Numa viagem recente a Ilhabela percebi ao fazer Stories no nosso perfil @essemundoenosso que as músicas no Instagram sumiram da noite pro dia.

Como costumamos postar bastante clipes com trilha sonora, rolou aquele desespero…

Fiz até Stories pedindo ajuda pros seguidores e alguns disseram que também tinham notado que as músicas famosas haviam desaparecido. Mas foi difícil encontrar uma solução para o problema tanto no próprio Instagram como em buscas na internet.

Celular com Instagram na tela

Foi então que uma amiga disse que tinha visto alguns criadores de conteúdo falando sobre o tema num fórum e veio a solução.

Aqui compartilho o passo a passo pra você recuperar as músicas no Instagram caso isso tenha acontecido com você ou com sua empresa.

Por que as músicas no Instagram sumiram?

Depois de algumas pesquisas, encontrei na própria Central da Ajuda da rede social uma explicação mais plausível do motivo de alguns perfis comerciais não poderem mais usar músicas no Instagram. Digo músicas com direitos autorais que desapareceram desde o começo de 2021.

O texto explica que muitos perfis têm acesso à biblioteca de músicas licenciadas, aquelas famosas, mas que algumas contas comerciais acabam não podendo usá-las. Possivelmente foi por isso que as músicas no Instagram sumiram para esses perfis.

Como recuperar e suas músicas no Instagram sumiram?
Foto: Esse Mundo É Nosso

Para quem, assim como eu, percebeu isso em sua conta, as únicas trilhas que ficam disponíveis tanto para Stories como para Reels fazem parte da Coleção de Sons do Instagram.

O que é a Coleção de Sons do Instagram?

Quem perdeu acesso às músicas licenciadas e comerciais acaba ficando apenas com as opções da Coleção de Sons. Essa é uma biblioteca de músicas que não precisam pagar royalties, ou seja, que têm direitos livres.

Nesse caso, essas trilhas podem ser usadas até mesmo para fins comerciais (como anúncios). A biblioteca atual conta com mais de nove mil músicas, trilhas sonoras e sons diversos.

Músicas no Instagram sumiram? Passo a passo pra recuperar

O acesso às músicas ficou restrito principalmente para os perfis comerciais, conhecidos como Instagram Business. Esse foi o nosso caso, já que nossa conta era comercial.

Para recuperar, foi preciso convertê-la em Criador de Conteúdo (Instagram Creator). Em cerca de 72h as músicas voltaram!

Logo abaixo mostro como você também pode fazer isso para ver se resolve o problema.

Como alterar para Criador de Conteúdo no Instagram

O processo para transformar sua conta no Instagram em Criador de Conteúdo (Instagram Creator) é bem simples e o melhor: é reversível. Você pode voltar tanto para comercial ou para conta pessoal quantas vezes quiser.

  1. Vá em Configurações no menu do seu perfil;
  2. Selecione a opção Conta;
  3. Deslize até o final da aba e selecione Mudar Tipo de Conta;
  4. Escolha a opção Mudar para a conta de criador de conteúdo;
  5. Caso ainda não tenha preenchido anteriormente, você poderá selecionar a categoria do seu perfil e também inserir as informações de contato.
Músicas no Instagram sumiram? Como mudar pra criador de conteúdo
Passo a passo pra alterar pra Criador de Conteúdo (Esse Mundo É Nosso)

Nos prints acima, usei a tela do celular na versão clássica. Mas já postei aqui também como usar o modo escuro do Insta para economia de bateria.

Quando as músicas do Instagram voltam?

Não encontrei publicações oficiais falando sobre o tempo em que as músicas do Instagram licenciadas voltam a aparecer no perfil. No meu caso, tive que esperar cerca de três dias e elas estavam disponíveis novamente.

Diferenças entre Criador de Conteúdo e Conta Comercial

Confesso que notei bem pouca diferença entre meu antigo perfil comercial para o atual Criador de Conteúdo.

Se você trabalha com a conta de uma empresa, não se preocupe, pois é possível reverter caso você sinta falta de alguma funcionalidade. É só fazer os mesmos passos que falei acima.

Já ouvi dizer que há alguns entraves para conteúdos patrocinados, mas ainda não tive essa experiência.

De modo geral, a conta de Criador de Conteúdo (Instagram Creator) também tem essas funcionalidades que eu utilizava no perfil Comercial:

  • Caixa de entrada dividia entre Geral e Principal, que ajuda a categorizar as mensagens diretas e notificações;
  • Acesso aos insights, que são informações detalhadas sobre os seguidores e do desempenho de suas publicações;
  • Rótulo de categoria, que mostra a categoria do seu negócio logo abaixo da foto de perfil;
  • Informações de contato, incluindo botões com endereço de email, localização, entre outros;
  • Acesso às publicidades para promover seu perfil ou conteúdo;
  • Compras no Instagram: possibilita criar sua loja online no aplicativo.

Essas pra mim são as principais funções de uma conta profissional no Instagram, seja ela de Criador de Conteúdo ou Comercial.

Mão segurando celular com Instagram

Quem deve mudar o perfil para Criador de Conteúdo?

Se suas músicas no Instagram sumiram e você está meio que com o pé atrás se vale fazer essa mudança no perfil de negócios da rede social, vou fazer algumas considerações sobre a alteração.

Mas antes vale dizer mais uma vez que essa mudança pode ser feita ou revertida a qualquer momento, caso você sinta falta de alguma funcionalidade.

Criador de Conteúdo

  • Normalmente são contas utilizadas por profissionais que trabalham com bastante conteúdo no Instagram. Os famosos influenciadores digitais, como são chamados hoje;
  • É uma opção para empresas que não encontraram dentro das categorias uma opção que resuma seu negócio;
  • Perfis que recebam muitas mensagens diretas e que querem gerenciá-las.
  • E agora, claro: se você quer ter suas músicas de volta nos Stories ou Reels.

Conta Comercial

  • Recomendada para quem tem um comércio, como lojas online ou físicas, restaurantes, bares, entre outros;
  • Para perfis institucionais, como de empresas ou marcas;
  • Para pessoas que oferecem qualquer tipo de serviço pela internet;
  • Perfis que precisam exibir informações como Ligar ou Como Chegar ao estabelecimento.

Músicas nos Stories

Se você ainda não está habituado(a), também já publiquei um passo a passo ensinando a usar músicas nos Stories.

Além disso, agora também é possível criar vídeos no Reels com trilhas comerciais, desde que você esteja habilitado para usá-las, como expliquei acima.

Tem mais dúvidas? Suas músicas no Instagram sumiram e não conseguiu recuperar desse modo? Comente para compartilhar com outros leitores e tentarmos solucionar o problema.

Bons vídeos (com trilha, espero)!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
16 respostas
  1. Muitoo obrigada mesmo pelo conteúdo, deu super certo, fiquei desesperada quando percebi que somente em uma das minhas contas sumiram todas as músicas conhecidas.
    Para mim foi automático a volta das músicas, assim que mudei e fui conferir nos stores já estavam lá.
    Obrigada pelo conteúdo e a ajuda!

  2. Meu amigo gostaria de agradecer seu post, me ajudou bastante primeiramente obrigado e Parabéns pela explicação. Bem explicado e bem ilustrativo.

    Deus abençoe e obrigado mais uma vez.

  3. Caramba obrigada!! O meu só tava apareceneo r&b e blues 🤣🤣 triste pra quem quer produzir conteúdo jovem. Espero que agora volte!!

  4. Não conseguir atualizar o meu, ao fazer todo passo a passo chega no final e dar telefone invalido, e ja alterei, mas mesmo assim nao dar.

  5. Bom dia Rafael. No meu caso a minha conta não é profissional e mesmo assim varias músicas que eu ja havia postado anteriormente em stories, desapareceram. Tem alguma ideia do problema? E se tem algo que se possa fazer? Obrigado!

    1. Oi, Felipe, tudo bem?
      Se não foram todas as músicas comerciais, mas apenas uma ou outra que você percebeu, o que pode ter acontecido é que a gravadora pode não ter mais a parceria com o Instagram. Já se foram todas as músicas, possivelmente é isso que falo no post. Tente alterar pra criador de conteúdo.
      Abraços

  6. Aconteceu isso comigo, e estou desesperada. Porém eu tenho uma loja com site na loja integrada do Instagram. Será que se eu mudar eu perco a configuração do meu site?

  7. Muitooooo obrigada!!!! Esse post me salvou, estava procurando uma solução ha meses!!! E finalmente achei! Obrigada obrigada obrigadaaaa, simples, fácil e rápido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.