10 motivos para você entender por que a Colômbia é tão chévere

Chévere é uma expressão muito usada pelos colombianos, é o nosso “legal”. E, sim, a Colômbia é muito legal! É um país relativamente barato, próximo ao Brasil, com várias opções de voos diretos e com atrações para todos os tipos de viajantes.

Listamos aqui 10 motivos para você perder todos os seus preconceitos com o lugar e correr para usar suas milhas para visitar o país nas próximas férias!

+ Especial tem todas as dicas para curtir a Colômbia

1 – RISCO

Playa Blanca de Baru - Colômbia (Foto: Esse Mundo É Nosso)Assim como o Rio de Janeiro sofre de uma imagem criada lá fora devido à violência na Cidade Maravilhosa, a Colômbia passa pelo mesmo. Guerrilhas, FARC e cartéis de droga ainda são associados ao país, que realmente foi o mais violento da América Latina durante anos.

Mas com a implantação do Plano Nacional de Segurança desde a década de 90, isso mudou. Os índices de violência das principais cidades despencaram e hoje você vai se sentir muito mais seguro nas ruas de Bogotá, por exemplo, que em São Paulo. Os policiais estão por todos os lados, não minto se disser a cada esquina. Eles são conhecidos pelo nome pelos moradores do bairro e são sempre simpáticos com os turistas.

O próprio governo colombiano lançou uma campanha em que diz que o único risco de se visitar o país é que você queira ficar por lá: “El riesgo es que te queiras quedar”.

Claro que ainda existem zonas em que é recomendável não visitar, principalmente a região Amazônica, que ainda é dominada pelas FARC. Mas as principais cidades que farão parte do seu roteiro estão bem longe dali e são garantia de segurança e de uma viagem inesquecível!

2 – BOGOTÁ

Zona Rosa - Bogotá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A capital da Colômbia é sem dúvida um dos grandes momentos da viagem. Plana, limpa e organizada, Bogotá é cheia de atrações para todos os gostos. Se você gosta de museus e história, vai adorar bater pernas por La Candelária. Se você prefere lugares mais modernos e badalados, não pode deixar de conhecer a Zona Rosa. E a culinária? Bogotá tem alguns quarteirões dedicados à alta gastronomia, conhecidos como Zona G ou Zona Gourmet.

Ainda não está convencido? Misture a tudo isso mirantes incríveis, mais de 120Km de ciclovias e uma das noitadas mais animadas do país.

+ Veja todas as dicas de Bogotá

3 – Cartagena de Indias

Cartagena de Indias (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cartagena é o Rio de Janeiro da Colômbia. Turistas saem de todos os cantos do mundo para conhecer a cidade e, muitas vezes, nem visitam outros lugares no país. A cidade histórica amuralhada à beira do Mar do Caribe e suas sacadas floridas são um convite para passar uns bons dias curtindo a vibe do lugar. O povo do litoral é bem mais “solto” que os moradores da capital, a temperatura beira os 40ºC o ano inteiro, o pôr-do-sol é um dos mais inesquecíveis que já vi e, como se já não bastasse, são inúmeros tours pelas ilhas e praias paradisíacas do Caribe Colombiano.

+ Veja todas as dicas de Cartagena

4 – VILLA DE LEYVA

Villa de Leyva (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A Colômbia é cheia de charmosas e deliciosas cidades do interior. E Villa de Leyva, a 180Km de Bogotá, é sem dúvida uma das mais bonitas. Com apenas 8 mil habitantes e uma arquitetura colonial espanhola surpreendente e totalmente preservada, a cidade é um convite a voltar no tempo, diminuir o ritmo frenético da viagem e observar. As ruelas históricas guardam muitas lojas de artesanato, cafés e restaurantes imperdíveis.

+ Todas as dicas de Villa de Leyva

5 – AS PRAIAS

Playa Blanca de Baru (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O litoral da Colômbia é dividido em duas partes: as praias do Oceano Pacífico e as do Mar do Caribe. Sim, o país está no Caribe. É por isso que muita gente vai em busca das águas caribenhas azuis e quentinhas. Se você estiver em Cartagena de Indias, não deixe de fazer os passeios de um dia até as Islas de Rosario e Playa Blanca de Baru. São ilhas praticamente desertas e com um visual de tirar o fôlego. San Andrés, Santa Marta e Providencia são outros destinos muito procurados.

+ Conheça Islas de Rosario e Playa Blanca de Baru

6 – O POVO

Dançarinos colombianos em Cartagena (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os colombianos são como nós! São um povo alegre, festivo, hospitaleiro e sempre pronto a ajudar. Claro que, assim como no Brasil, os moradores das grandes cidades são mais fechados, mas logo farão de tudo para sua viagem ser inesquecível.

7 – VIDA NOTURNA

Zona Rosa - Bogotá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Bogotá tem a vida noturna mais animada que eu já vi. Todas as noites as ruas da Zona Rosa são tomadas por uma multidão em busca de diversão. Ali fica também a balada mais surpreendente que eu já fui, o Andrés Carne de Rés. São quatro andares temáticos, com música latina, que levam você do céu ao inferno em um instante. A badalada vida noturna se repete nas outras grandes cidades, como Cartagena, Medellín, Barranquilla…

8 – O CAFÉ

Café Juan Valdez - Bogotá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O café colombiano compete com o brasileiro pelo título de melhor do mundo. Não é à toa que no filme “O Todo Poderoso” Jim Carrey, quando ganha os poderes divinos, é servido bem cedinho por um agricultor colombiano na janela de sua casa. Pelas ruas, são inúmeros os cafés que servem desde simples copos até as mais sofisticadas bebidas com a matéria-prima. A rede Juan Valdéz é a mais famosa do país e, cá entre nós, deixa o Starbucks no chinelo.

9 – COMPRAS

Zona Rosa - Bogotá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Claro que a Colômbia não tem os preços baixos do Panamá, por exemplo, mas os produtos são mais em conta que no Brasil, seja vestuário ou eletrônicos. A Zona Rosa de Bogotá reúne as grandes lojas e grifes internacionais que são uma tentação para você usar seu cartão de crédito. A capital colombiana tem ainda diversos shoppings, como os famosos Andino e Atlatis Plaza.

10 – TRANSPORTES E HOSPEDAGEM

Voo para Cartagena de Indias (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Deslocar-se na Colômbia é uma coisa muito fácil e também barata. Seja no excelente Transmilênio dentro de Bogotá, de ônibus pelo interior, voando para uma cidade mais distante ou em uma viagem internacional pelos países vizinhos, a oferta é grande e os valores muito interessantes. Por isso, quando fui ao país, logo casei a viagem com um “pulo” no Panamá e outro no Equador.

A hospedagem também é excelente nas cidades colombianas. E é para todos os bolsos. Os hostels (ou albergues) são modernos e baratos. Além disso, as grandes cadeias de hotéis e resorts também estão por lá.

+ Veja mais sobre hospedagem em Cartagena
+ Especial com todas as dicas sobre Cartagena

Depois de todos esses argumentos, você ainda tem dúvida? A Colômbia é muito chévere!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Renata disse:

Oi, Vou passar 10 dias entre Bogotá e Cartagena. Porém com apenas um final de semana dentro do período. Na sua opinião, qual a noite mais animada nos finais de semana?

Oi Renata, tudo bem?
Então, a noite em Bogotá é mais balada mesmo, estilo grandes cidades do Brasil. A melhor região é a Zona Rosa. O Andrés Carne de Rés é o meu lugar preferido, mas ele funciona todos os dias, então você não precisa esperar pelo fim de semana. O mesmo acontece em Cartagena. Como a cidade é super turística, tem o que fazer todos os dias. Então acho que você não precisa se preocupar muito com essa questão não.

Abraços

edi disse:

Obrigada pelas dicas! próximo roteiro !

Vladimir disse:

A Colômbia é bonita… Recomendo a Barranquilla, uma cidade que ainda recebe muitos imigrantes como o Brasil, tem muita influência no setor gastronômico. É gente boa…amável sempre disposta pra ajudar. Além é barato pra se divertir e comprar presentes…

CLEUSA VENANCIO disse:

Rafael

Parabens pelo texto. Sucinto e bem explicativo e o melhor com fotos e videos. Qual o custo medio de alimentação diaria em Bogota, Cartagena e San Andres?

Oi Cleusa, muito obrigado! Pense num custo como no Brasil, acho que não terá problemas.
Abraços

Andrezza disse:

Bom dia Rafael,
primeiramente amei suas matérias, muito legais e informativas.
Em segundo lugar: você tem alguma indicação de hostel com bom preço em Catagena, vou no final de fevereiro e ainda não sei onde ficar.

Abraço.

Oi Andrezza, tudo bem?
Que bom, fico muito feliz. Em Cartagena, até os hostels são meio carinhos. Eu já me hospedei nesse aqui https://www.booking.com/hotel/co/el-viajero-hostel… e gostei muito da estrutura e localização. Conheci muita gente bacana.
Abraços e ótima viagem!

pedro disse:

Lugar animal, Cartagena, Santa Marta, Medellin e San andreas, foi onde mais gostei, putaria rola solta, só murruga e o 99% suadera.
Galera colombiana é muito gente boa, e as mulheres são lindas, todos curtem Brasileiros.
Não da vontade de voltar!

pedro disse:

40 dias 5mil reais, ficando em hostel(media de 25-30diaria), barato, nao passei perrengue, custo de vida la é barato, comia prato feito de rua, saia na media de 10R$ convertendo, comida boa, transoporte aereo barato, de onibus tbm mas é mais é sinistro.

Pedro disse:

Olá! Minha dúvida é com relação ao transporte de uma cidade para outra, por exemplo, pra ir de Bogotá a Medellín e de Medellín pra Cartagena, quais companhias aéreas fazem esses trajetos? Fui procurar passagens pelos sites de busca e os preços do conjunto (incluindo saída do Brasil) estavam altíssimos. Obrigado.

Oi Pedro, tudo bem?
Você pode consultar companhias como Avianca, VivaColombia ou mesmo Copa, por exemplo.
Abraços e obrigado pela visita!

Bruno Neto disse:

Que saudades desse lugar, fui com minha namorada em nossa primeira viagem internacional juntos. Ficamos uns 6 dias em Bogotá e 4 em Cartagena, morro de saudades desse lugar.. sempre nos lembramos da viagem q foi feita em 08/2014. Lugar maravilhoso, o povo é demaiss, desejo voltar p/ la o quanto antes!! faltou ver muuuuuuita coisa!"!!!

AndressaBalbina disse:

Qual o valor dos passeios, para ir até as ilhas.

Oi Andressa,
você pode encontrar todas as informações em https://www.essemundoenosso.com.br/2014/06/01/playa-bl
Abraços

Joan Felipe Mendoza disse:

Colômbia é um dos países mais belos do mundo! Não há nenhum lugar tão bonito e acolhedor. Mas o transporte é o pior.

Mafe Lopez disse:

Que bonito ler tantos comentários bons da minha terra. Rafael e todos: convido vocês a conhecer ou matar saudades da arepa,, patacon e outras delícias, no Guanahani, primeiro e único restaurante Colombiano em SP. Vocês vão se sentir em Cartagena! Rua Joaquim Antunes, 391.

Rogério disse:

Rafa, só pra acrescentar que no 8 – o agricultor que aparece no filme é o PRÓPRIO Juan Valdez fazendo uma participação especial " a la " Stan Lee rs…

Colombia rules… Bogotá é sensacional siempre con sus catorce grados por la noche rs!!
Dicas gastronomicas: a Cadeia de Lanchonete El Corral (https://www.elcorral.com/) hamburguer fodástico e obrigatório provar las Malteadas (milk shakes) – tem versões da cadeia que chamam Gourmet que é mais chique e tal mas serve… e com certeza tomar uma cerveza (seja no supermercado) ou indo diretamente em um dos pubs da BBC (bogota beer company – https://www.bogotabeercompany.com/) muito muito bom!!!

E culturalmente falando: O museu do Ouro e a Casa do Botero (que não abre as terças) são lugares bem bacanas de ir…

abs

Sério, Rogério?
Que demais!!! Muito obrigado pelas dicas, adorei o El Corral! E estou indo pra lá quinta-feira 😀
Abraços

Rogério disse:

nossa… que foda… adoro a Colombia… tenho uma grande amiga que mora lá (especificamente em Bogotá) me mostrou varias coisas legais… se não comeu quando foi… prove patacones (uma especie de banana da terra na chapa com um zilhão de recheios haha) e AREPAS ahhhh que saudade do gosto de arepasssss nhami nhami…

só não digo que lá foi por onde comi melhor na vida porque o Perú é palio dura de vencer rs… boa viagem!!!!

Sulacristin disse:

Nossa muito legal, quero muito ir uma dia! 🙂

Núdia Fusco disse:

oi, rafael, interessante o seu relato. qual foi o seu tempo de viagem? e uma pergunta indiscreta: vc se lembra quanto, aproximadamente, gastou no total?

Oi Núdia, tudo bem?
Obrigado pela visita. Fiz Bogotá, Villa de Leyva e Cartagena em 10 dias. Foi tempo suficiente, embora eu ficaria mais tempo em Cartagena. Sobre o quanto gastar, com um orçamento razoável (sem esnobar), devo ter gastado em torno de R$1,5mil a R$2mil, sem passagens.
Abraços

Oi Marcia,
essa é uma pergunta muito difícil. Depende muito do tipo de hospedagem, atividades e locomoção pelo país durante esse mês de férias. Mas saiba que é mais barato que você gastaria no Brasil.
Abraços

Oi,
Vc tem noçao de quanto se gasta para morar lá? Ou pleo menos uma viagem de um mes sem muito luxo, mas com algum conforto? Pode ser uma estimativa.

Juliana disse:

Nossa, Rafa! Fiquei com mta vontade de ir para a Colômbia. Vou torcer para o Danilo ter que ir trabalhar lá por uns dias…
Agora vou pegar aqui as dicas do México!!! Bjs

Juliana disse:

Adorei, Rafa!! Estes posts só me deixam mais na dúvida de onde ir nas próximas férias. Um lugar mais lindo e "chévere" que outro.