5 pratos típicos do Pantanal pra você provar quando for pra lá

Viajar à região de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, inclui uma das melhores coisas de qualquer viagem: a gastronomia. Mas quais os pratos típicos do Pantanal?

A culinária pantaneira é bem variada e tem como marca sua simplicidade, herança dos costumes dos peões que cruzam até hoje os pastos alagados em comitiva.

5 pratos típicos do Pantanal

A culinária local inclui carnes, peixes, massas e sofrem até mesmo influência da cultura paraguaia. Inclusive comer bem é uma das coisas quando a dúvida é o que fazer no Pantanal, como já publicamos em outro post.

Neste post, listamos alguns dos principais pra você provar assim que for pra lá.

Arroz Carreteiro

Pratos típicos do Pantanal - Arroz Carreteiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Talvez esse seja o carro-chefe da cozinha pantaneira. Diferente do prato gaúcho, aqui ele leva carne soleada (intermediária da carne de sol e do charque). A importância na culinária regional surgiu justamente com os peões pela facilidade em ser feito.

E há que coma esse prato logo pela manhã, pra ter energia de encarar o trabalho no campo. É delicioso. Provamos durante nossa visita à Fazenda São João, na Estrada Parque Pantanal.

Caldo de Piranha

Pratos típicos do Pantanal - Caldo de Piranha (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É outro campeão na preferência do pantaneiro e é muito fácil de ser encontrado em bares e restaurantes. Abre o apetite como ninguém.

Macarrão de Comitiva

Pratos típicos do Pantanal - Macarrão de Comitiva (Foto: Instagram @alecrim_sabores)
[Instagram: @alecrim_sabores]

Também conhecido como Macarrão de Boiadeiro ou Pantaneiro, esse prato é feito com carne de sol. A novidade fica pelo fato de primeiro a massa ser frita ainda crua e só depois cozida.

Chipa

Pratos típicos do Pantanal - Chipa (Foto: Instagram @natifascetta)
[Instagram: @natifascetta]

Ao lado do arroz carreteiro, a chipa virou a nossa queridinha dentre os pratos típicos do Pantanal. Ela é um biscoito de origem paraguaia que é bem semelhante ao pão de queijo, mas com consistência e sabor próprio.

Nós inclusive já publicamos aqui uma receita de chipa se você quiser fazer em casa.

Costelinha de Pacu

Pratos típicos do Pantanal - Costelinha de Pacu (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dentre os diversos tipos de peixes presentes na culinária pantaneira, o pacu chamou a atenção pela forma como é preparado. A costelinha empanada do peixe é um excelente tira-gosto, crocante e muito saboroso. 

Aliás, em Corumbá indicamos o prato servido no Bar do Gelson, que tem uma vista linda pro Rio Paraguai.

Esses são apenas alguns dos pratos que compõem a simples, mas rica culinária do Pantanal. Em Corumbá você consegue encontrar releituras mais sofisticadas em bistrôs e restaurantes.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
HUGO DA SILVA disse:

É GOSTOSO ESSAS COMIDAS

Surucuá disse:

Rafael as comidas regionais do Pantanal são uma delícia, mas faltou você acrescentar o destino de Bonito que é a Capital do Ecoturismo no Brasil. Aguardamos sua visita!

Maria disse:

Tive a honra de visitar o Pantanal e posso dizer que o arroz carreteiro é o melhor prato, eu amei!! Mais a costelinha de pacu também é excelente, sem palavras para o Pantanal, é incrível!!

Oi Maria, nós também adoramos a costelinha. Surpreendente, né? E o arroz é bem diferente do gaúcho!
Abraços e obrigado pela visita!