A Praia dos Carneiros é um dos lugares mais lindos do litoral brasileiro. Além da água calma e transparente, há piscinas naturais e a famosa igrejinha de São Benedito.

Mesmo com a popularidade cada vez maior, ainda é possível encontrar nas areias espaços bem tranquilos para relaxar.

Preparamos um guia completo da Praia dos Carneiros para responder às principais dúvidas sobre o destino: onde fica, como chegar, o que fazer, onde comer e onde ficar são algumas das informações que você encontrará neste post.

Guia completo da Praia dos Carneiros

Veja a seguir todas as nossas dicas da Praia dos Carneiros. Pra ficar mais fácil, coloquei aqui o link com acesso direto a cada trecho do post:

– Onde fica a praia
– Como chegar
– Melhor época para ir
– Quantos dias ficar
– O que fazer por lá
– Sugestão de roteiro
– Onde se hospedar

Onde fica a Praia dos Carneiros?

Localizada no município de Tamandaré, em Pernambuco, a Praia dos Carneiros fica a cerca de 100 km de Recife e a 50 km de Porto de Galinhas.

Como chegar à Praia dos Carneiros?

O jeito mais fácil é alugar um carro (aproveite para ver opções de locação na Rentcars) em Recife. Na cidade, basta pegar a BR-101 que vai até Cabo de Santo Agostinho. Se estiver com tempo, vale a pena parar lá para conhecer a praia de Calhetas, onde há uma tirolesa.

Igreja de São Benedito na Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Igreja de São Benedito na Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois, basta pegar a PE-060 até Rio Formoso. Na saída urbana, tem a saída PE-072 para Carneiros.

Existem opções também de transfers, como a Luck Viagens e a Destino Porto de Galinhas, que tem mais informações no site.

Nós fizemos um post bem completo com todas as dicas de como chegar em Carneiros, inclusive para quem estiver em Porto de Galinhas.

Quando ir: Melhor época

A melhor época para curtir a Praia dos Carneiros é de setembro a março, com destaque para outubro, novembro e dezembro, quando há menos chance de chuva. No inverno é quando chove mais (principalmente em junho).

As férias de verão (de dezembro a fevereiro) são a alta temporada em Carneiros.

Praia dos Carneiros: Guia completo (Foto: Honda)
Carneiros (Foto: Honda)

Para curtir as piscinas naturais, é importante ficar de olho no site da Marinha para ver a situação da tábua das marés. A referência na procura é o Porto de Suape.

A gente preparou um post com informações bem completas de quando ir pra lá.

Quantos dias ficar em Carneiros?

Muita gente faz bate e volta de Porto de Galinhas para Carneiros porque acredita que a única atração seja a igrejinha de São Benedito. Se você tem vontade de curtir de verdade a região e a praia, fique pelo menos dois dias inteiros por lá.

O que fazer na Praia dos Carneiros

Praia

A Praia dos Carneiros é mesmo um paraíso. É fácil encontrar um espaço só pra você nos 5km de extensão da praia. De frente para o mar, estão alguns hotéis, entre eles a Pousada Praia dos Carneiros, a Pontal dos Carneiros, a Paraíso Carneiros e o Bangalôs do Gameleiro.

Mar e coqueiros da Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A água verdinha e transparente tem uma temperatura agradável, resultado do encontro entre o mar e rio Formoso.

Pra quem quer curtir um beach club com estrutura, não pode deixar de ir ao Bora Bora, mas falaremos mais dele daqui a pouco.

Igreja de São Benedito

Sem dúvida, a igrejinha de São Benedito é o maior cartão-postal da Praia dos Carneiros. Construída no final do século XVIII, a igrejinha fica de frente para o mar e está uma propriedade privada, o Sítio Boa Esperança.

Igreja de São Benedito na Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Igreja de São Benedito (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Para chegar até a igrejinha, a forma mais fácil é ir andando pela areia. Há muitos casamentos que acontecem nela. Entretanto, não é sempre que ela está aberta para visitação.

Se você estiver hospedado em Carneiros, irá perceber que em alguns momentos, ela fica bem cheia porque muitas passeios saem de Porto de Galinhas e passam por lá. Inclusive, há a presença de ambulantes nesses momentos.

No resto do dia, a região da igrejinha fica bem vazia. Esse é um dos motivos que fazem valer tão a pena dormir por lá: conseguir pegar a praia praticamente só pra você.

A gente fez um post bem completo contando todos os detalhes da igrejinha de São Benedito.

Bora Bora

O Bora Bora é um beach club bem grande e com ótima estrutura na Praia dos Carneiros. Ele costuma receber muitos turistas que vão de excursão para passar o dia em Carneiros.

Beach club Bora Bora na Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Bora Bora (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ele não está tão perto da igrejinha. Até dá para ir andando, mas para quem preferir, há algumas opções de charretes que levam até ela.

No cardápio há pratos típicos, frutos do mar, porções, sorvetes e muito mais.

Passeio de catamarã

Um dos passeios mais procurados por quem está em Carneiros é o de catamarã. Ele passa pela igrejinha de São Benedito, vai até o Rio Formoso e depois segue para a Praia de Guadalupe, onde há o famoso banho de argila, que dizem fazer bem para a pele.

Parada do passeio de catamarã (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Parada do passeio de catamarã (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois disso, o passeio para em um banco de areia, com um visual lindo e vai até as Piscinas Naturais. Uma das empresas que faz o passeio é a Manguezal Turismo.

Snorkel

As águas limpas e claras da Praia dos Carneiros formam um cenário ideal para quem curte esportes aquáticos. Snorkel, stand up paddle e caiaque são algumas das opções mais procuradas.

Dicas de restaurantes

Muita gente acaba comendo nos restaurantes dos próprios hotéis, mas tanto Carneiros quanto Tamandaré tem bons lugares para comer. Um dos mais famosos é o Beijupirá, que também tem unidades em Olinda e Porto de Galinhas.

Outras ótimas sugestões são o Arikindá, que fica na Pousada Praia dos Carneiros, onde nos hospedamos, o Jobar, dentro da pousada Bangalôs do Gameleiro, e o Tapera do Sabor, que fica em Tamandaré e tem um menu ótimo com excelente custo-benefício.

Baião de dois com camarão e peixe do Tapera do Sabor (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Baião de dois com camarão e peixe do Tapera do Sabor (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não deixe de ver o post bem completo que fizemos sobre onde comer por lá.

Tamandaré

Quem vai pra Praia dos Carneiros, pode aproveitar para conhecer as praias de Tamandaré. Carneiros, Campas, Tamandaré, Pontal do Lira e Boca da Barra são as cinco praias localizadas na cidade. Além delas, as principais atrações da região são o Forte de Tamandaré e as Piscinas Naturais.

Tamandaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Tamandaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Roteiro na Praia dos Carneiros

O roteiro na Praia dos Carneiros não é dos mais complicados, já que o local não possui tantas atrações assim.

Dia 1 do roteiro

Chegada em Carneiros na hora do almoço
– Ida à igrejinha de São Benedito
– Mergulho ou esporte aquático
Pôr do sol na praia
Jantar em algum restaurante próximo

Dia 2

Passeio de catamarã + Piscinas Naturais (O passeio passa pela igrejinha, vai ao Rio Formoso, segue para a Praia de Guadalupe, com banho de argila, e encerra nas Piscinas Naturais)
Tarde livre na praia ou no Bora Bora
Pôr do sol na praia
– Jantar no Beijupirá ou no Tapera do Sabor

Praia dos Carneiros vista do catamarã (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia dos Carneiros vista do catamarã (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dia 3

Último dia em Carneiros
– Manhã na Igrejinha de São Benedito antes da chegada dos passeios
Dia livre na praia

Onde ficar na Praia dos Carneiros

Carneiros tem excelentes opções de hospedagem. Nós ficamos na Pousada Praia dos Carneiros, que fica de frente para o mar e está a 10 minutos de caminhada da igrejinha, assim como a Bangalôs do Gameleiro.

A Pontal dos Carneiros também é pé na areia e tem ótima estrutura. A Paraíso Carneiros é de frente para o mar e está a 15 minutos da igreja.

Pousada Pontal dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pontal dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra quem prefere alugar um apartamento completo temos duas dicas: As Coloridas, que fica na parte urbana da praia, já longe da igrejinha, e onde também nos hospedamos e gostamos muito, e o Club Meridional.

A gente fez um post super completo com dicas de onde ficar por lá.

+ Todas as dicas do destino
+ O que fazer por lá
+ Igrejinha: Como chegar
+ Melhor época pra viajar pra lá
+ Onde comer: Dicas de restaurantes

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.