Os impactos do novo coronavírus na aviação já podem ser sentidos facilmente por quem, assim como eu, mora próximo do aeroporto de Congonhas. O segundo terminal mais movimentado do Brasil teve uma queda brusca no número de operações diárias e o som constante dos aviões já é coisa rara ao longo do dia.
Desde o último sábado (28), as companhias GOL, LATAM e Azul passaram a operar apenas os voos essenciais dentro do país, de acordo com programa elaborado pela ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil. Isso significa uma redução de até 91% no número de voos até o final de abril.
NÚMERO DE VOOS EM CONGONHAS DESPENCA
Quem está acostumado com os pousos e decolagens constantes no Aeroporto de Congonhas já pode perceber que o cenário mudou radicalmente. Os painéis que listam diversos destinos e voos com intervalos de poucos minutos entre si mudaram radicalmente, como pode ser visto nessa foto desta terça (31).
+ Como fazer chamada de vídeo em grupo
+ O que podemos aprender com a quarentena
Um levantamento feito pelo Esse Mundo É Nosso compara o movimento no terminal paulista. Segundo o site FlightRadar24, na terça-feira (03/03), estavam previstas 265 decolagens. Já nesta terça (31), a Infraero listava apenas 5 decolagens, todas da Latam.
Ao todo, pousos e decolagens são apenas 10 no total neste último dia de março. A maioria dos voos remanescentes acontece pela manhã, sendo apenas um da ponte-aérea Congonhas-Santos Dumont previsto pro período da noite. O painel do aeroporto não mostrava nenhum voo comercial durante a tarde.
Como deu pra ver, a pandemia causou um cenário bem diferente no segundo mais movimentado terminal de passageiros do Brasil. Pra se ter uma ideia, só em 2018 foram 223.989 movimentos de pousos e decolagens em Congonhas, com quase 22 milhões de passageiros transportados.
A crise deve ser a maior já enfrentada pelas companhias aéreas em todo o mundo segundo a IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo. Milhares de aeronaves estão em solo por conta de restrições de tráfego, imposição de limites de circulação ou falta de passageiros nesse período de pandemia.
+ Veja hotéis perto do terminal
+ Como ir de metrô até CGH