Quando ir pra Ilha Grande, RJ: A melhor época pra viajar pra lá

Na hora de escolher quando ir pra Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro, duas coisas acabam deixando muita gente com o pé atrás: a época chuvosa coincide com o verão (dezembro a março) e os próprios moradores dizem que o clima ali é instável, que a previsão do tempo nunca acerta.

Isso faz um pouco de sentido nessa região, principalmente por conta do paredão de florestas formado pela Serra do Mar, que vira e mexe atrai muitas nuvens e chuvas, até nos dias mais quentes.

Já sobre o verão, se você está em dúvida sobre quando ir pra Ilha Grande, quer dizer que deve evitar as férias de final de ano? É o que vamos falar nesse post!

QUANDO IR PRA ILHA GRANDE

Como disse no começo do texto, infelizmente o clima em Ilha Grande, assim como em Paraty e outras cidades dessa região do Rio, mais parece um desafio para os meteorologistas. Os moradores de lá até olham a previsão para programar os passeios, mas ela pode mudar de uma hora pra outra.

Quando ir pra Ilha Grande: Vila do Abraão (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Vila do Abraão, Ilha Grande

Tem até o famoso vento Sudoeste que ganha ares de malvado e os locais vivem colocando nele a culpa do mar bravo ou do tempo que fechou. E com certeza isso pode atrapalhar sua viagem, inclusive porque alguns passeios, como o de volta à ilha, normalmente são cancelados por conta do agito das ondas.

Foi por conta disso que, quando planejávamos nossa viagem pra lá, escolhemos o período mais seco e deixamos uns dias a mais para caso de chuva. Sim, as chuvas são uma constante em Ilha Grande e aquelas praias incríveis de águas cristalinas só dão as caras quando o sol aparece. Se o tempo estiver fechado, infelizmente a beleza não é a mesma.

#FICAADICA Independente da época em que você decidir quando ir pra Ilha Grande, se for possível vale tentar deixar uns dias a mais na programação para casos de chuva. Dessa forma você pode aproveitar os passeios de barco pelas praias, que são a principal atração. E os roteiros são muitos. Mesmo que você passe cinco dias ensolarados, terá o que fazer todos os dias.

| O CLIMA EM ILHA GRANDE

No gráfico abaixo você consegue ver as médias históricas de temperatura e de acumulado de chuvas em Ilha Grande de acordo com o Climatempo.

Quando ir pra Ilha Grande: Gráfico do clima (Arte: Esse Mundo É Nosso)
Média de chuvas e temperaturas em Ilha Grande

PRIMAVERA E VERÃO

Entre outubro e março, é quando são registrados os meses mais quentes e úmidos. Mas junto do calor, vem a época mais chuvosa. Sim, em pleno verão são registrados os maiores acúmulos de chuva em Ilha Grande. Parece contraditório, já que de dezembro até o Carnaval a ilha recebe o maior número de turistas.

Por isso, se só puder ir nessa época, vale deixar alguns dias de sobra na sua programação, já que você deverá pegar ao menos um dia ou outro de chuvas. Eu fui em janeiro uma vez, num cruzeiro, e peguei um dia completamente chuvoso, o que impossibilitou qualquer tipo de passeio.

OUTONO E INVERNO

Já entre abril e setembro, o clima costuma ser mais seco, mas com temperaturas um pouco mais baixas. Não espere dias muito gelados, mas entre uma frente fria e outra pode surgir uma onda de frio.

O bom desse período é que, com exceção de julho, Ilha Grande está mais vazia, os preços estão mais baixos e a possibilidade de chuva não assusta tanto.

A última vez que visitamos a ilha foi em maio e o clima estava muito agradável. Foram cinco dias de muito sol e um de muita chuva (sim, o clima aqui é maluco e pode chover muito até mesmo no outono). A água do mar ainda estava quentinha e conseguimos fazer todos os passeios que queríamos.

Valeu a pena esperar pra ir nessa época, já que planejamos quando ir pra Ilha Grande durante uns dois anos pra evitar pegar muitas chuvas.

Praia do Aventureiro, Ilha Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia do Aventureiro, em Ilha Grande, em maio

| QUANDO IR PRA ILHA GRANDE: AS TEMPORADAS

Outra coisa que vale levar em conta em Ilha Grande são a alta e baixa temporadas, já que isso tem influência direta nos preços tanto de pousadas (veja um guia completo de onde ficar) como até mesmo no valor cobrado das agências pelos passeios.

ALTA TEMPORADA

Ela vai de dezembro até o Carnaval, inclui o mês de julho e também os feriados prolongados, quando Ilha Grande fica bem cheia. Nos fins de semana de verão a ilha também fica mais cheia e os preços de hospedagem tendem a subir. Nós já publicamos um guia para te ajudar a escolher seu hotel ou pousada em Ilha Grande, incluindo opções com ótimo custo-benefício.

Apesar de a ilha estar mais agitada e com mais bares e restaurantes abertos, as praias também estarão mais cheias, já que o número de turistas é significativamente maior. É bom já ir sabendo disso.

BAIXA TEMPORADA

A baixa estação vai de abril até o final do ano, com exceção das férias de julho e também dos feriados prolongados. Além da menor chance de chuva, nesse período os preços caem significativamente, tanto de hotéis, como de passeios e até restaurantes.

Vila do Abraão, em Ilha Grande, na baixa temporada
Vila do Abraão, em Ilha Grande, na baixa temporada

Como disse acima, fomos em maio e os preços estavam bem mais baixos do que quando havia ido em janeiro. Além disso, é comum, por conta do menor número de turistas, que as agências compartilhem os passeios, já que não há público para encher todos os barcos.

E sabe por que isso é bom? Porque as praias e ilhas estarão bem mais vazias que na alta temporada.

MAIS DICAS
+ Onde ficar: Guia de hotéis e pousadas
+ Todas as dicas pra você ir pra lá

+ Dicas pra Paraty entrar no roteiro
+ Siga @essemundoenosso pra mais destinos

Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Ilha Grande? Deixe seu comentário que faremos o possível pra ajudar. A única coisa é que se a questão for sobre os meses que chovem muito ou não, vale dar uma olhada pois a resposta já está no gráfico no começo do post!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *