Aos 89 anos, essa vovó russa viaja o mundo sozinha

Sabe aquela frase que usamos sempre: “Quero ser assim quando crescer”? Ela se encaixa muito bem na história de Elena Mikhailovn, uma vovó russa de 89 anos que decidiu viajar o mundo sozinha.

Apesar da vida sofrida (cresceu num orfanato e apanhou do marido alcoólatra), já faz seis anos que ela decidiu tirar duas férias por ano. A senhora já esteve na TailândiaVietnã, Polônia, Alemanha, Turquia, República Tcheca

A VOVÓ RUSSA QUE VIAJA O MUNDO SOZINHA

Essa vovó russa de 89 anos decidiu viajar o mundo sozinha (Reprodução/Instagram @babushka_1927)

Elena na Tailânda (Reprodução/Instagram @babushka_1927)

Elena nasceu em 1927, foi criada num orfanato, sobreviveu à 2ª Guerra Mundial trabalhando no campo e casou-se com um marido alcoólatra e violento, que batia nela e na filha, e que depois abandonou a família. Hoje ela tem dois netos, mora sozinha e resolveu deixar o passado sofrido pra trás, botar uma mochila nas costas e viajar ao menos duas vezes por ano.

+ 10 motivos pra você viajar sozinho(a)

A vovó ficou conhecida quando uma jovem, também russa, estava de férias no Vietnã. Ekaterina Papina viu a senhora num restaurante com dificuldade em explicar para o garçom que não queria o prato apimentado demais. A garota logo foi ajudá-la e, após conhecer sua história, decidiu publicá-la no Facebook.

No post ela conta que “Vó Lena”, como ela foi carinhosamente apelidada, viaja sozinha, com uma bengala, mochila nas costas e que tem muitas histórias pra contar.

Apesar da idade, Elena só tem dificuldade para enxergar. Mesmo assim ela encara aventuras como passeios de camelo, anda de moto e prova pratos locais por onde passa. Às vezes pinta até uma paquera, como quando ela conheceu um alemão na República Tcheca e no ano seguinte viajou pra Alemanha para encontrá-lo.

Essa vovó russa de 89 anos decidiu viajar o mundo sozinha (Reprodução/Facebook Ekaterina Papina)

Elena no Vietnã (Reprodução/Facebook Ekaterina Papina)

A vovó russa já está com planos para a próxima viagem. Ela pretende ir para Israel.

E eu quero ser assim “quando crescer”…

+ Cientistas garantem que viajar é um dos segredos da longevidade
+ Viajar dá mais felicidade que casamento ou emprego novo, diz pesquisa

* Com informações de 7 кана, Facebook e Claudia

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *