Orient Express Istambul: A estação de trem de Agatha Christie

Uma das coisas mais interessantes em uma viagem é conhecer aqueles lugares que você ouviu falar a vida toda, seja por filmes, livros ou histórias. Em Istambul, na Turquia, encontrei um local desses ao visitar Estação Ferroviária de Sirkeci. Era ali o ponto final do trem mais famoso do mundo, Orient Express, narrado por Agatha Christie em “Assassinato no Expresso do Oriente” e representado algumas vezes no cinema.

Orient Express Istambul - Estação Sirkeci (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 ORIENT EXPRESS ISTAMBUL

Localizada em Sirkeci, a estação é administrada pela Turkish State Railways e funciona até os dias atuais, com trens regionais e alguns internacionais. Não fosse a fama mundial que ganhou pela literatura, o lugar já valeria a visita pela bela arquitetura de seu prédio, inaugurado em 1890. Enquanto a gente se encanta com a história daquele lugar, os passageiros parecem não se importar, acostumados a passar aos milhares por ali todos os dias.

Orient Express Istambul - Estação Sirkeci (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na Estação Sirkeci, que tem wi-fi grátis no hall de espera, além das plataformas e bilheterias dos trens, funciona também um charmoso restaurante chamado, claro, de Orient Express Restaurant. O local serve comida turca a preços razoáveis e, durante a época de calor, suas mesinhas ganham espaço na plataforma. Mas sinceramente, está sempre vazio e vale mesmo só a visita.

Orient Express Istambul - Estação Sirkeci (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No conto de Agatha Christie, no ápice do Expresso do Oriente, que ligava Paris a Constantinopla (Istambul), viajava a bordo do trem o detetive Hercule Poirot, que encontra um passageiro morto com 12 facadas em sua cabine. A partir de então, o famoso investigador belga precisa quebrar a cabeça para reunir pistas que o levarão ao assassino do americano Ratchett.

Hoje essa história encanta os turistas por ali, que infelizmente não podem mais viajar na rota Paris – Istambul. Os trens que partem hoje da Estação Sirkeci ligam a cidade à Grécia, Romênia, Bulgária, Sérvia e alguns países do Oriente Médio, como Síria e Irã. Mas a implantação de trens de alta velocidade deve transferir, em breve, os passageiros para outra estação.

Orient Express Istambul - Estação Sirkeci (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Longe dali, com a fama do Expresso do Oriente, um rico empresário inglês inaugurou nos anos 80 uma linha chamada de Venice Simplon Orient Express, que liga Londres a Veneza até hoje, por altos preços, e nada tem a ver com o trem original.

Na época em que visitei a Estação Sirkeci, havia shows dos famosos Dervixes Rodopiantes no hall próximo da plataforma durante algumas noites por semana. Vale confirmar antes. A apresentação era paga, portanto preferi ver essa incrível manifestação dos Dervixes em outro lugar, como já demos a dica aqui de onde assisti-los de graça.

ONDE FICA

Estação Sirkeci 
Hoca Paşa Mh. – Sirkeci (próximo a Ankara Cd.)

Tente conciliar sua visita com o imperdível Bazar de Especiarias e a Ponte Galata, que ficam bem próximoscom uma curta caminhada.

COMO CHEGAR

A partir de Sultanahmet, região mais turística de Istambul, você pode chegar até a Estação Sirkeci com uma caminhada de 20 minutos (menos de 2Km) descendo a Soğuk Çeşme Sk. e Ebussuut Cd. até chegar a Ankara Cd. O trajeto é feito beirando as muralhas do Palácio Topkapı e o parque Gulhane.

De transporte público, tome em Sultanahmet o tram sentido Kabataş e desça na porta, duas estações depois, em Sirkeci. Se estiver na região de Taksim e Beyoğlu, pegue o funicular até Kabataş e então faça uma baldeação com o tram sentido Zeytinburnu. Desembarque 5 estações depois, em Sirkeci.

Veja também:

+ Sultanahmet: O coração de Istambul

+ Beyoğlu: O bairro boêmio e das compras

+ Um pé na Ásia e outro na Europa: Como curtir o lado asiático

+ A maravilhosa vista 360º da Torre de Galata

+ Os corredores sem fim do Grand Bazar

+ Bazar de Especiarias: Um programa delicioso

+ Onde ver os Dervixes Rodopiantes de graça

+ O inesquecível pôr-do-sol na Ponte Galata

+ Mesquita Azul: O cartão postal de Istambul

+ Cisterna da Basílica: Subterrâneo cheio de história

+ Ortaköy: O charmoso bairro sob a Ponte do Bósforo

+ Top 5 melhores vistas panorâmicas

+ Hospedagem barata no coração de Istambul

+ Istanbulkart: O cartão de transporte para você economizar

+ Como ir do aeroporto ao centro de Istambul

+ O aeroporto de Istambul: Duty free e vistos

+ Por que tomar sorvete na Turquia é atração turística

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
María das Graças disse:

Olá!!
Sensacional esse site de viagem.
Quero realizar esse sonho de viajar no trem expresso Oriente de Stambul a Paris ou vice-versa
Vou me cadastrar.
Abraços.

Jane disse:

Me fez voltar no tempo
Quero essa vigem

JUCIMARA LOPES disse:

Rafael, sabes se dá para fazer a rota de Istambul a Bucareste com o antigo Expresso do Oriente?
Gostei de suas dicas e postagens. Espero aproveitá-las.

Oi Jucimara, tudo bem?
Acho que esse site pode te ajudar https://www.turkeytravelplanner.com/trans/Train/bo
Abraços