Trem turístico vai ligar MG ao RJ; viagens começam esse ano

Um novo trem turístico vai ligar Minas Gerais ao Rio de Janeiro já a partir do segundo semestre desse ano. As locomotivas já foram restauradas e nove vagões estão passando pelos últimos reparos para levar os turistas por 160km de trilhos entre Cataguases, em MG, e Três Rios, no RJ.

O trajeto interestadual ainda passará por outras seis cidades: Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Sapucaia. A previsão é de que as viagens aconteçam aos sábados, domingos e feriados.

TREM TURÍSTICO ENTRE MINAS E RIO DE JANEIRO

Trem turístico vai ligar MG ao RJ (Foto: ONG Amigos do Trem/Divulgação)

Foto: ONG Amigos do Trem/Divulgação

Esse projeto de trem turístico entre Minas e o Rio é coordenado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “Amigos do Trem” e tem o apoio das prefeituras e da iniciativa privada da região, além da concessionária Centro Atlântica e de órgãos do governo federal ligados ao transporte ferroviário.

+ Siga o @essemundoenosso no Instagram

As composições têm capacidade para até 850 passageiros por dia, nos dois sentidos da ferrovia. Os trens partirão simultaneamente de Três Rios e Cataguases, o que permite que os turistas façam o trajeto de ida e volta ou então retornem trocando de trem na metade do caminho.

Trem turístico vai ligar MG ao RJ (Foto: ONG Amigos do Trem/Divulgação)

Foto: ONG Amigos do Trem/Divulgação

Hoje no Brasil existem mais de 30 trens turísticos em operação. Alguns dos mais conhecidos são os de Tiradentes – São João Del Rei (MG), Bento Gonçalves (RS) e Curitiba – Morretes (PR). Minas Gerais tem ainda uma das poucas rotas ativas de transporte regular de passageiros sobre trilhos, a linha Belo Horizonte – Vitória, operada pela Vale do Rio Doce.

* Com informações do Ministério do Turismo

+ Curta nossa fanpage para mais novidades
+ Como é o passeio entre Curitiba e Morretes
+ A viagem de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *