Dicas de Morro Branco, Ceará: Como ir, o que fazer e onde ficar

Morro Branco, no Ceará, é daqueles lugares de tirar o fôlego, não é à toa que já foi cenário de filmes e novelas. A pequena vila que pertence ao município de Beberibe fica a cerca de 90km de Fortaleza e é uma ótima pedida pra quem quer um tour de um dia fora da capital cearense.

Nós chegamos até lá de buggy, o que tornou o passeio muito mais agradável, mas há diversas outras formas como contaremos nesse post, em que também falamos do que fazer em Morro Branco, as atrações e outras dicas pra você planejar sua viagem.

Dicas de Morro Branco, no Ceará

O que mais chama a atenção em Morro Branco, além do mar com tons azuis e verdes, são as falésias avermelhadas que criam um labirinto até o mar. É um visual que não tem como não ficar impressionado. Tanto que aqui já foram gravadas novelas como Tropicaliente e Final Feliz, além de filmes como O Noviço Rebelde, com Renato Aragão.

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O nome é fácil de se entender, já que logo quando você avista a cidade de longe a primeira coisa que se enxerga é o “morro branco” com seu farol. Abaixo nós explicamos como chegar e damos algumas dicas de o que fazer em Morro Branco.

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como ir a Morro Branco saindo de Fortaleza

Nós voamos até Fortaleza e depois, como contei acima, fizemos o tour de buggy, o que tornou o passeio mais interessante, já que paramos em diversas dunas e lagoas ao longo da costa, em cidades como Aquiraz.

Nós fomos com um bugueiro que já é velho conhecido aqui do blog, o Lima. Se você quiser fazer a cotação, o Whatsapp dele é (85) 98557-2340. Você pode falar que viu a dica aqui no Esse Mundo É Nosso e pedir um descontinho.

Quem vem de carro próprio ou alugado, é só seguir pela CE-040 ou via BR-116. A viagem dura em média cerca de 2h, dependendo do trânsito.

Se você quiser vir com agência, na orla mesmo da Praia do Meireles, em Fortaleza, você encontrará dezenas de pessoas e agências que oferecem o passeio de um dia, seja de ônibus ou de van.

Sai mais barato, mas o ponto negativo é que todas os ônibus costumam chegar juntos pela manhã e as falésias tendem a ficar lotadas.

Há ainda a Viação São Benedito, que tem ônibus convencionais até Beberibe, a apenas 5km de Morro Branco. De lá é preciso pegar outro transporte, preferencialmente táxi, até o destino.

O Labirinto de Falésias de Morro Branco

Essa é sem dúvida a mais bonita e principal atração da vila. Logo que você chega à cidade muitos guias esperam os turistas na entrada. Não é obrigatório, mas é interessante ir com alguém que já conhece o Labirinto de Falésias pra te explicar os detalhes.

Você paga apenas no fim do tour a quantia que achar justa, mas nosso bugueiro disse que normalmente fica em torno de R$ 20 por grupo.

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O Labirinto de Morro Branco surgiu pela ação do vento e da erosão e é um cenário bem diferente de tudo que eu já tinha visto. Do alto do morro, próximo ao Farol famoso pelo pôr do sol, você percorre as falésias até chegar à praia.

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por muitos anos, infelizmente, as areias coloridas que vão de tons avermelhados ao branco e amarelo foram usadas pra confecção daquelas lembrancinhas em que paisagens são desenhadas com areia, as silicografias.

Hoje isso não acontece mais, mas é possível ver muitos buracos de onde o material era retirado e que ajudou na degradação da paisagem.

Além disso, dá pra notar também que alguns turistas não respeitam o local e escrevem seus nomes nas paredes arenosas. Realmente é uma pena e a gente espera que haja mais conscientização.

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Do alto das falésias é possível ter uma das vistas mais bonitas da Praia de Morro Branco, um lugar pra lá de fotogênico.

E é aí que entra a vantagem de você não vir com os grupos que lotam a cidade logo pela manhã. Então fomos no meio da tarde e o local era praticamente só nosso!

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ao chegar à praia, há uma barraquinha de apoio e o guia nos mostrou algumas fontes de água natural, onde é possível até mesmo tomar um banho pra espantar o calorão.

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Centro de Artesanato

Antes mesmo da entrada do Labirinto de Falésias, ainda na parte alta da cidade, funciona um centro de artesãos que têm como principal produto os vidrinhos de silicografia, que são aqueles desenhos feitos com areias coloridas.

Mas hoje, felizmente, o material não vem mais das falésias coloridas.

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ali pertinho fica uma das novas atrações da cidade, o letreiro de Morro Branco. A vista já é linda!

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Logo ao lado fica a casa que serviu de cenário para a novela Final Feliz, da Rede Globo, que foi a primeira gravada no Ceará.

Ela é aberta pra visitação e hoje é também um local de venda de artesanato. Os guias costumam incluí-la no tour antes de seguir para o labirinto.

A praia de Morro Branco

A principal praia fica logo na entrada da vila. Ali há diversas barracas suspensas em palafitas com bons preços e serviço de praia. Vale uma parada depois da caminhada pelas falésias pra curtir o mar e o visual.

Dicas de Morro Branco, Ceará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vale dormir em Morro Branco?

Se você vier por conta própria e quiser aproveitar com calma as praias da cidade, há algumas boas pousadas na vila, inclusive na praia (consulte opções com descontos).

Se for dormir em Morro Branco, pode ainda fazer passeios pelas redondezas, como de jangada, pelo Rio Choró e a Lagoa do Uruaú.

Para nós Morro Branco foi daqueles lugares únicos, uma grata surpresa num passeio de buggy saindo de Fortaleza.

Tem mais alguma dúvida? Então deixe seu comentário!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Thiago Correa disse:

Olá

Primeiramente parabens pela matéria, a melhor que li até agora sobre o Morro Branco.
Estou indo de carro, pois vou aproveitar tambem para conhecer outras praias e como vc comentou fugir dos horarios dos onibus lotatos. De onde deixar o carro para chegar nas falesias, é longe para ir a pé?

Oi, Thiago, tudo bem?
Muito obrigado! Então, tem sim onde estacionar até mesmo perto do letreiro da cidade, que já fica mais próximo das falésias. Só não sei como está na alta temporada. Mas é bem fácil.

Abraços

Onaide disse:

Parabéns pelo relato, o que fazer em Morro Branco a noite?

Oi, Onaide, tudo bem?
Muito obrigado! Infelizmente não dormimos lá.

Abraços

Rosineide Matos Ribeiro Lima disse:

Acabei de chegar do Ceará e conheci esse paraíso chamado Morro Branco , amei sua matéria sobre esse lugar fantástico! Parabéns 👏👏👏👏👏 sucesso e prosperidade pra vc e sua equipe 👏

Oi, Roseineide, tudo bem?
Fico feliz! Também amei conhecer Morro Branco!
Abraços

Rafaela disse:

Olá,o passeio de buggy é obrigatório? Ou da pra conhecer por conta?

Oi, Rafaela, tudo bem?
Não acho que seja imprescindível não. Nós fizemos porque saímos de buggy desde Fortaleza. Se você chegar em Morro Branco já de carro, consegue aproveitar lá por conta própria, sim.

Abraços

Amanda disse:

Bom dia! Obrigada pelo relato! Me interessei pelo passeio de buggy mas o número do Lima não consta nenhum WhatsApp, está atualizado?

Oi, Amanda, tudo bem?
Ele não tinha whats mesmo não. Tente ligar pra ver se é o mesmo número ainda.
Abraços

Amanda disse:

Obrigada 🙂

Jeziel disse:

Obrigado pelos relatos… Estamos hoje partindo para lá!!!!

Oscar Mendes Filho disse:

Morro Branco, em Beberibe, terra onde vive meu amor e com a graça de Deus estarei em breve junto dela.
Parabéns pela matéria, fez eu me sentir mais pertinho dela.