Já pensou em dividir os custos da gasolina e até do pedágio numa viagem? Pode ser tanto no caso de você ser o dono do veículo ou também se você iria viajar sozinho de ônibus, por exemplo, e agora vai gastar menos de carro.

A convite de uma amiga, conhecemos a Bla Bla Car, uma plataforma francesa de compartilhamento de custos de viagem que atua em mais de 20 países e chegou no final de 2015 ao Brasil.

COMO FUNCIONA?
Se você é passageiro, basta colocar a origem e o destino, a data e escolher o condutor da sua viagem. Como o aplicativo “já pegou” por aqui, você já encontra muitos motoristas com avaliações positivas de outros usuários. Se surgir alguma dúvida, é só enviar uma pergunta pra ele, como onde será o ponto de encontro. O valor da viagem aparece na hora da busca, assim como o modelo do carro e outros itens interessantes, como se a pessoa gosta de conversar ou ouvir música, por exemplo.

Perfil no Bla Bla Car

Agora se você é o motorista e quer dividir os custos com outros passageiros, é preciso se cadastrar com uma conta do Facebook, colocar uma foto de perfil, validar seu número de celular e escrever uma pequena biografia. Depois é só aguardar a liberação pela Bla Bla Car e já pode começar a compartilhar seus itinerários.

Após a reserva online, o sistema libera o número do celular do passageiro e do condutor para que os dois possam combinar os detalhes da viagem, como uma alteração de horário ou o local de encontro. O pagamento é feito diretamente ao dono do carro na hora da viagem.

E VALE A PENA?
No nosso teste, usamos como referência uma viagem de São Paulo a Santos. O ônibus custa R$23,50. Na plataforma, encontramos o mesmo trajeto por até R$10.

Tela de resultados da Bla Bla Car

É SEGURO?
De acordo com a Bla Bla Car, todos os perfis são moderados. Uma dica de segurança é verificar as avaliações de outros passageiros que já viajaram com aquele condutor. Como essa é uma plataforma de compartilhamento (de caronas), não se esqueça também de avaliar a sua viagem, o que irá ajudar outros passageiros futuramente.

COMO COMEÇAR?
Os aplicativos estão disponíveis para Android e iOs. Dá também pra verificar e reservar pelo site.

+ Tem dúvidas? Vale dar uma olhada no site

E aí, você já usou alguma vez? Conta pra gente a sua experiência!

 

* Esse não é um texto patrocinado, estamos compartilhando uma dica e experiência que podem ajudar nossos leitores a economizarem nas próximas viagens

+ 11 praias azuis do Brasil pra você não precisar ir ao Caribe

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

3 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.