois Buanos Aires com 8 !!!!… Pensa, era atraso p tudoooooo, milhares de fotosss, fiquei revoltadissima….e a gota d´gua foi p chile… eu e mais 2 amigas, mas elas não eram amigas em comum, conclusão: ritmo, gostos, bolsos diferentes,, fiquei 20 dias tentando apaziguar varias situações. Depois disso decidi encarar o Uruguai sozinha e vi o quanto foi maravilhoso…. , já fazem 5 anos que só viajo sozinha. Traço meu roteiro, faço meu ritmo, como e durmo a hora que quero. Fico em Hostel e sempre conheço pessoas novas. AHHHHH, quando alguém me fala: Posso ir com vc na próxima… ? Respiro fundo e digo…. Não ! Isso não é egoísmo, vc se planejou, se preparou e não merece correr o risco de o que quer que seja estragar sua trip, e se for pensar, no fundo, uma simples trip pode acabar com uma amizade, isso é fato.

Silvia disse:

Somos quatro amigas que moravam na mesma cidade e cada uma mudou para um canto do país. Combinamos viajar uma vez por ano para o nosso encontro. Duas nem sempre podem, mas uma é minha incrível amiga de viagens! Já conhecemos muitos lugares no mundo e sabemos compreender que cada uma tem seu gosto e seu jeito. Escolhemos o q cada uma quer fazer e montamos o roteiro que agrade as duas ou mais pessoas do grupo. Temos uma cadernetinha para anotar os gastos comuns e dividir a conta sem ficar devendo nada a ninguém, afinal a grana é curta para todas! E se alguém não quer fazer um programa a outra faz sozinha sem problemas. Próxima parada: Route 66! Boas viagens!

Hilla disse:

Isso aconteceu comigo, com a mesma amiga e por três vezes. A primeira foi uma viagem para Londres, ela disse que também queria ir, cuja tinha feito as reservas e no final perdi 150,-Euros porque ela mudou o destino para Lisboa. Na mesma viagem, ela dormia até as 12 horas todo dia, não tomava café nem almoçava. Queria fazer só o que queria. Me deixou no hotel dois dias sozinha e foi visitar uma amiga que ja morava la.
A segunda foi para uma praia na Holanda, catástrofe . O mesmo comportamento. Cansei e desisti. Com ela nunca mais.

Patricia disse:

Nossa concordo muito com o post! costumo dizer que se vc quer conhecer alguém, vá viajar com ele/ela.
Alias até fiz um post para identificar quem pode ser mala na viagem: https://www.viagemdefuga.com.br/2014/05/viagem-amigos.html