Cabo Polonio, no Uruguai: Como chegar e o que fazer

Cabo Polonio é uma daquelas preciosidades do Uruguai. Para chegar é preciso pegar uma jardineira e fazer um caminho pelas areias balançando para todos os lados. Por lá, o clima é de vilinha no melhor estilo do Nordeste do Brasil. Tudo pé na areia, restaurantes estilosos, muito vinho e um visual deslumbrante. Neste post damos todas as dicas sobre um dos lugares mais charmosos do Uruguai.

CABO POLONIO

| DICAS

A cidade maiorzinha mais próxima de Cabo Polonio é La Paloma. Quando fomos, decidimos fazer base lá para acordar cedinho na manhã seguinte e passar o dia na vila. Quando descemos da tal jardineira e andamos por lá, percebemos que o melhor teria sido passar uma noite em Cabo Polonio (encontre hotéis e pousadas com desconto) para poder relaxar de verdade. Não deu dessa vez…

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A gente não quis arriscar antes de conhecer porque havíamos lido sobre falta de energia elétrica, água corrente e internet, mas quando chegamos lá, descobrimos que quase todas as casas possuem gerador e tem internet liberada pra todo mundo na pracinha onde a jardineira deixa as pessoas.

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

De Montevidéu a Cabo Polonio, são 250 km. Dá pra fazer a viagem sem parar, mas a graça é ir conhecendo cada cidade no caminho, como Punta del Este, José Ignácio e La Paloma. Neste outro post nós contamos tudo sobre o roteiro de carro que fizemos no país.


| COMO CHEGAR

Para chegar lá é preciso ir de carro até o Parque Nacional Cabo Polonio. Pra vir até aqui seja saindo de Montevidéu ou Punta del Este, o melhor é alugar um carro, já que o transporte público não é tão eficiente por essas bandas. Nós alugamos na RentCars, que encontra os melhores preços entre diversas locadoras e o pagamento ainda é em reais, ou seja, você economiza o IOF. Dá pra fazer a cotação e contratar pelo site mesmo. É bem fácil e vantajoso!

Ao chegar na entrada do parque, você deve deixar o carro num estacionamento e seguir viagem até a vila na famosa jardineira. O trajeto não é longo, cerca de trinta minutos, mas é emocionante, já que a estrada é de areia e o que a gente mais faz é chacoalhar. Na verdade, teve só um pouquinho de emoção, foi tudo bem tranquilo e divertido.

+ Encontre seu hotel no Uruguai com desconto

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O ingresso de ida e volta custa 230 pesos por pessoa (cerca de 8 dólares) e o estacionamento sai por 190 pesos (cerca de 7 dólares) a diária (valores de fevereiro de 2018). O transporte é feito durante todo o dia (das 7h às 20h), mas varia de acordo com a temporada. Para saber os horários e preços atualizados, vale a pena entrar no site do governo.

 

| CHEGANDO LÁ

Depois de descer da jardineira, você perceberá que valeu muito a pena. Cabo Polonio surpreende e conquista logo de cara. Parece que o estresse e as preocupações ficam lá no estacionamento. Uma sensação de paz, natureza linda (com direito a lobos marinhos no mar), pé na areia e os ótimos vinhos uruguaios.

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A vila possui pousadas charmosinhas e restaurantes bonitinhos. Não é barato, mas os preços também não são exorbitantes. Gostamos muito do restaurante La Perla del Cabo, que também é hotel.

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pro Uruguai
Não viaje pro Uruguai sem um seguro. Você evita dores de cabeça com eventuais problemas de saúde e até mesmo imprevistos com cancelamentos e atrasos de voos. Vale a pena já sair do Brasil com um seguro garantido. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 

| ATRAÇÕES

Acho que já deu pra perceber que as maiores atrações de Cabo Polonio são beber um bom vinho, aproveitar a praia vazia e curtir a tranquilidade tão rara no nosso dia a dia agitado. Além de ver os lobos marinhos, é claro. Mas, Cabo tem também um farol. E dá para subir nele e ter o privilégio de prestigiar a vista de Cabo Polônio por um valor bem simbólico (menos de 1 dólar).

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)


| FORA DA TEMPORADA

Nós fomos já quase no fim da temporada. Não estava vazio, mas também não estava lotado. Pelo que conversamos com algumas pessoas de lá, não vale a pena visitar Cabo Polonio no outono e no inverno. Faz frio, venta muito e muitos hotéis e restaurantes não funcionam.

+ Encontre seu hotel no Uruguai com desconto

+ Veja todas as dicas do Uruguai
+ Roteiro de carro pelo país; Cidades e praias
+ Dicas para passar pela imigração no Uruguai
+ 10 coisas que é bom saber antes de viajar pra lá

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Luis disse:

Em resumo….é para passar trabalho…não tem nada , nenhuma infra e eé caro pra cacete…é o paraíso dos maconheiros…nunca mais!!! Enchem o rabo de maconha e não ligam para as dificuldades do local. A comida é cara é sem qualidade.

Rejane disse:

57,00 numa cerveja e misto quente?? ?

LUIZ CARLOS QUINTINO disse:

Estive em Cabo Polonio em Jan/19, fui de São Paulo até Chui de carro, atravessei a fronteira (avenida) e peguei o ônibus de carreira mesmo, sai de 1 em 1 hora mais ou menos, a viajem levou umas 3 horas porque o ônibus entra em tudo que é lugar, muita estrada de terra, porém, bem conservada, você chega na base e compra ingresso para o “traslado” por caminhões (de meia em meia hora) adaptados para areia, nada de mais, tudo tranquilo, o local é lindo,tudo muito rústico, tudo muito caro, vale a pena cada centavos. Paguei 1 cerveja e um lanche misto quente 57,41 REAIS (convertidos de peso para reais), pra mim o top foi os lobos marinhos, farol e a vilinha, maconha corre livre leve e solta.

José Roberto disse:

Qual a distância de La Paloma até Cabo Polônio?? è possível o transporte de bike?

Bruna disse:

Olá!
Verifiquei no site do Governo os horários dos passeios a Cabo Polonio, e fiquei com dúvida os “HORARIOS DE INGRESO” são os horários que o caminhão sai e vai até na praia, e os “HORARIOS DE SALIDA” é a volta da praia até o estacionamento?
Fiquei na dúvida pois o primeiro horário no “INGRESO” é as 06h00, e na “SALIDA” as 06h30, o que por lógico seria as 6h a ida e as 6h30 a volta… mas aí com relação ao último horário, no “INGRESO” tem um horário as 20h, enquanto que na “SALIDA” o último horário é as 18… fiquei confusa… você consegue me esclarecer esta dúvida?

Att,
Bruna

Simone Dutra disse:

Olá! Meu marido e eu estamos planejando uma viagem de carro por algumas cidades do Uruguai. Mas vamos acompanhados dos nossos dois filhos pequenos (um de 6 anos e o outro de 10 meses). Você acha viável irmos a Cabo Polônio, já que a cidade é pequena e precisa passar por uma “aventura” para chegar até lá?
Obrigada!

Kátia disse:

Olá, pretendo ir com meu namorado em setembro de carro, seria seguro deixar no estacionamento? E sobre hospedagem qual seria mais em conta pra ficar em cabo polônio? Obrigada

Cleumar disse:

Olá estou planejando conhecer cabo polonio em setembro
Vou ir de moto co minha esposa.Então deixo a moto na entrada do Parque e pegamos as mochilas e vamos de caminhão até o hostel? Seria isto?

Adolfo disse:

Oi, Cleumar.

É isso mesmo. Quando nós fomos, deixamos o carro no estacionamento do parque e pegamos o caminhão. Na volta, pegamos o caminhão de novo até o carro e seguimos a viagem para a próxima cidade.

Obrigado pelo comentário!

Adoflo

Katia de Oliveira Araujo disse:

Adorei o post e o blog, obrigada pelas dicas!
Queria saber se é necessário reservar com antecedência para ir ao Cabo Polônio ou só chegar…

Adolfo disse:

Oi, Katia. Tudo bem?

Obrigado pelo comentário.

Se você quiser dormir por lá, talvez seja melhor reservar antes. Agora, para passar o dia, não tem necessidade. Nós chegamos ao parque e já pegamos o próximo caminhão até lá.