Você acha que existem pessoas que têm mais predisposição para viajar que outras? Ou aquelas que gostam mais que as outras? Cientistas garantem que sim!

Estudos e artigos publicados em 2016 revelaram que cerca de 20% da população têm uma vontade natural (genética) de viajar mais que as outras. E esse gene tem até nome!

VOCÊ TEM PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA PARA VIAGENS?

De acordo com as publicações, o gene apelidado de wanderlust (ou “desejo de viajar“, na tradução livre) seria o DRD4-7R.

Você tem predisposição genética pra viagens?

Essa variação 7R do gene DRD4, que atua nos níveis de dopamina do cérebro, faz com que os 20% da população que possuem esse alelo tenham menos sensibilidade à substância. Ou seja, essas pessoas tendem a buscar mais experiências que liberem mais dopamina.

Conheça nosso podcast de viagens

A dopamina é hormônio conhecido como “do prazer ou da felicidade”, que causa a sensação de bem estar. Ela pode surgir com uma simples barra de chocolate, uma mensagem de texto de alguém querido ou com aquele frio na barriga de explorar destinos novos.

Em entrevista ao site inglês Telegraph, o Dr. Richard Ebstein, professor de psicologia da Universidade de Singapura, acredita que “no geral, a história é coerente”. Segundo ele, há evidências entre a variação do gene e a “busca por novidades ou comportamento extrovertido”.

Ainda de acordo com a publicação inglesa, uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia sugeriu que o alelo 7R era mais presente em povos migratórios, o que garantiria o apelido de “gente do desejo por viajar”.

E você? Acha que é portador do alelo 7R? Está sofrendo com a pandemia e sempre louco(a) pra cair na estrada, conhecer o novo e encarar novas experiências? Conta pra gente nos comentários!

Viajar dá mais felicidade que bens materiais
Viagem é um dos segredos da longevidade

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
8 respostas
  1. É o meu caso, pena que nem sempre a falta dinheiro acompanha essa pré-disposição. A falácia da meritocracia tb nem sempre acompanha a luta das pessoas.

  2. Eu tenho predisposição genética,
    Adoroooooo viajar.
    Meu apelido é; minha vida é andar por esse país, e rodinhas na estrada que maravilha!!! Rsrrs

  3. Nossa!!! Certeza!!! Verdadeiro desespero em não poder viajar por causa desta pandemia. A última vez que pisei no hemisfério norte foi em julho de 2019, nas férias seguintes (maio de 2020) já estávamos em plena pandemia. As passagens estão compradas, mas este vírus não dá folga…

  4. Creio que eu seja portadora do alelo 7R.
    Sempre gostei e sonhava em viajar.
    Já percorri uma grande parte do mundo, e a minha viagem planejada para este ano parece que já está batendo as asas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.