Barco em Fernando de Noronha: Passeio com golfinhos

Se você tem vontade de ver golfinhos, não pode perder o passeio de barco em Fernando de Noronha. Além disso, o tour tem parada para mergulho na praia do Sancho, eleita a melhor do mundo, e outros atrativos. Neste post, conto detalhes da nossa experiência.

BARCO EM FERNANDO DE NORONHA: PASSEIO PRA VER GOLFINHOS

Dizem que quem faz o passeio de barco em Fernando de Noronha tem 99,9% de chances de ver golfinhos. Eu fiz duas vezes e sempre consegui vê-los, mas conheci uma família que tinha feito o passeio um dia antes de mim e que saiu de lá frustrada sem ver ao menos um. Coisas da natureza, né?

Passeio de barco em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, acho que essa é a grande diferença do passeio de barco em Fernando de Noronha. Em muitos lugares do mundo, é fácil ver golfinhos de perto, nadar com eles e até tirar fotos dando beijinhos, mas no caso de Noronha eles estão livres na natureza. Não é permitido entrar na água, nem tocá-los. E isso é o mais legal porque eles estão no ambiente deles e aparecem apenas se quiserem.

Mas vamos falar do passeio em si…

| COMO É O PASSEIO DE BARCO EM FERNANDO DE NORONHA

O tour começa bem cedo. Às 7h30 o carro da Atalaia, agência que fizemos todos os nossos passeios em Fernando de Noronha, passou no Dolphin, hotel em que nos hospedamos.

De lá, paramos em mais alguns hotéis e fomos para o porto. Chegando ao porto, é possível alugar snorkel, nadadeiras e colete salva vidas, já que o barco faz uma parada para mergulho. Cada item custa R$ 10 (valor de outubro de 2019).

Passeio de barco em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O barco possui colete salva-vidas apenas para caso de emergência. Eles têm também macarrão/espaguete, mas não é suficiente para atender a todos que estão no barco. Então, talvez seja uma boa alugar o colete caso você não saiba nadar muito bem ou esteja com preguiça.

| O QUE DÁ PRA VER NO PASSEIO

O passeio começou pouco antes das 9h. Primeiro, passamos pelas Ilhas Secundárias do arquipélago de Fernando de Noronha. O guia explica um pouco de cada lugar. O tour ainda passa de longe pelas praias do Cachorro, do Meio, da Conceição, do Bode, Boldró, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos. E fica bem pertinho do Morro Dois Irmãos. Dá pra tirar lindas fotos.

Pico e Morro Dois Irmãos (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pico e Morro Dois Irmãos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Um pontos altos dessa parte do passeio é quando o barco passa perto de uma pedra que quando a água bate faz o barulho do rugido de um leão.

| GOLFINHOS

Mas o ápice do passeio de barco em Fernando de Noronha é mesmo o momento de ver os golfinhos. Você avista um de longe e, de repente, estão todos ao redor do barco. Eles vão acompanhando o barco por um longo período.

Golfinhos em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dizem que todos são machos e que eles fazem isso para chamar a nossa atenção e proteger as fêmeas que estão com seus filhotes. É emocionante! São dezenas de golfinhos se exibindo para nós. Claro que varia muito de cada dia. Quando fui a primeira vez, achei que eles ficaram bem mais tempo ao redor do barco do que nesta segunda. Mas é aquilo que falamos, né? É a natureza! Eles fazem o que querem e são livres para isso! Ainda bem!

Golfinhos em Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Golfinhos em Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| MERGULHO NA PRAIA DO SANCHO

O barco faz uma parada de cerca de 40 minutos para mergulho na praia do Sancho, considerada várias vezes a melhor do mundo pelo TripAdvisor. Ele fica distante da areia. Então, se não quiser entrar na água, vai ter que ficar no barco. Por isso, é legal estar com o colete ou com o espaguete.

Passeio de barco em Fernando de Noronha: Praia do Sancho (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Sancho (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não é o melhor lugar de Noronha para ver animais, mas dá para avistar muitos peixes mesmo sem mergulhar.

Mas a graça mesmo do passeio de barco de Fernando de Noronha é ver os golfinhos tão de perto. Pra quem preferir, é possível também fazer o tour de canoa havaiana.

| QUANTO CUSTA?

A gente fechou o passeio pela Atalaia, inclusive dá para comprar já pela internet e chegar com tudo resolvido. O valor do passeio de barco custa em torno de R$ 210 por pessoa (preço de outubro de 2019).

Ficou com alguma dúvida sobre o passeio de barco de Fernando de Noronha? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as nossas dicas do destino
+ Todas as dicas pra sua viagem em um só post
+ Lá aceita cartão? Tem banco e caixa eletrônico?
+ Restaurantes: Dicas de onde comer
+ Fuso horário: Ilha tem horário diferente de Brasíia
+ Ônibus, táxi ou buggy: Como circular?
+ Taxa: Qual o valor e o que temos que pagar?
+ O que fazer: Principais passeios
+ Que assento escolher no avião indo pra ilha?

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *