Descobrindo Puebla e Cholula

Neste sábado botei cedo o pé na estrada e vim para Puebla, uma cidade colonial que é patrimônio da humanidade, distante 120Km ao sul da Cidade do México, ou 2h de ônibus (M$100 – US$7,80). Achei lindo demais o lugar! Existem ônibus praticamente o dia todo que saem do Terminal de Buses Oriente (chamado de TAPO). Você pode chegar a este terminal rodoviário de metrô até a estação San Lázaro.

Como toda cidade mexicana que se preze, o Zócalo é a praça principal, e a daqui é muito charmosa, cheia de cafés, bares e restaurantes.  Muito bom andar por essas ruas sem rumo nem direção.

Puebla

Ruas de Puebla

Puebla

Zócalo de Puebla

Outra coisa boa foi meu hotel, o Santiago (M$450 – U$35), que eu havia reservado pela internet. Meu quarto é como a suíte principal, fica no quinto andar, tem um terraço gigante de frente pra Catedral. Muito bom mesmo, não imaginava.

Na hora do almoço, fui atrás de uma comida daqui muito famosa internacionalmente, o mole poblano. É um molho com muitos ingredientes e, entre eles, chocolate. O meu prato veio com uma espécie de panqueca – ou tacos – de frango. Mas tem que ter saúde pra enfrentar tanta pimenta!   

Puebla

Famoso mole poblano

Cholula

Como ia ficar em Puebla ainda no domingo pela manha, resolvi visitar uma outra cidade aqui perto, chama-se Cholula e é famosa, além de ficar aos pés do vulcão Popo, por uma grande pirâmide subterrânea que fica debaixo de um morro. Os arqueólogos dizem que essa pirâmide é indício de ocupação humana há mais de 30 séculos. Fui de ônibus circular mesmo (M$6 – U$0,50), muito fácil chegar!

Cholula

La Gran Pirámide e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Em cima de La Gran Pirámide existe a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Mas o terremoto de 1999 destrui boa parte da igreja, que já foi recuperada, e da pirâmide, que hoje estava com o acesso aos túneis fechado justamente devido a desabamentos. Mas mesmo de fora é impressionante e a vista do vulcão, claro que sempre comigo ele não aparece em seu todo, é lindíssima.

Cholula

Vista do Parque Arqueológico de Cholula

O Zócalo (praça central) de Cholula é muito bonitinho e dá pra comprar muitas coisas de artesanato, além de poder provar os chapulines (grilos) que os ambulantes vendem. Eu não perdi a chance e provei, é muito estranho, mas vale pela experiência, claro! O melhor é que eles nem cobraram…

Cholula

Comendo chapulines em Cholula

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Gisele disse:

Boa tarde

Tenho uma duvida preciso chegar em Puebla, saindo da capital. É possível ir de metro do aeroporto até o Terminal Oriental? Obrigada Gisele

Oi Gisele, tudo bem?
Dá pra ir de metrô sim. Abraços e obrigado

Giane disse:

Olá Rafael,
Gostei muito de ler seus comentários, pois eles me ajudaram a decidir sobre hotel em Puebla. Obrigada.
Por favor, vc indica algum hotel na Cidade do México?
Abraço,
Giane

Oi Giane, muito obrigado pela visita e comentário!
Eu fiquei em um hostel na Cidade do México, mas ele é excelente até para viajantes em casal ou que não gostam muito de albergues, pois têm quartos individuais com banheiro e a localização é demais, em frente ao Zócalo. O nome é Mundo Jovem Hostel Catedral (https://www.mundojovenhostels.com/hcatedral.php).
Abraços

Giane disse:

Obrigada novamente, Rafael. Valeu demais!
Eu li mesmo que vc ficou em um hostel e achei muito bacana. Eu, particularmente, não tenho problema algum, pois já tive experiencias interessantes. Entretanto, o pedido de informação de hotel era para uma amiga que ficará na cidade e que ainda é um pouco reticente em relação a esses lugares. Mas vou enviar seu comentário a ela agora mesmo. Tomara que ela mude de opinião a partir do seu relato, ou seja, alguém que se hospedou realmente no lugar.
Abração

Luciana Lima disse:

Olá Rafel, meu nome é Luciana e estou de passagem comprada para Mexico e Cancun com uma amiga! Iremos fazer 5 dias de parada na Cidade do México, depois mais 4 dias em Cancun e depois Miami. Mas achamos que 5 dias na Cidade do México é muita coisa… Pensamos em ir para Acapulco, mas disseram que não vale a pena e que a praia é feia. Então estamos a procura de outro destino para 2 dias…!!! Gostamos do seu comentário sobre Puebla… vale a pena mesmo? Obrigada

Oi, Luciana, obrigado pela visita!
Sabe que eu não acho 5 dias na Cidade do México muito? Fiquei sem fazer várias coisas que eu gostaria. Não deixe, por exemplo, de colocar no seu roteiro as ruínas de Teotihuacán (no blog tem todas as informações). Sobre Puebla, acho que vale muito a pena, pelo menos 1 dia. Assim como dar uma passada na vizinha Cholula.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Abraços
Rafael

Luciana Lima disse:

Então, eu gostei do passeio que voce fez para as Piramides de Teotihuacan de dia inteiro com parada em algumas ruinas na Cidade do México, depois parada na Guadalupe e depois as pirâmides. Quanto pagou? Como faço para pegar esse passeio?
Em Puebla voce ficou em albergue? Acho que iremos pegar um bus e descer para lá e dormir la e depois voltar pro México.

Oi, Luciana,
então, fiz o passeio todo pelo Hostel Catedral. Saiu por US$30 e valeu muito a pena. Mesmo se você não se hospedar lá, por fazer o tour. O site é https://www.mundojovenhostels.com/ (não sei por que, mas hoje está fora do ar. Deve ser algum probleminha). Em Puebla fiquei no Hotel Santiago (https://hotelsantiago.com.mx/). Foi muito bom, no melhor lugar da cidade e é barato.
Abraços

Oi Rafael,

Adorei suas fotos! Estou planejando minhas férias que serão em setembro ou outubro e quero muito fazer um mochilão no México.
Pode me mandar o seu roteiro de viagem, por favor???

Obrigada,

Bjs.

Oi Soraya! Fui de São Paulo para Cidade do México, depois para Puebla, Playa del Carmen, Cozumel e Cancún.
Acho que esta página pode te ajudar bastante https://essemundoenosso.wordpress.com/destinos/
Abraços, obrigado

Jamile disse:

Vou para o México no próximo dia 13/9 e estou super-atrasada com o planejamento: nem comprei as passagens. Por favor,me ajude enviando seu roteiro e qual o meio de transporte utilizado. Vc foi de Cidade do México de avião para Cancun? obrigada!

Oi Jamile,
então, eu fui na realidae de Puebla para Cancun e não da Cidade do México. Fui pela http://www.volaris.com.mx, é uma nova companhia aérea ótima e a mais pontual. Puebla é uma cidade colonial – estilo Ouro Preto – incrível, fica a 1h30 da capital.

Meu roteiro foi
Cidade do México, Teotihuacan, Puebla, Cholula, Playa del Carmen, Cozumel, Tulum e Cancún, voltando pra Cidade do México pra pegar o voo ao Brasil!

Se precisar de outra coisa, é só pedir.
Abs

Salbego disse:

Mano .. vc comeu GRILO !!!

Morri.

Sanzythoo disse:

Sou suuuuuuuuper curioso de comer o mole poblano, a primeira vez q ouvi sobre este prato foi a Thalia falando dele no Domingo Legal, isso em 97 … mas não sei se aprovaria não. Já os Chapolines eu acho que não encararia não viu, vai que quando eu ponho na boca o bichinho acorda e fala "não contavam com a minha astúcia" rsrsrs
Tô conferindo tudo de pertinho e amando as fotos =)

Rafa disse:

Hahahaha bom e apimentado o mole, viu? Abs

Juliane disse:

Momento nojinho com esse grilo, rs…
Delícia de viagem hein!!
Bj

Rafa disse:

Juuu, acredita que o grilo é bom? Hahaha bjao

Amanda disse:

Ahhh essa foto dos chapulines foi pra mim, apostooo! hahahaha adorei a sua cara de "ai meu Deus, agora já era". Estamos adorando daqui e, aposto, você mais ainda daí! Beijão 😉

Rafa disse:

Hahahaha bjao saudades

Edwiges disse:

Agora, sim, descobri como participar. Filho, estou encantada com o seu passeio. Sinto-me como se estivesse juntinho com você. E tem uma ressalva, sem gastar um centavo. Obrigada pela oportunidade de conhecer todos esses lugares maravilhosos. Te amo.

Adolfo disse:

Vamos a algumas observações:
Primeiro! A passagem é barata até, né? Menos de 15 reais! Outra coisa! Cadê fotos da sua suíte presidencial? hahaha E eu não acredito que você apareceu em uma foto com uma garrafa de ÁGUA! Tinha água dentro dela mesmo?? Esse molho foi aquele que a gente viu fazendo num programa, né?? Dá para sentir o gosto do chocolate? Nossa ow! Ocupação humana há mais de 30 séculos???? Que legal! E essa foto da vista do parque arqueológico??? Vc usou o timer? hahaha E esse grilo é puro mesmo que come? Sem mais nada?? Deu vontade de vomitar?? hahaha
Abraço

Rafael Carvalho disse:

Hahahah que tanto de pergunta!!! Terei que explicar pessoalmente, fique na curiosidade, rs! Abraçossss