Villa de Leyva: Uma cidade que parou no tempo

Villa de Leyva é uma cidade de 8 mil habitantes, fundada em 1572, que é considerada uma das mais bonitas na Colômbia. Nos últimos anos tem sido cada vez mais destino de turistas em busca de suas ruas charmosas e da arquitetura colonial espanhola.

Um dos responsáveis por este “boom” foi a gravação da telenovela Zorro: a Espada e a Rosa aqui em 2007.

Plaza Mayor em Villa de Leyva

A principal atracão da cidade é a Plaza Mayor, uma das maiores da América, com 120 metros quadrados. Nesta imensidão de chão de pedra, apenas uma fonte, usada no começo para abastecer os moradores com água, reina sozinha lá no meio.

Plaza Mayor em Villa de Leyva

Villa de Leyva parece ter parado no tempo. As pessoas aqui cumprimentam umas as outras com um “bom dia” ou “olá”, mesmo se você é turista. É muito fácil encontrar também famílias que se reúnem no banquinho em frente de suas casas para ver o movimento nas ruas e o dia passar.

Plaza Mayor de Villa de Leyva

Um lugar bem legal em frente à Plaza Mayor é a Casa Quintera, um centro gastronômico que reúne 9 restaurantes e cafés. São diversas opções de cozinhas internacionais.

Centro Gastronômico

Eu escolhi o restaurante La Carreta, especializado em cozinha colombiana. Como entrada comi patacones, que são rodelas enormes de banana-da-terra fritas com um molho de cebola e alho.

Já como prato principal, comi um calentado, uma espécie de mexido com arroz, feijão, batata, carne, toucinho de banana-da-terra e dois ovos. Uma delícia por 10.000 COP (US$6), só o prato principal.

Centro Gastronômico

Patacón (centro) e calentado (dir.)

Depois do almoço, nada melhor do que andar pelas ruelas, visitar as lojas de artesanato, tomar um sorvete ou provar o famosíssimo café colombiano.

Ruela de Villa de Leyva

Chivas

Após de um dia inteiro circulando por estas ruas, nada como ver o entardecer na Plaza Mayor, mesmo que você não consiga ver o sol, as montanhas fazem sua parte.

Plaza Mayor em Villa de Leyva

À noite, os principais bares se reúnem em volta da Plaza Mayor. Mas tente sair cedo, porque o frio que cai à noite vai fazer você procurar o edredon antes do esperado.

Anoitecer em Villa de Leyva

E assim me despeço de Villa de Leyva com a sensação de que aqui sim vivi o primeiro momento realmente de férias desta viagem, sem hora e compromisso pra nada!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Myrella disse:

Gente quantos dias preciso em bovota para co hecer as principais atracoes turisticas , bailar salsa kkk e mergulhar em cartavena?

Beatriz disse:

Boa noite, Rafael!

Gostaria de tirar uma dúvida: qual a disponibilidade para ônibus, na volta (para Bogotá)?
Como tem pouco ônibus para ir até à Villa, como é para voltar?
Já tive “surpresas” ao visitar cidades históricas (quase fiquei presa por lá, quando a tarde caiu). Rs.

Obrigada*

Oi Beatriz, tudo bem?
Eu encontrei um site de uma empresa de ônibus com horários. Aí quando você estiver em Bogotá vale dar uma confirmada.

https://www.flotavalledetenza.com/horarios.php

Abraços, ótima viagem, e obrigado pela visita!

Leticia disse:

Olá Rafa, tudo bem?
Li que você escreveu que são poucos ônibus para Leyva. Saberia me dizer se tem algum ônibus que vai de Zipaquira até Leyva?
Estive pensando em conhecer a catedral pela manhã e na sequencia seguir para Leyva, dormir lá no hostel que mencionou e voltar para Bogotá no dia seguinte.
Obrigada

Oi Leticia, tudo bem?
Infelizmente não consegui encontrar informações sobre um ônibus de Zipaquira até Villa de Leyva ou Tunja. Sinto por não ajudar.
Abraços

Maria Melo Sales disse:

Fomos ao Equador seguindo as suas dicas, foi sensacional, o Restaurante Goda em Cuenca é maravilhoso. Obrigada pelas dicas. Estou indo pra Colômbia e estou lendo seu blog.

Oi Maria, muito obrigado! Fiquei muito feliz com seu comentário. O Equador é mesmo demais, né? E você vai adorar a Colômbia. Nós vamos voltar lá em abril também! Sobre Villa de Leyva, acho que de um a dois dias estão ótimos.
Abraços

Maria Melo Sales disse:

Quantos dias voce ficou em Villa de Leyva

Henrique disse:

Esta sensacional rafa as matérias, estou de olho em todas, aproveite bastante, enquanto vc ai aproveitando, estou aqui trabalhando rsrs… lindo de mais esse seu roteiro viu, irei fazer algum dia pode ter certeza.. Abraços e boa viagem por ai..

Rafael Carvalho disse:

Valeu Henrique! Pode vir sim que eu recomendo! Abracao

Adolfo disse:

Nossa, comps! Essa cidade deve ser sensacional! Parece mto Tiradentes mesmo! E o melhor e o nome da novela que fez a cidade sofrer esse boom turístico hahaha! E o tamanho dessa praça, esse vão imenso? Agora, confesso que fiquei morrendo de vontade de comer esse "calentado", aquele ovo! A foto do velhinho na rua ficou mto boa, mas a do entardecer ganhou! Muito bom! Mais uma vez parabéns pelo blog e obrigado por dividir com a gente sua viagem! É muito difícil depois de passear, andar tanto, conhecer tanta coisa, ainda arranjar ânimo e tempo para atualizar um blog. Parabéns! E boa viagem de volta a Bogotá! E estou ansioso pra Cartagena!