O México foi um dos poucos países que não colocaram restrições a brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus. E uma pergunta recorrente que recebemos é se precisa de teste de covid-19 pra Cancún ou para viajar a outros destinos no país.

Muitos países que já reabriram para nós costumam pedir testes PCR (RT-PCR) feitos com pelo menos 72h, como é o caso de Equador e Colômbia. Mas como funciona pra quem vai viajar pro México? Como está a imigração? Há algum documento exigido?

Teste de covid-19 pra Cancún é exigido?

A boa notícia é que Cancún e a região da Riviera Maya, que inclui Playa del Carmen, Cozumel e Tulum, não apenas estão abertas para brasileiros como não exigem teste de covid-19, seja o RT-PCR ou qualquer outro.

Não é exigido teste de covid-19 pra Cancún

Mas por conta da pandemia é preciso preencher um formulário chamado de “Cuestionário de Identificación de Factores de Riesgo en Viajeros” antes da viagem e apresentá-lo no desembarque, como explico abaixo.

As principais companhias aéreas que voam pro México nesse momento, como Copa Airlines e Aeromexico, salientam que não são exigidos testes de covid-19 pra Cancún, nem quarentena no país ou seguro obrigatório, mas falaremos da importância dele mais adiante.

Precisa de teste de covid-19 pra Cancún?
Praia de Cancún (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Formulário de Fatores de Risco

Você deve preencher online o questionário chamado de “Cuestionário de Identificación de Factores de Riesgo en Viajeros”. O formulário pede, além de dados do seu voo, informações sobre países e cidades que você tenha visitado nos últimos 14 dias, se teve contato com algum infectado pelo novo coronavírus, além de questões sobre sua saúde e possíveis sintomas.

Após preenchido, ele deve ser entregue com os demais documentos exigidos na imigração no México, como já explicamos em detalhes nesse outro post.

Devo fazer seguro viagem pra Cancún?

Eu recomendo que você faça um seguro pra qualquer viagem internacional, não só em tempos de pandemia. Já sofri um acidente na neve no Chile, tive de ser resgatado de helicóptero e fiquei internado. Já imaginou quanto isso teria me custado?

Ter uma cobertura de saúde é barata e, quando você precisa, vê que valeu cada centavo. Você pode fazer a simulação e comparar as principais seguradoras para encontrar os melhores preços no site da Seguros Promo.

Nós sempre fazemos com eles e inclusive já publicamos um guia e demos dicas pra ajudar a escolher o melhor seguro viagem pro México. Usando o cupom ESSEMUNDOENOSSO você ainda ganha descontos!

Embora não seja exigido teste de covid-19 pra Cancún ou outros destinos do país e não haja restrições, seguimos em uma grave pandemia. Se eu já não viajo sem em épocas normais, não faria isso agora.

Seguro viagem com cobertura pra covid-19

A maioria dos seguros cobre os primeiros atendimentos até a confirmação de que a pessoa está infectada pelo novo coronavírus. Mas alguns planos já oferecem cobertura específica para covid-19, como esses abaixo:

  • Intermac EURO 40 (Exceto EUA) COVID-19
  • Intermac 60 Prata COVID-19
  • Travel Ace Value Covid-19 (exceto EUA) + Telemedicina
  • Travel Ace Value Covid-19 – USA + Telemedicina
  • Affinity 60 Covid-19
  • GTA 42 Studente Euro Assist Covid-19
  • GTA 75 Euromax Covid-19.

Você pode consultar os preços desses planos, compará-los e ver as coberturas detalhadas na Seguros Promo. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO pra ter descontos na hora da compra.

Serviços e atrações estão funcionando?

Da mesma foram que não é preciso teste de covid-19 pra Cancún e não há qualquer impedimento para brasileiros visitaram a região, praticamente todas as atrações estão funcionando. Até lugares fechados como o Coco Bongo, parques como Xcaret e também o ferry pra Cozumel ou barco pra Isla Mujeres estão operando durante a pandemia.

O Máskara no Coco Bongo Cancún (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Coco Bongo em Cancún (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em alguns lugares o uso de máscara é exigido, como no aeroporto de Cancún. Em outros é recomendável para sua segurança. Eu usaria sempre que estivesse em local fechado ou com aglomerações.

As praias de Cancún estão abertas?

Sim, o uso das praias de Cancún como também da Riviera Maya, como as praias de Playa del Carmen, as da ilha de Cozumel, de Tulum (como a Playa Paraiso e as ruínas) e Akumal estão abertas para visitação.

Saiba mais
Melhores praias de Cozumel
Playa Norte em Isla Mujeres

Como ir do aeroporto ao seu hotel

Playa Caracol, uma das praia de Cancún
Playa Caracol em Cancún (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É sempre recomendável evitar aglomerações e manter-se afastado(a) dos demais turistas, além de seguir as normas de higiene.

Como estão funcionando os resorts na pandemia?

Boa parte dos resorts está funcionando praticamente de forma normal, mas com alguns protocolos e medidas de segurança. O uso de máscara normalmente é exigido em ambientes fechados comuns.

Ocean Dream Cancún
Nosso hotel, Ocean Dream em Cancún (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já os buffets de café da manhã, por exemplo, variam de hotel pra hotel. Alguns seguem com o serviço e em outros um funcionário serve pra você.

O mesmo vale para os bares e restaurantes dos resorts, assim como os serviços de piscina. Sugiro, caso tenha dúvida, que consulte o seu hotel para saber os protocolos adotados por ele.

+ Encontre resorts e hotéis com descontos

Outras medidas de segurança no México

Assim como no Brasil, muitos estabelecimentos estão usando medidas de segurança durante a pandemia do novo coronavírus no México, como uso de álcool em gel e medição de temperatura.

Ilustração de uso de máscara e uso de termômetro; teste de covid-19 pra Cancún não é exigido

Nos aeroportos, por exemplo, tanto pra quem faz conexão no Panamá como pra quem desembarca em Cancún, normalmente fazem medição de temperatura e exigem o uso de máscaras.

Apesar de o teste de covid-19 pra Cancún não ser exigido nem pelo país nem pelas companhias aéreas, é sempre bom tomar alguns cuidados.

Como não se sabe se durante o voo haverá disponibilização de álcool em gel, por exemplo, é sempre bom estar com o seu para uso pessoal. De acordo com a ANAC, em voos internacionais o passageiro pode levar álcool em gel em frascos de até 100ml acondicionados em embalagem plástica transparente e fechada.

O uso de máscaras também é exigido durante todo o voo.

Precisa de vacina de febre amarela?

Como o Panamá exige vacina de febre amarela de brasileiros, essa também é outra dúvida que recebemos bastante, já que muita gente voa pra Cancún com a Copa e faz conexão na Cidade do Panamá.

Se você irá fazer apenas uma conexão, não precisa da vacina de febre amarela para a troca de avião no Panamá. Mas se sua conexão é longa e você pretende deixar a área de trânsito do aeroporto, a vacina é exigida na imigração e deve ser tomada em até 10 dias antes da viagem.

Por conta disso, eu já tomaria a vacina para pegar o certificado internacional e não correr o risco de ter alguma viagem impedida por uma coisa tão simples. Ela agora não tem mais validade de 10 anos, ou seja, basta uma dose para toda a vida.

Se seu voo é pela Copa e você quer saber sobre esses requisitos, preencha esse formulário online com sua origem e destino pra ver todas as informações.

Coronavírus em Cancún e no México

No dia em que esse post foi publicado, no final de outubro de 2020, o México já ultrapassava os 900 mil casos de coronavírus com mais de 90 mil mortos pela doença.

O Estado onde fica Cancún, Quintana Roo, não era dos mais afetados e registrava mais de 13 mil casos com mais de 1.400 vítimas fatais.

Letreiro de Cancún na Playa Delfines
Letreiro na Playa Delfines em Cancún (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Você pode consultar essa página do Google Notícias com todas as informações atualizadas dos números da pandemia no México, além de reportagens sobre o enfrentamento da covid-19 no país.

Mais dicas
Encontre hotéis com descontos
Documentos pra imigração no México
Todas as dicas do Caribe mexicano

Conclusão: Preciso de teste de covid-19 pra Cancún?

Como explicamos, nenhum teste negativo de covid-19 é exigido de brasileiros que viajam ao México, assim não há quarentena obrigatória. É recomendável que você faça um seguro viagem para viajar em segurança, além de ele poder ser pedido na imigração.

A IATA, International Air Transport Association, criou uma página chamada de Travel Regulations Map onde atualiza as restrições e exigências para viagens internacionais durante a pandemia que vale ser consultada.

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
2 respostas
  1. Bom dia, vamos embarcar para Cancun com conexão CDMX, o questionário de identificação de fatores de riscos em viajantes deverá ser preenchido somente para entrada na CDMX ou deverá ser feito também para a entrada em Cancún, grato.

    1. Oi, Luís, tudo bem?
      Creio que ele será entregue na imigração na Cidade do México. Mas ao preencher o formulário com sua origem e destino você terá essa informação quanto ao número de vias a imprimir. Melhor levar toda a documentação impressa porque a imigração do México é bem chatinha.

      Fomos esse ano pra lá e listamos todos os documentos necessários pra uma imigração tranquila nesse link https://www.essemundoenosso.com.br/imigracao-no-mexico-dicas-e-documentos/

      Abraços e ótima viagem!
      Rafael Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.