Cidades como Gramado, Canela e Bento Gonçalves são alguns dos destinos mais queridinhos dos brasileiros e por isso é comum bater a dúvida sobre onde ficar na Serra Gaúcha.

Vale a pena escolher apenas uma cidade ou dividir a estadia entre elas?

Nesse post damos as dicas pra te ajudar a escolher onde montar base pra conhecer as principais atrações da região e também alguns detalhes sobre cada uma dessas cidades.

COMO ESCOLHER ONDE FICAR NA SERRA GAÚCHA?

As viagens mais básicas costumam ter apenas um local de estadia, normalmente em Gramado ou Canela, que são cidades vizinhas. Mas quem quer conhecer as vinícolas mais famosas do Brasil ou fazer o passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves, precisa se deslocar até lá e nem todo mundo sabe que não é tão pertinho assim.

Onde ficar na Serra Gaúcha: Gramado e Bento Gonçalves são opções
Gramado e Bento Gonçalves

Como vou falar mais adiante, dá sim pra fazer apenas um bate-volta até Bento Gonçalves. Muitas agências oferecem esses tours, mas que podem acabar sendo cansativos. Eu já fiz das duas formas e darei meu relato mais abaixo.

Antes então vamos falar sobre características e atrações de cada uma delas pra te ajudar a escolher onde ficar na Serra Gaúcha durante sua viagem pra lá.

GRAMADO E CANELA

Por conta da proximidade, podemos considerar as duas cidades como apenas uma, já que ela são praticamente coladas. Então mesmo que você se hospede em uma irá facilmente visitar a outra.

Rua de Gramado num dia de frio
Gramado, Serra Gaúcha

Nós inclusive já publicamos um guia pra ajudar você a escolher entre ficar em Gramado ou Canela e o que muda entre uma e outra. Vale a pena conferir para entender melhor a região.

As duas cidades concentram as principais atrações que entrarão no seu roteiro na Serra. E em ambas há ótimas opções de hospedagem. Acho que o que muda mesmo é a questão de locomoção. Estar de carro torna tudo mais fácil, mas não é imprescindível.

Bondinhos Aéreos Parques da Serra em Canela
Bondinhos Aéreos Parques da Serra em Canela

Quem está com crianças em Gramado e Canela, e até mesmo adolescentes, também vai encontrar mais atrações por aqui se compararmos com Bento Gonçalves. Então é melhor dedicar mais tempo por aqui.

BENTO GONÇALVES

Além do passeio de Maria Fumaça, Bento Gonçalves conta com outros atrativos, como excelentes vinícolas, entre elas nomes famosos como Casa Valduga, Miolo e Salton, além do charmoso Caminhos de Pedra, um pedacinho da Itália no Brasil.

Vinícola Casa Valduga em Bento Gonçalves
Vinícola Casa Valduga em Bento Gonçalves

O que pouca gente sabe é que Bento fica a cerca de 120km de Gramado e Canela, ou seja, ir e voltar no mesmo dia pode ser bem cansativo, embora seja fácil achar esses tours.

Na minha última viagem, eu estava de carro e fiz essa viagem de bate-volta. Como estávamos com crianças, confesso que foi bem cansativo. Então talvez seja interessante dividir a viagem com alguns dias em Gramado e Canela e outros por aqui.

Casa da tecelagem no Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves
Casa da tecelagem no Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

Digo isso porque, por exemplo, dificilmente você conseguirá num único dia visitar as vinícolas e ainda fazer o passeio de trem. Pode até dar tempo de ir em uma ou em outra, mas vai ser bem corrido.

Se for alugar carro também, sugerimos que consulte no site da Rentcars, que é o que usamos nas nossas viagens. Ele é um buscador que compara os preços das principais locadoras e, além de economizar, é possível parcelar em até 12x (faça a cotação online mesmo).

COMO MONTAR O ROTEIRO NA SERRA?

Se eu fosse organizar uma viagem pra lá e precisasse escolher onde ficar na Serra Gaúcha, hoje eu dividira as datas entre Gramado ou Canela e alguns outros em Bento Gonçalves.

Onde ficar na Serra Gaúcha: Gramado tem ótima estrutura
Pórtico de Gramado

Digo isso porque estamos falando das principais cidades, mas há ainda muitos outros destinos turísticos, como Nova Petrópolis, só pra dar um exemplo.

As duas primeiras têm bem mais atrações. Você pode ver nossas sugestões de quantos dias em Gramado (e Canela), pra ter uma ideia, ou nosso post completo com um roteiro nessas cidades.

Mas em curtas palavras, por exemplo, se eu tivesse 7 dias, ficaria uns cinco aqui e os outros dois em Bento Gonçalves.

O legal é que dá pra você sair de Porto Alegre, chegar por uma cidade e voltar pela outra, isso facilita os deslocamentos.

DICAS DE ONDE FICAR NA SERRA GAÚCHA

Em Gramado já nos hospedamos no Hotel Cercano, colado na Rua Coberta, e também no Bangalôs da Serra. Mas há diversas opções pra todos os bolsos, como você pode ver aqui.

Em Bento Gonçalves, já nos hospedamos no Laghetto Viverone, que costuma ter preços bons (veja mais opções na cidade). Mas se você quiser uma experiência única, ficar no Hotel & Spa do Vinho pode ser muito interessante e com uma vista digna da Toscana.

Vinícola Miolo vista a partir do Hotel & Spa do Vinho
Vinícola Miolo vista a partir do Hotel & Spa do Vinho

+ Hotéis na região com descontos
+ Roteiro em Gramado completo
+ Todas as dicas pra viajar na região

Tem mais dúvidas ou até sugestões sobre onde ficar na Serra Gaúcha? Deixe seu comentário que faremos o possível pra ajudar!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.