Onde comer bacalhau em Lisboa: Dica de restaurante barato e bom

Quando comecei a planejar uma viagem a Portugal logo pensei “onde comer bacalhau em Lisboa?”, afinal, eu precisava provar o legítimo prato na capital do país. Pesquisei algumas dicas, mas gostei mesmo dessa que compartilho com vocês, que foi uma indicação de um amigo que tinha ido à cidade meses antes.

Mais que os famosos restaurantes, onde também provei vez ou outra o bacalhau, a Tasca da Sé destacou-se por vários motivos: cozinha familiar, preços baixos, ambiente autêntico e pratos muito bons. Ele fica bem no centro da cidade, na frente da Catedral da Sé.

ONDE COMER BACALHAU EM LISBOA

Esse pequeno restaurante com capacidade pra pouco mais de 30 pessoas passa praticamente despercebido por quem passeia pela região. A pequena fachada esconde uma cozinha familiar, onde os donos é que cozinham e atendem as mesas.

+ Hotéis com desconto na capital portuguesa

Onde comer bacalhau em Lisboa - A Tasca da Sé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Entre as opções pra quem busca um bom bacalhau em Lisboa estão À moda do Minho (frito, com cebolada e fritas), À Tasca (frito, com maionese e gratinado), À Braz (desfiado com cebola e ovos), cozido com batata cozida e legumes ou assado na grelha. O preço de todos eles é praticamente o mesmo, em torno de 10€*. Você pode ver o cardápio no site do Zomato. Embora o garçom diga de que não, os pratos servem sim duas pessoas. Éramos dois homens, pedimos um cada e não conseguimos comer tudo.

Eu optei pelo Bacalhau À Tasca, que era frito, vinha com maionese caseira gratinada e chips de batata por cima. Confesso que pensava em comer um básico, apenas com azeite, mas segui a indicação do meu amigo e não me arrependi. Essa maionese é simplesmente deliciosa e combina muito com o bacalhau.

Onde comer bacalhau em Lisboa - A Tasca da Sé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como tínhamos pedido um para cada um e os pratos eram bem grandes, demos sorte por não termos comido entrada, apenas um pãozinho com azeite. Por falar em entradas, em Portugal é comum os garçons já trazerem à mesa vários pratinhos com pão, manteiga, presuntos, quejos, azeitonas… é como nosso couvert no Brasil. Só que eles não perguntam se você quer e pode ter certeza que esses petiscos virão listados na sua conta. Então fique atento e saiba não há problema, inclusive, em perguntar os preços, já que esses itens dificilmente aparecem nos cardápios.

Onde comer bacalhau em Lisboa - A Tasca da Sé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os vinhos também têm preços muito bons. O vinho branco da casa saiu por menos de 4€* a garrafa.

Onde comer bacalhau em Lisboa - A Tasca da Sé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sem dúvida foi uma boa opção de onde comer bacalhau em Lisboa. Não vejo a hora de voltar. Agora se você procura um restaurante mais estrelado, gostamos também do Solar dos Presuntos, um estabelecimento bem famoso cheio de fotos de artistas e políticos (inclusive brasileiros) nas paredes. A diferença é que a conta nele vem bem mais carinha.

A TASCA DA SÉ

Endereço: Rua de Augusto Rosa, 60 , Sé – Lisboa
Metrô mais próximo: Baixa-Chiado ou Terreiro do Paço
Telefone: +351 218 875 551 (não fazem reserva)
Não abre: Aos domingos

+ Hotéis com desconto e cancelamento grátis na cidade
+ Quanto custa viajar pra Portugal? Veja os preços
+ 20 dicas do país que você precisa conhecer
+ Mais dicas pra você curtir a capital portuguesa

Tem dicas de onde comer bacalhau em Lisboa? Conta pra gente nos comentários quais são seus lugares preferidos!

* Preços checados em fevereiro de 2017

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Everaldo O. do Nascimento disse:

Fui com a esposa em Janeiro do ano passado e adoramos o lugar . Conseguimos uma mesa comemos o bacalhau com maionese , tomamos vinho tinto da casa .
Tudo em acordo com o que você falou e ainda falei com o garçon que li a sua matéria.
Uma coisa engraçada, foi que em determinado momento surgiram duas senhoras que estavam na cozinha e mais os 2 garçons que estavam atendendo , colocaram prato com sardinhas e batatas numas mesas ao canto , pararam os serviços e almoçaram junto aos clientes ; Achei diferente de nossos costumes mas gostei muito da forma simples e bacana .

Oi, Everaldo, tudo bem?
Que legal receber sua mensagem, ficamos muito felizes. Esse lugar é uma delícia, né?
Abraços e obrigado!

Robério Souto disse:

Estou indo a Lisboa agora em abril/2020. Vou seguir a sua dica e visitar A Tasca da Sé. Na segunda feira funciona normalmente? Desde já obrigado pelas dicas.

Oi, Robério, tudo bem?
Que legal, espero que goste. Se der, volte aqui pra contar como foi! E pelo que pesquisei abre sim às segundas, só não abre aos domingos.
Abraços e ótima viagem!

Andre disse:

Gostei muito mesmo foi em Guimarães no Restaurante Mumadona a moda da casa, fiquei 22 dias em Portugal e comi bacalhau dia sim e outro também e este foi o melhor, comi um tambem numa lanchonete que tem uma franquia com o nome Celeste que e tambem a moda da casa, muito bom também

Edgar Cornachini disse:

Tasca da Sé perfeito! Gostei muito também do Zapata, em uma ruazinha do Bairro Alto. Decepcionei-me com o João do Grão.

Edgar Cornachini disse:

No dia 27 de maio estive no Tasca da Sé. Surpreendeu-me pelo tamanho do restaurante, realmente muito pequeno.Como era uma segunda-feira, encontrei uma mesa disponível. Estávamos em três e cada um pediu um bacalhau. À tasca, À Minhota e Assado na grelha com batatas. Os três estavam maravilhosos! Digno de se voltar todas as vezes em que eu retornar a Lisboa! Indico para quem puder!

Oi, Edgar, tudo bem?
Que ótimo, fico feliz em ajudar e também que tenha gostado. Eu acho esse restaurante um verdadeiro achado!

Abraços

Haroldo Paiva disse:

Comemos hoje um bacalhau na Tasca da Sé. O Texto é fidedigno. Muito bom, mas “derrubei” meu prato tranquilamente. Hoje custa 11,50 euros.

Oi Haroldo, fico feliz que você tenha gostado. Que delícia, hein?

Obrigado pelo feedback, com certeza irá ajudar muitos outros viajantes.

Abraços e aproveite Portugal!