Comissário revela bebê esquecido e pegação em avião

Engana-se quem pensa que vida de comissário de bordo é fácil. Além dos horários malucos dos voos, eles precisam lidar com situações muito complicadas e até inesperadas.

Lucas Ramos, que trabalhou por seis anos como comissário nos Emirados Árabes Unidos, contou em entrevista ao podcast de viagem do Esse Mundo é Nosso sobre o dia a dia da profissão.

Entre os momentos mais bizarros que ele relatou está, por exemplo, o pai que esqueceu o filho recém-nascido no avião. A gente separou os principais trechos desta conversa. Confira:

Comissário revela situações difíceis da profissão

Antes de mais nada, pra ouvir o podcast na íntegra você pode acessá-lo pelo player abaixo ou no aplicativo de áudio de sua preferência: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de streaming.

Excesso de gases e inchaço

Acostumado a mostrar em seu perfil no TikTok a realidade por trás do glamour da profissão, Lucas revelou alguns perrengues que todos os comissários passam, como, por exemplo, os gases: “Até passageiros sofrem com isso. Quando a gente decola, por causa da pressurização, os gases se expandem. Se você bebe refrigerante ou come muito grão, é uma coisa que fica incontrolável”.

Comissário de bordo Lucas Ramos com seu informe e fundo de parede azul
Lucas Ramos (Foto: Reprodução – Instagram)

Além disso, Lucas comentou que os comissários ficam com a pele ressecada e muito inchados.

Pegação entre passageiros e tripulação

Muita gente acha que é mito, mas Lucas revelou que existem vários passageiros que se conhecem no voo e acabam tendo alguma relação ali mesmo: “Uma vez, eu estava passando e escutei um barulho esquisito. Olhei e tinha uma garota ‘ajudando’ um cara no meio da cabine com a luz apagada”.

Para colocar um fim à brincadeira do novo casal, Lucas deu aquela famosa tossidinha. Os dois perceberam e pararam.

Mais podcasts
Angélica e suas viagens
Maior viagem de ônibus do mundo
Perrengues que ninguém conta

Entre tripulação e passageiro, segundo ele, em voo é impossível acontecer, já que eles sempre estão fazendo alguma coisa de trabalho. Já entre os próprios tripulantes, depois do voo, no hotel, pode rolar.

Medo no voo

Lucas relembrou que ficou com bastante medo em um voo que fez para o Paquistão em uma época de celebração religiosa: “Eu estava no fundo sozinho. Um passageiro levantou e foi na frente de todo mundo e começou a fazer uma reza alta do nada. Eu não sabia o que ele estava falando e fiquei morrendo de medo”.

Na mesma hora, ele ligou para sua supervisora para contar o que estava acontecendo, mas ela o tranquilizou: “Ela começou a rir e disse que era o horário deles rezarem. Falou: ‘Pode ficar tranquilo que é normal'”.

Passageiros que pegam o voo para roubar outros passageiros

Em voos interncionais, a gente costuma guardar a bagagem de mão com dinheiro, computador e outros pertences sem se preocupar com a segurança. Pegamos no sono e confiamos que ninguém irá mexer em nossas coisas.

Entretanto, Lucas contou que existem passageiros que pegam o voo apenas para roubar outros passageiros:

Cabine de voo com passageiros sentados mexendo na tela de entretenimento e no celular
(Foto: Pixabay)

“Geralmente são voos noturnos, em que está todo mundo dormindo e tudo apagado. Quando entra no avião, a pessoa já deixa a mala dela longe do assento. Durante o voo, fica indo até onde está a mala dela. Essa é a desculpa que usa para ir andando pela cabine e ir abrindo os compartimentos superiores”.

Portanto, a dica é começar a usar cadeado até na bagagem de mão.

Passageiros mal educados

Segundo Lucas, é bem comum pegar clientes que reclamam que o passageiro da frente reclinou o assento, mas o comissário não pode intervir nesta situação. “Tem gente que acha que temos a obrigação de fazer a pessoa da frente entender e voltar o assento”.

Pai esqueceu o filho recém-nascido no avião

Imagina o tanto de coisas bizarras que os comissários já encontraram dentro do avião depois do voo. Lucas relatou algumas delas: “Já encontrei cobertor sujo de urina, de gente que se limpou depois de fazer coisas no assento, já encontrei absorvente usado, calcinha…”, disse.

Mas teve uma história que chamou muito a atenção de Lucas: “Meu ex-namorado achou um bebê enrolado na coberta que ficou deixado pra trás. Era um pai solteiro que estava viajando com o filho pela primeira vez. Talvez pela exaustão, ele pegou as malas e saiu. Quando chegou no portão de embarque se deu conta que esqueceu o filho e voltou correndo”.

Comissário também paga mico

Já deu pra perceber que a vida de comissário é muito emocionante, né? Mas às vezes pode ser bem engraçada. Lucas contou que uma vez sua calça rasgou no começo de um voo:

“A gente tinha acabado de trocar o uniforme e não tinha muitas peças ainda. Eu tinha só um conjunto do meu uniforme todo. Logo depois de encerrar o embarque, começou a movimentar o avião, eu fui abaixar pra guardar um copo no carrinho e a minha calça rasgou inteira. Eu estava com a bunda virada pra cabine. A calça rasgou da parte de cima até atrás do meu joelho”.

Ele lembrou também de um voo pro Brasil em que percebeu que todos os passageiros estavam rindo enquanto uma comissária servia a comida. O motivo era o nome da comida indiana: “Tomato Poha”.

Aliás, pra saber mais histórias da vida de um comissário, siga o perfil de Lucas Ramos no TikTok. Por lá, ele conta diversas situações que viveu durante os seis anos que trabalhou como comissário de bordo nos Emirados Árabes.

Além disso, ele dá dicas também para quem deseja se tornar comissário de voo.

Veja também
Segredos de uma camareira
Angélica e suas viagens
Bastidores de um navio

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens