Britânico é o mais jovem a visitar todos os países do mundo

O britânico James Asquith, atualmente com 28 anos, entrou para o Livro dos Recordes por ser a pessoa mais jovem a visitar os 196 países do mundo.

A viagem começou quando ele tinha apenas 18 anos. O britânico, que atualmente trabalha para o Deutsche Bank, em Londres, viajou da Austrália ao Iraque e de San Marino a Sérvia ao longo de cinco anos e terminou a sua jornada em 2013.

As viagens de James nunca foram planejadas. Na verdade, elas começaram para durar três meses durante o ano de folga que ele teria antes entrar para a universidade. “Quando começou, lembro da gente ir buscar nossas mochilas na loja e o cara dizendo: ‘Pegue essa porque será durável’. Pensei: ‘Não, só vai ser uma viagem de três meses”, contou em entrevista a Business Insider.

Britânico é o mais jovem a visitar todos os países do mundo (Foto: Instagram)

James na Nova Zelândia (Foto: @jamesasquithtravel)

Ele revelou detalhes de alguns dos destinos que visitou: “A Síria foi adorável quando fui em 2011. Fiquei no Sheraton em Damasco e foi um lugar completamente diferente naquela época. Muitos lugares mudaram muito. Eu fui para o Curdistão no norte do Iraque, que pelo que ouço na imprensa é agora um lugar horrível”.

Britânico é o mais jovem a visitar todos os países do mundo (Foto: Instagram)

África do Sul (Foto: @jamesasquithtravel)

Para conhecer bem o destino, ele tentava passar pelo menos uma noite e um dia em cada lugar: “Em alguns passei menos tempo, fui para o Afeganistão durante a guerra, mas em outros fiquei meses”.

Quando suas economias estavam acabando, ele resolveu arriscar em ações no mundo financeiro: “Não tinha ideia do que estava fazendo. Comprei algumas ações de bancos do Reino Unido e tive muita sorte. Consegui fazer uma boa quantidade de dinheiro com isso e gastei praticamente tudo viajando“.

Britânico é o mais jovem a visitar todos os países do mundo (Foto: Instagram)

Tuvalu (Foto: @jamesasquithtravel)

O jovem passou a ficar viciado em encontrar boas ofertas de viagem: “Tem que procurar o tempo todo. Eu entro em sites de buscas de passagens e coloco Londres para todos os lugares”. Outra dica é assinar o recebimento de e-mails de companhias aéreas: “Eles usam as passagens mais baratas e assentos com grandes descontos para promover suas vendas”.

Embora muitos acreditem que seus pais eram ricos, James contou que não era bem assim: “Meus pais ajudaram com o que puderam”. Entretanto, ele precisou arrumar emprego para se manter: “Eu trabalhei em bares e pousadas quando estava na América do Sul. Então, eu tinha comida, bebida e acomodação de graça”.

Britânico é o mais jovem a visitar todos os países do mundo (Foto: Instagram)

Belize (Foto: @jamesasquithtravel)

A viagem começou quando ele tinha 18 anos e terminou aos 24 anos e alguns dias. A Micronésia foi o último país que ele conheceu quando já estava na universidade: “Foi um sentimento muito estranho, eu me senti muito vazio. Sempre brinquei que teria uma crise de meia-idade ainda jovem e senti quase isso”.

Para entrar para o Guinness, o Livro dos Recordes, não foi fácil. O processo de investigação envolveu vistos, passaportes, bilhetes de voos, testemunhas e fotos em vários destinos. Ele precisou, inclusive, voltar para alguns países para implorar por carimbos no passaporte.

Britânico é o mais jovem a visitar todos os países do mundo (Foto: Instagram)

Certificado do Livro dos Recordes (Foto: @jamesasquithtravel)

James escreveu o livro Breaking Borders, em que conta suas aventuras pelo mundo, e recentemente criou uma conta no Instagram para postar imagens dos 196 países que ele já visitou.

Britânico é o mais jovem a visitar todos os países do mundo (Foto: Instagram)

Budapeste (Foto: @jamesasquithtravel)

Com informações do Business Insider UK.

+ Por que é tão importante conhecer pessoas quando viajamos
+ Viajar me fez dar importância ao que realmente importa
+ Como passei a comprar menos para viajar mais? Existe segredo

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *