Inundação em Veneza é pior cheia em 50 anos; fotos e vídeos

Conhecida como “acqua alta“, a maior inundação em Veneza desde a década de 1960 tem causado transtornos não apenas para os turistas, como também para moradores. As ruas da famosa cidade italiana amanheceram cobertas pela água nesta quarta-feira (13).

O nível da maré chegou a 1,87m na noite de terça (12), um valor histórico considerado a segunda pior cheia. Desde que a medição começou em 1923, o nível só esteve mais alto em 1966, quando a cidade foi atingida por uma inundação devastadora com maré de 1,94m.

INUNDAÇÃO EM VENEZA

As inundações são parte da rotina de Veneza, mas têm se tornado mais frequentes nos últimos anos. Normalmente as áreas mais baixas da cidade, como a Praça São Marcos, são alagadas. Mas dessa vez a água chegou a invadir a Basílica de São Marcos.

Inundação em Veneza Novembro 2019 (Fotos: Andressa Berton Stankievicz)
Fotos: Andressa Berton Stankievicz
Ruas de Veneza tomadas pelas águas Inundação Veneza Novembro 2019 (Foto: Andressa Berton Stankievicz)
Foto: Andressa Berton Stankievicz

O prefeito publicou nas redes sociais que “Veneza está de joelhos. A Basílica de São Marcos sofreu sérios danos, como toda a cidade e ilhas”. A igreja já havia sido inundada apenas outras cinco vezes desde sua construção em 828.

A brasileira Andressa Stankievicz contou ao Esse Mundo É Nosso que chegou ao hotel na tarde de terça e foi alertada. “Nos informaram sobre o risco de a maré subir muito e nos pediram para retornar ao hotel antes das 21h. Portanto quando tudo ocorreu estávamos abrigados”, disse a turista. Ela ainda presenciou as sirenes (veja no vídeo abaixo) que tocaram durante à noite para alertar a população que a maré estava subindo.

“Hoje pela manhã pudemos ver os estragos. Em alguns lugares a água dava na coxa das pessoas”, explicou Andressa, que disse ter visto a maré recuar um pouco após o meio-dia.

Enchente em Veneza Novembro 2019 (Fotos: Andressa Berton Stankievicz)
Fotos: Andressa Berton Stankievicz
Inundação Veneza Novembro 2019 (Fotos: Andressa Berton Stankievicz)
Fotos: Andressa Berton Stankievicz

Há a previsão de que os níveis continuem altos nos próximos dias, segundo o Centro de Marés da cidade. Fortes chuvas têm causado transtornos em diversas áreas da Itália desde terça, principalmente em regiões como Veneza, Sicília, Calábria e Basilicata.

+ Melhores praias da Itália
+ Roteiro na Costa Amalfitana
+ Roteiro em Cinque Terre
+ Todas as dicas do país

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *