Serra Gaúcha deve ganhar novo aeroporto mais perto de Gramado

O Ministério da Infraestrutura autorizou a licitação de para contratação do projeto para construção do novo aeroporto da Serra Gaúcha.

Caxias do Sul já conta com o Aeroporto Hugo Cantergiani, mas esse deve ter as operações encerradas com a inauguração do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha.

O novo aeroporto da Serra Gaúcha

Apesar de o projeto ser controverso pelo fato de ambos os aeroportos ficarem em Caxias do Sul, o novo terminal deve diminuir a viagem para Gramado em 15km. O local escolhido é o distrito de Vila Oliva.

Projeto do novo aeroporto da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul
Projeto do novo aeroporto (Foto: MInfra)

O atual aeroporto fica na área urbana da cidade e é comum que feche por questões de mau tempo. Resta saber se o projeto contará com todos os equipamentos para operar nessas condições.

O novo aeroporto da Serra Gaúcha deve atender a mais de 50 cidades da região e terá capacidade para operar aeronaves maiores como Boeing 737-800. O terminal de passageiros contará com 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas no estacionamento.

Além disso, o pátio de 26 mil metros quadrados deve contar com oito posições para aeronaves e uma pista de 1930 metros de comprimento por 45 metros de largura.

Enquanto a distância do atual aeroporto de Caxias a Gramado é de cerca de 66km, o novo terminal ficará a 50km. Já a capital gaúcha está a cerca de 100km, o que faria a viagem do aeroporto de Porto Alegre a Gramado ficar mais curta.

Rua de Gramado com neblina e Cantina Pastasciutta
Gramado, Serra Gaúcha (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O investimento do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) deve ser de cerca de R$200 milhões. A divulgação do prazo final da obra só deve acontecer após a aprovação do projeto básico.

Entretanto, segundo o Ministério, o município de Caxias ficará responsável pelas obras externas, como vias de acesso e desapropriações necessárias.

Veja também
Onde ficar em Gramado
Roteiro na Serra Gaúcha

Polêmicas

Nas redes sociais, muitos gaúchos receberam a notícia com descrença, uma vez que o projeto existe há anos.

Além disso, o fato de o atual aeroporto de Caxias sofrer com as variações climáticas também entrou na pauta. Nesses casos, é comum o cancelamento de voos e que as companhias precisem recorrer ao aeroporto da capital gaúcha.

Outro questionamento é sobre Bento Gonçalves. Embora Canela e Gramado fiquem mais próximas do novo aeródromo, a cidade famosa por algumas das melhores vinícolas da Serra Gaúcha ficaria mais distante.

Por fim, outra crítica foi sobre a falta de infraestrutura viária principalmente da rodovia RS-235, que liga Vila Oliva à região de Gramado.

Ou seja, resta saber se o novo aeroporto da Serra Gaúcha sairá do papel para facilitar a vida dos turistas que querem visitar as atrações de Gramado e Canela. E também se as questões climáticas que prejudicam o atual aeródromo serão contornadas.

*Com informações do MInfra

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Armando Villar disse:

Esse aroporto será um fiasco. Passagens por Porto Alegre sempre serão mais baratas e com o tempo a população e empresários de Caixias o Sul vão querer os voos de volta no seu aeroporto antigo. Essa história de aeroporto regional se repete no Brasil todo e não dá certo. Melhor seria fazer outro aeroporto bem perto de Gramado que se tornaria independente de Porto Alegre.