Sabe quando dizem que muitas vezes não valorizamos o que está próximo de nós? Essa máxima, se é que isso seja uma máxima, vale também para viagens. Há muitas cidades perto de São Paulo que merecem uma visita num fim de semana, feriado ou até numa viagem de férias.

A gente preparou uma lista com alguns destes destinos pertinho de São Paulo pra viajar, se divertir e gastar menos do que numa viagem longa.

Vou contar uma coisa… fazendo esta lista, descobri que há muitos cidades interessantes próximas a São Paulo para fazer um bate e volta ou ficar alguns dias. Por isso, neste post, não vamos incluir cidades de praia. Depois, faremos um outro apenas para elas.

Lista de cidades perto de São Paulo para um bate e volta

Ahh, pra ficar mais fácil de visualizar, coloquei as cidades em ordem alfabética. Se quiser acesso rápido a alguma delas, preparei esse menu:

– Águas de Lindóia
Águas de São Pedro
– Atibaia
– Boituva
– Brotas
– Campos do Jordão
– Cunha
– Embu das Artes
– Guararema
– Gonçalves
– Holambra
– Itu

– Monte Verde
– Paranapiacaba
– Poços de Caldas
– Santo Antônio do Pinhal
– São Bento do Sapucaí
– São Luiz do Paraitinga
– São Roque
– Serra Negra
– Socorro

21 cidades perto de São Paulo para passar o fim de semana

Veja detalhes das cidades:

ÁGUAS DE LINDÓIA

Entre as cidades próximas a São Paulo que não poderiam ficar de fora desta lista está Águas de Lindóia. Ela faz parte do Circuito das Águas de SP e fica localizada a cerca de 200 km da capital paulista.

A Praça Adhemar de Barros, com os jardins projetados por Roberto Burle Marx é um dos principais pontos turísticos da cidade. Claro que não podem faltar os pedalinhos, as charretes e o trenzinho. Assim como Serra Negra e Poços de Caldas, por aqui também há um Cristo Redentor.

Cidades perto de São Paulo: Vista de Águas de Lindoia (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Águas de Lindoia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra quem gosta de mais aventura, é possível fazer uma trilha de jeep, ecoturismo e passeios a cavalo. Para se sentir em meio à natureza vale visitar o Recanto dos Nefelibatas, o Sítio Monte Alegre, para ver vários animais de perto, e o Rancho São Nicolau, para saber tudo sobre os cavalos.

Tem ainda a cachaça do Engenho do Barreiro, muita beleza natural, ótimos restaurantes e, claro, várias lojas para quem ama fazer uma comprinhas enquanto viaja com destaque para malhas, queijos e doces.

Toboágua do Thermas Hot World em Águas de Lindoia (Foto: Reprodução/Site oficial)
Thermas Hot World em Águas de Lindoia (Foto: Reprodução/Site oficial)

Outra atração famosa da cidade é o Thermas Hot World, um parque aquático que fica pertinho de lá. Tudo isso sem falar do Balneário Municipal que tem, além de piscinas com água quente e toboáguas, as águas que auxiliam em diversos tratamentos de saúde.

Entre os hotéis de Águas de Lindóia estão o Grande Hotel Glória, Villa di Mantova Resort Hotel, Hotel Fazenda M1, Oscar INN Eco Resort, Pousada Estância das Montanhas, Hotel São Luiz, Hotel Guarany e Hotel Mantovani.

ÁGUAS DE SÃO PEDRO

São cerca de 180 km que separam Águas de São Pedro de São Paulo. Esta é mais uma cidade do interior paulista famosa por suas águas medicinais. Embora tenha cerca de 3 mil habitantes, aos finais de semana o número triplica devido a grande quantidade de visitantes.

A Fonte da Juventude (sulfurosa) é a “água” mais famosa de São Pedro, mas a Almeida Salles e a Gioconda também possuem propriedades medicinais exclusivas. Um lugar imperdível para quem vai à cidade é o Spa Thermal Dr. Octávio Moura Andrade com banhos com as águas medicinais. Por lá, há ainda massoterapia, acupuntura, barbearia e estética facial e corporal.

Vista da cidade de Águas de São Pedro (Foto: Reprodução/Facebook da Prefeitura)
Águas de São Pedro (Foto: Reprodução/Facebook da Prefeitura)

Além disso, na cidade há mini horto, arvorismo, observação de pássaros, parques e passeio de balão,. No centro da cidade, há ainda um boulevard com lojas, cafés e sorveterias.

Entre os hotéis de Águas de São Pedro estão o Hotel Portal das Águas, LS Villas Hotel & Spa, Pousada Nossa Senhora Aparecida e Pousada Rural Paraíso.

ATIBAIA

A cerca de 65 km de São Paulo, está Atibaia. A cidade tem atrações para todos os tipos de gostos que vão da degustação de morango a passeios de paraglider. A Pedra Grande, a 1400 m acima do mar, tem um vista linda da região e é também onde praticam parapente. Os amantes de velocidade vão querer visitar o Kartódromo e quem curte altura não não vai ficar sem fazer um passeio de balão.

Cidades perto de São Paulo: Atibaia (Foto: Site Oficial da Prefeitura)
Atibaia (Foto: Site Oficial da Prefeitura)

Pra quem prefere uma atração mais light, no Parque Edmundo Zanoni há lago com pedalinhos, playground, patos, jardim japonês e feira de artesanato. É aqui que, no mês de setembro, acontece a Festa das Flores e Morangos.

A cidade possui ainda teleférico, museus, mercado municipal, orquidário e represa, onde é possível praticar esportes aquáticos e fazer passeios de barcos. Para quem gosta de trem, não pode deixar visitar a Estação Atibaia, com locomotivas, vagões, bondes e muito mais (é necessário agendar antes).

Se sobrar tempo, ainda dá para fazer um passeio por Bragança Paulista e experimentar a famosa linguiça (veja nosso post sobre lá).

A cidade possui duas excelentes opções de hospedagem para quem quiser relaxar sem nem precisar sair do hotel: o Bourbon Atibaia Resort e Tauá.

Outras opções são o Atibaia Residence Hotel & Resort, o Paiol Pousada e Restaurante, e o Recanto da Paz Hotel Fazenda. Pra quem prefere curtir mais a cidade, há, entre outros, o Hotel Vila Verde, o Itapetinga Hotel, o Ladiv’ttá Spa & Hotel e o Faro Hotel Atibaia.

BOITUVA

A 120 km de São Paulo, Boituva é conhecida por ser sede do Centro Nacional de Paraquedismo. Muitas pessoas vão à cidade para praticar o esporte e também para andar de balão.

Passeio de balão em Boituva (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Boituva (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

A cidade tem também outras atrações para quem gosta de esportes radicais, como rafting e paintball, mas também há passeios mais lights, como parques e zoológicos, além do Museu do Tropeiro e da cachaça produzida na cidade.

Entre os hotéis da cidade estão a Pousada Mirante, o Hotel Boitupesca, o Hotel Toyo Inn e o Hotel Rafeli.

BROTAS

Se você gosta de natureza e aventura, Brotas é seu destino certo. A cidade, que fica a 250 km de São Paulo, tem um dos melhores raftings do país, boia cross, escalada indoor, rapel, arvorismo, caminhada, trilha, tirolesa, ciclismo, quadriciclo, cavalgada, queda livre, caiaque duplo e muito mais.

Mirante no Recanto das Cachoeiras em Brotas (Foto: Divulgação)
Recanto das Cachoeiras em Brotas (Foto: Divulgação)

Pra quem prefere algo mais leve, a cidade possui mais de 20 cachoeiras, caminhadas pela natureza e banho de rio. Brotas costuma ser visitada por famílias, mas jovens que curtem esportes radicais também estão entre os que mais gostam de visitar o local.

Passeio de quadriciclo em Brotas com cachoeira ao fundo (Foto: Divulgação)
Passeio de quadriciclo em Brotas (Foto: Divulgação)

Recentemente, o ecoparque Viva Brotas lançou o primeiro glamping da cidade, que é a junção de glamour e camping. Ou seja, a melhor forma de acampar para quem não abre mão de ter conforto.

Entre as opções de hospedagem em Brotas estão o Hotel Frangipani, o Hotel Fazenda Areia que Canta, a Pousada das Nascentes, o Brotas Eco Resort, o Hotel Pousada Natural, a Pousada Estalagem de Brotas, a Pousada Pé na Terra e a Pousada do Lago.

CAMPOS DO JORDÃO

Campos do Jordão está a cerca de 180 km de São Paulo. Ela é a queridinha dos paulistanos no inverno, mas tem atrações que podem ser visitadas durante o ano todo.

+ Veja a melhor época pra visitar o destino

Além dos bares famosos, como o Baden Baden, e os rodízios de fondue, Campos oferece atrações para quem curte natureza, compras (com muitas lojas de roupas de frio e chocolate) e para quem viaja em família.

Cidades perto de São Paulo: Campos do Jordão (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Campos do Jordão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não deixe de fazer o passeio de trem (veja informações no site), andar pelo centrinho para curtir o comércio e os restaurantes e as galerias. Tem ainda o Palácio Boa Vista, com obras de importantes artistas, como Di Cavalcanti.

Campos do Jordão (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Campos do Jordão (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O Parque Capivari também precisa entrar na sua listinha. Lá está o famoso teleférico da cidade que vai até o Morro do Elefante. A gente preferiu subir de carro.

+ Como chegar a Campos do Jordão

Entre as melhores opções de hospedagem na cidade estão o Botanique Hotel & Spa, um dos mais bem avaliados pelos hóspedes, mas que fica distante do centro, Hotel Vila Inglesa, ótimo para quem viajar com crianças, Pousada Alto da Boa Vista, Pousada Villa Amistà, próxima do centro, e o Hotel Le Renard.

CUNHA

Cunha está a cerca de 220 km de São Paulo e faz divisa com o estado do Rio de Janeiro. A cidade, que está em meio à Serra do Mar e da Bocaina, possui lindas cachoeiras, como a do Pimenta e do Desterro, e a Pedra da Marcela, com uma linda vista a uma altura de 1840 metros. De lá, é possível ver Paraty, Ilha Grande e Angra dos Reis.

No Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha é possível fazer diversas trilhas, como a do Rio Paraíbuna e das Cachoeiras.

Cerâmica em Cunha (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Cerâmica em Cunha (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

Pra quem ama cerâmicas, Cunha é um paraíso. A cidade foi casa de muitos ceramistas de formação japonesa que passaram todo o conhecimento da técnica milenar para outros artistas. Atualmente, há por lá cinco ateliês de Noborigama e mais de 20 de cerâmica artística.

Campos de lavanda em Cunha (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Campos de lavanda em Cunha (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

A gastronomia também é um ponto forte de Cunha. As especialidades são shitake, pinhão e truta, todos produzidos na região, além do fondue. Por fim, não deixe de conhecer os campos de lavanda presentes na cidade. Quem quiser, ainda pode fazer um bate e volta para Paraty, que fica a 45 km de lá (cerca de 1h).

Entre os hotéis de Cunha estão a Pousada Vale dos Sonhos, a Pouso Caminho das Artes, Pousada Barra do Bié, a Pousada Cheiro da Terra, a Pousada da Mata e Espaço Flor das Águas, que tem uma proposta diferente.

EMBU DAS ARTES

Entre as dicas de cidades perto de São Paulo, Embu das Artes é uma das preferidas dos paulistanos. Muita gente costuma fazer bate e volta pra lá, já que apenas 30 km separam a capital da cidade. Entretanto, dá para curtir tudo o que Embu tem a oferecer em um período maior.

Cidades perto de São Paulo: Feira de artesanato em Embu das Artes (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Embu das Artes (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além das construções históricas, Embu tem a famosa Feira de Artes e Artesanatos que lota o seu centrinho aos finais de semana com centenas de artistas expondo seus trabalhos. Sem falar dos restaurantes, como o Empório São Pedro, bares, galerias de artes, antiquários e lojas de móveis.

O Parque do Lago Francisco Rizzo, o Museu de Arte Sacra e a Cidade das Abelhas são outras opções da região.

Entre as opções de hospedagem na cidade estão a Pousada O Garimpo e o Hotel Fazenda Rancho Silvestre, que possui reviews e outros nem tanto.

Não deixe de ver também o post que nós fizemos com dicas da cidade.

GUARAREMA

Guararema fica a cerca de 80 km da capital paulista. A cidade tem toda a tranquilidade do interior, mas atrações que agradam a toda a família.

Com muita beleza natural, a cidade tem o Parque Recanto do Américo (Pau D’Alho) como seu cartão-postal. Lá está uma árvore bicentenária da espécie que dá o nome à cidade, além de várias outras atrações.

Parque Recanto do Américo em Guararema (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Parque Recanto do Américo em Guararema (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

Já a Ilha Grande, que fica no centro de Guararema, é outro parque da cidade com trilhas, playground e mirante. Não deixe de conhecer também o Parque da Pedra Montada.

Pra quem gosta de Maria Fumaça, não pode deixar de conhecer a Estação Central, a ferrovia foi inaugurada em 1891. Não deixe de fazer o passeio de trem, que acontece aos finais de semana e feriados. Ele dura cerca de 2h e faz um trajeto de 6,8 km.

Passeio de locomotiva em Guararema (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Passeio de locomotiva em Guararema (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

Claro que, como qualquer cidade pequena, ela possui um centrinho com pracinhas, lojinhas, calçadão, artesanato e muito mais.

Durante o Natal, a cidade ganha decoração especial toda feita com materiais sustentáveis. Além disso, Guararema é famosa pelas orquídeas, com direito até a um Festival.

Entre os hotéis de Guararema estão o Guararema Parque Hotel e a Summit Vale do Sonho.

GONÇALVES

Uma cidade mineira na nossa lista, Gonçalves fica a cerca de 210 km de São Paulo e está localizada na Serra da Mantiqueira. Entre suas principais atrações estão cachoeiras e a prática de esportes, além da famosa gastronomia mineira e do artesanato.

Gonçalves, em Minas Gerais (Foto: Reprodução/Site Oficial)
Gonçalves, em Minas Gerais (Foto: Reprodução/Site Oficial)

Os altos picos, com até 2 mil metros de altura, também são destaques no turismo da cidade. Pros fãs de esportes radicais, na cidade tem boia cross, trilhas, como as da Pedra do Forno, da Pedra Chanfrada e da Pedra Bonita e voo de parapente.

Pra quem gosta de entardecer ou de ver estrelas no céu, há também os roteiros do Pôr do Sol e o Noturno. Gonçalves ainda é conhecida pela produção de orgânicos com direito a uma feira aos sábados para a venda dos produtos.

Entre as opções de hospedagem na cidade estão a Pousada Gonçalves, a Pousada Ver o Vento, Pousada Colina das Andorinhas, Pousada Som das Águas, Pousada Vida Verde e a Pousada Cabanas no Mundo.

HOLAMBRA

Na lista de cidades perto de São Paulo não poderia faltar Holambra, que está a cerca de 130 km da capital paulista. Quem visita a cidade, faz um passeio pela Holanda sem sair do Brasil através da gastronomia, da arquitetura e até no idioma holandês falado por muitos de seus moradores.

Cidades perto de São Paulo: Holambra tem arquitetura holandesa (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Holambra tem arquitetura holandesa (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

Conhecida por ser a capital nacional das flores, Holambra recebe todos os anos, em setembro, a maior exposição do ramo da América Latina: a Expoflora.

Holambra é a capital das flores Holambra tem arquitetura holandesa (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Holambra Holambra tem arquitetura holandesa (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

Uma história interessante é que o nome da cidade é uma junção entre HOLanda, AMérica e BRAsil.

Entre as principais atrações da cidade está o Moinho Povos Unidos, o maior moinho típico de grãos da América Latina. Com 38 metros de altura, de lá é possível ter uma linda vista da cidade. O Museu Histórico da Imigração, que conta a história da imigração holandesa no Brasil, é outra atração.

Tem ainda a Schornstein, uma cervejaria artesanal, e a cachaça holambrense. A cidade também oferece opções para quem quer curtir a natureza e, claro, para quem ama compras. De sementes e mudas a artesanatos e souvenirs.

Durante o Carnaval tem o Carnaflores, quando a cidade prepara uma festa na rua para toda a família. Já na Páscoa, acontecem procissões e uma encenação da Paixão de Cristo. O Dia do Rei, 27 de abril, também tem eventos especiais com corrida e apresentações artísticas. A antiga colônia holandesa tem ainda uma experiência especial de Natal.

Pra quem for à cidade em qualquer época do ano, é possível fazer tours guiados pelos campos de produção de flores.

Entre os principais hotéis estão o Holambra Garden Hotel, o Villa de Holanda Parque Hotel, Hotel 1948, Parque Hotel Holambra e Shellter Hotel.

ITU

Outra cidade que fica pertinho de São Paulo é Itu. São apenas 100 km que a separam da capital paulista. Ela ficou conhecida no Brasil inteiro como a cidade do exagero, em que tudo é grande. Quem nunca falou “parece de Itu” quando viu algum objeto desproporcional?

Cidades perto de São Paulo:  Semáforo de Itu (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Semáforo de Itu (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

Mas a cidade é muito mais do que isso. Entre as atrações em meio à natureza estão o Bosque Alceu Geribello, Estrada Parque, o Parque Varvito e dois viveiros. Tem também a Casa Imperial que hospedou a Princesa Isabel, a Fábrica São Luiz, que foi a primeira fábrica de tecidos movida a vapor de São Paulo, e o Museu da Energia e o Republicano.

Para quem gosta de turismo rural, há a Fazenda do Chocolate, famosa pela produção de chocolates artesanais, a Fazenda Vassoural, que produzia açúcar, a Fazenda Concórdia, de 1630 e a Fazenda Limoeiro, que era uma das maiores produtoras de café da região e muitas outras.

Claro que quem vai pra Itu que ver os objetos grandes, né? O famoso orelhão de Itu tem 7 metros de altura. Tem ainda o semáforo gigante em frente à igreja matriz. Na Praça dos Exageros, há diversos objetos imensos para os turistas se divertirem e fotografarem, como uma cabine bancária, um tabuleiro de xadrez e escorregadores.

Praça dos Exageros em Itu (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Praça dos Exageros em Itu (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

Dá ainda para comprar diversos objetos grandes para levar de recordação e presentear os amigos.

Outra curiosidade é que Itu é considerada a capital nacional do filé à parmegiana.

Entre os hotéis de Itu estão o San Raphael Country Hotel, que já nos hospedamos e adoramos, o Gandini Hotel, o Hotel KK, o Hotel Colonial Plaza, o Novotel Itu Golf & Resort, o Itu Plaza Hotel e a Fazenda Capoava.

MONTE VERDE

Monte Verde fica em Minas Gerais, mas é mais uma dica entre as cidades perto de São Paulo, já que está a apenas 160 km da capital paulista. Embora seja um distrito de Camanducaia, pra mim, Monte Verde é uma cidade rsrs.

Cidades perto de São Paulo: Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por lá, há atrações para todos os gostos. Tem o parque ecológico Verner Grinberg, onde estão famosas trilhas, como a da Pedra Redonda, e o Parque Oschin. Para quem curte aventura, na Fazenda Radical tem uma mega tirolesa, além de arvorismo, escalada, arco e flecha e quadriciclo.

Flores no centrinho de Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Centrinho de Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O centrinho de Monte Verde é cheio de lojinhas, que vendem roupas, comidas típicas e chocolates, e, claro, de restaurantes (fizemos um post com algumas dicas). Não deixe de comer a truta, uma boa massa, comida típica mineira e fondue. A cidade ainda conta com pista de patinação de gelo e com um bar de gelo.

Entre os hotéis de Monte Verde estão a Pousada Suíça Mineira, a Pousada Vilage de Minas, Carícia do Vento, Spa Mirante da Colyna, Cantos e Contos, Águia Dourada, Pedras e Sonhos, Cantinho das Estrelas, Vista da Serra e a Ahavanoah.

Não deixe de ver todos os posts que temos sobre Monte Verde.

PARANAPIACABA

Paranapiacaba é uma vila pertencente a Santo André. Está a cerca de 60 km de São Paulo. Além de carro ou ônibus, dá para ir até lá pegando um trem na Estação da Luz com destino Rio Grande da Serra. Na estação final, é só pegar o ônibus que vai para Paranapiacaba.

Cidades perto de São Paulo: Vila de Paranapiacaba (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Vila de Paranapiacaba (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

A vila, que surgiu em 1860, tem características europeias que nos fazem viajar pra longe mesmo estando tão perto de São Paulo. Por lá, há um museu em que é possível ver diversas locomotivas e outros itens ferroviários, além de um rápido passeio de Maria Fumaça.

Uma das épocas em que o município mais recebe visitantes é durante o Festival de Inverno, que acontece todos os anos com muitos shows e atrações especiais.

Pra quem curte natureza, em Paranapiacaba estão o Parque Nascentes, a Reserva Biológica do Alto da Serra e o Parque Estadual da Serra do Mar. As trilhas mais famosas são da Pontinha, da Água Fria e do Mirante.

A cidade não possui muitas opções de hospedagens, uma delas é a Pousada Shamballah.

Aproveite pra ver o post que fizemos com as dicas de Paranapiacaba.

POÇOS DE CALDAS

A mineira Poços de Caldas fica a 265 km de São Paulo e é uma das principais cidades turísticas da região. O local é ótimo para quem quer relaxar um pouco.

Coreto na praça de Poços de Caldas (Foto: Reprodução/Site oficial)
Poços de Caldas (Foto: Reprodução/Site oficial)

Como em muitas cidades do interior, Poços também tem seu Cristo Redentor, que pode ser acessado por teleférico, trilha ou de carro.

A Praça Pedro Sanches é um dos locais mais famosos da cidade e onde está o Monumento ao Brasil. O Parque José Affonso Junqueira é outro ponto turístico em Poços.

Poços de Caldas (Foto: Reprodução/Site Oficial)
Poços de Caldas (Foto: Reprodução/Site Oficial)

A cidade também possui uma fonte de água sulfurosa localizada nas Thermas Antonio Carlos, onde há duchas, saunas, piscinas, ofurô, pulverizações e muito mais. O relógio e o calendário floral são outras atrações famosas. Na Praça Dom Pedro II, acontece sempre aos domingos uma feirinha de artesanato, além de duas fontes de água sulfurosa.

Pra quem gosta de natureza, não pode deixar de visitar as cachoeiras de Poços de Caldas, como a Véu das Noivas e da Cascata das Antas, e a Represa Bortolan. Vale a pena visitar também a Fonte dos Amores e a Pedra Balão, na Serra São Domingos.

Pra quem gosta de fazer compras, não pode deixar de visitar o Mercado Municipal, ótimo para experimentar doces e queijos tipicamente mineiros.

Entre os principais hotéis de Poços estão o Hotel Minas Gerais, Palace Hotel, o Presidente Hotel, o Carlton Plaza Hotel, o Minas Garden, o Hotel Villa Fiori e o Golden Park.

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

A menos de de 30 km de Campos do Jordão e a 170 km de São Paulo, Santo Antônio do Pinhal, localizada na Serra da Mantiqueira, é uma cidade imperdível para quem gosta de natureza. A cidade é ideal também para passeios românticos, além de ser cheia de atrações nas montanhas, cachoeiras e esportes radicais, como arvorismo, rapel e voo livre.

Cidades perto de São Paulo: Natureza em Santo Antônio do Pinhal (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Santo Antônio do Pinhal (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

Entre as principais atrações da cidade estão o Pico Agudo, o Mirante do Cruzeiro, que fica a 1100 metros de altitude, a Praça do Artesão, que, além da feirinha de artesanato aos finais de semana, tem um jardim japonês, o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, a estação Eugênio Lefèvre, que tinha um trem que ligava Pindamonhagaba a Campos do Jordão passando por Santo Antônio do Pinhal.

Entre as principais trilhas da cidade estão a Trilha do Matão, a da Cambraia e do Tropeiro. A Cachoeira do Lageado e a do Cassununga estão entre as mais famosas da região.

Entre as opções de hospedagem na cidade estão a Pousada Fonte das Hortênsias, localizada perto de diversas atrações, a Pousada Alemã, a Pousada do Cedro, a Villa Mantiqueira e a Quinta dos Pinhais.

SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

A cerca de 185 km de São Paulo, São Bento do Sapucaí é mais um lugar que vale a pena visitar. A cidade, que faz divisa com Minas Gerais, possui cachoeiras, formações rochosas, lindas paisagens e diversas atividades ao ar livre.

Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita - Expressão Studio)
Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita – Expressão Studio)

A grande estrela de São Bento do Sapucaí é a formação rochosa conhecida como Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú. Este complexo possui a Pedra do Baú, com 1950 metros de altitude, a Pedra do Bauzinho e a Pedra da Ana Chata.

Pra quem gosta de cachoeira, não pode deixar de ir na do Toldi, dos Amores e do Tobogã. Pros mais aventureiros, há escaladas e passeios de bicicleta, Tem também muitas trilhas, como a do Bauzinho, da Ana Chata, a que vai até o topo da Pedra do Baú, Trilha da Onça e a Trilha da Divisa.

Capelinha de Mosaico em São Bento do Sapucaí (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita - Expressão Studio)
Capelinha de Mosaico em São Bento do Sapucaí (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita – Expressão Studio)

A cidade ainda roteiro das artes, de mosaicos, histórico e cultural e gastronômico.

Entre os hotéis da cidade estão a Pousada do Quilombo Resort, a Pousada Villa da Montanha, a Aldeia Manacás Pousada Conceito e a Canto da Lua.

SÃO LUIZ DO PARAITINGA

São Luiz do Paraitinga fica a cerca de 175 km de São Paulo e está entre os municípios de Taubaté e Ubatuba. Com uma arquitetura do século XIX e fazendas centenárias, a cidade tem muita história para contar e para mostrar. Não à toa foi reconhecida como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2010.

São Luiz do Paraitinga (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
São Luiz do Paraitinga (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

São Luiz do Paraitinga ganhou fama por seu Carnaval de Marchinhas que faz com que as ruas da cidade fiquem lotadas de turistas. Outros eventos tradicionais na cidade são a Festa do Divino Espírito Santo e a Festa Junina.

Carnaval em São Luiz do Paraitinga (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu - Expressão Studio)
Carnaval em São Luiz do Paraitinga (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Ken Chu – Expressão Studio)

Pra quem gosta de natureza, a cidade possui diversas trilhas ecológicas, cachoeiras, arvorismo, cavalgadas e rafting. Outra atração é o centrinho com suas igrejas, mercado municipal, lojinhas e museus.

Entre os hotéis da cidade estão a Pousada Araucária, a Pousada Primavera, a Pousada Asa do Vento, a Pousada Villa Parahytinga, a Pousada Fazenda São Luiz e a Pousada Recanto Nativas.

SÃO ROQUE

São Roque fica pertinho de São Paulo (cerca de 70 km da capital). A cidade é muito conhecida por ter um parque de ski e pelo roteiro de vinho, mas tem diversas atrações pra família toda.

A cidade possui lindas praças, igrejas, centro cultural, antiga estação ferroviária, o Morro do Cruzeiro, com uma linda vista, e lojas para quem ama fazer comprinhas durante a viagem.

Rota do Vinho em São Roque (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Sergio Luiz Jorge - Expressão Studio)
Rota do Vinho em São Roque (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Sergio Luiz Jorge – Expressão Studio)

Mas quem vai a São Roque está mesmo atrás dos bons vinhos. Desde o século XVII, a cidade investe na plantação da uva e na produção de vinhos. No Roteiro do Vinho, o turista acompanha todo o processo de fabricação da bebida com visita à vinícolas, adegas, restaurantes e, claro, com muita degustação. Quem quiser pode fazer no próprio carro o roteiro, que passa pelas Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, ou fechar algum tour.

Cidades perto de São Paulo: Ski Mountaiin Park em São Roque (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Sergio Luiz Jorge - Expressão Studio)
Ski Mountaiin Park em São Roque (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Sergio Luiz Jorge – Expressão Studio)

Outra atração muito famosa da cidade é o Ski Mountain Park, um parque cheio de esportes radicais e com uma linda paisagem a 1200 metros de altitude. Além das pistas de esqui, ainda tem arvorismo, passeios a cavalo, trilhas, alpinismo, tirolesa, teleférico, tobogã, paintball e arco e flecha.

Para os iniciantes em ski, há uma pista de 100 metros que funciona o ano todo com a presença de instrutores. O parque conta ainda com um playground destinadas às crianças.

Entre os hotéis de São Roque estão Hotel Villa Rossa, Cordialle Hotel e Pousada Chácara Putini.

SERRA NEGRA

Serra Negra já viveu momentos de glória. Antigamente, não era raro que casais de São Paulo e Minas Gerais passassem a lua de mel na cidade. Com o tempo, a cidade perdeu um pouco de fama, mas nos últimos anos tem reconquistado seu espaço principalmente por misturar turismo rural, fontes de águas e compras (veja dicas do que comprar na cidade).

Cidades perto de São Paulo: Serra Negra (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita - Expressão Studio)
Serra Negra (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita – Expressão Studio)

As águas da cidade, que faz parte do Circuito das Águas de São Paulo, têm em sua composição doses pequenas de radioatividade, o que faz com que elas sejam indicadas para muitos tratamentos de saúde. Por isso, em toda a cidade é possível encontrar fontes com informações sobre as indicações daquela água.

Entre as mais famosas estão as do Parque Santo Agostinho, que também possui lago e playground, as do Parque das Fontes, com trilha e mirante, a Fonte Nossa Senhora de Lourdes, a Fonte São Jorge, a Fonte Albino Brunhara, a Fonte do Convívio e a Fonte Sant’anna.

Lago dos Macaquinhos em Serra Negra (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita - Expressão Studio)
Lago dos Macaquinhos em Serra Negra (Foto: Secretaria de Turismo de SP/Aniello de Vita – Expressão Studio)

Além disso, a cidade possui outras atrações, como o teleférico, que vai até o Cristo Redentor (também é possível acessá-lo de carro), o Lago dos Macaquinhos, com pedalinho, piscinas e playground, passeios de trenzinho para as crianças, o Mirante do Alto da Serra, com 1310 m de altura, além, é claro, das lojas do centrinho.

Entre os hotéis de Serra Negra estão o Shangri-Lá, o Serra Negra Palace Hotel, o Radio Hotel, o Hotel Cordilheira, All Inclusive VilaVip Hotel Fazenda, o Hotel Fazenda São Matheus e Akrópolis Hotel Fazenda.

SOCORRO

A 133 km da capital paulista, Socorro mistura ecoturismo, turismo rural, aventura, compras e, claro, boa gastronomia.

Como no verão as temperaturas são altas (chegam a 34°C) e no inverno são baixas (a minima é de 1°C), as atrações se adequam de acordo com a época do ano.

Cidades perto de São Paulo: Socorro (Foto: VGCOM - Astur - Ricardo Beccari)
Cidades perto de São Paulo: Socorro (Foto: VGCOM – Astur – Ricardo Beccari)

Entre os esportes radicais que fazem sucesso na cidade estão o rafting, o boia cross, passeios a cavalo e de quadriciclo, rapel, trekkings em cachoeiras, cavernas, pesca esportiva, voo livre e tirolesa, que corta os estados de São Paulo e Minas Gerais. Tem ainda grutas, cachoeiras, fontes, rios, visitas a plantações de café e muito mais.

Rafting em Socorro (Foto: VGCOM - Astur - Jeferson Salgueiro)
Cidades perto de São Paulo: Rafting em Socorro (Foto: VGCOM – Astur – Jeferson Salgueiro)

Diversas atividades de aventura já estão adaptadas para receber pessoas que possuam alguma necessidade especial. Além disso, a cidade é pet-friendly. Os animais de estimação são bem vindos até mesmo em esportes como rafting e stand-up paddle.

Pra quem gosta de comer bem, em Socorro há muita influência da gastronomia italiana e também da mineira. Já para quem quer fazer compras e economizar, não pode deixar de passear pelas lojas de fábricas de malharia.

O centrinho da cidade também vale a visita. Tem, claro, a Igreja Matriz e a Maria Fumaça. Os mirantes são uma atração à parte, entre eles, o Mirante do Cristo e o Mirante Pedra Bela Vista, que têm lindas vistas.

Entre os principais hotéis de Socorro estão o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, Hotel Fazenda 7 Belo, Grinberg’s Village Hotel, Hotel Casa Alfredo, Pousada Morada Do Sol, Estância Villa Ventura, Pousada Igarapé e a Pousada Vista Linda.

Tem mais dicas de cidades perto de São Paulo para curtir um fim de semana? Deixe nos comentários!

+ O que fazer na capital paulista
+ Monte Verde: Todas as dicas
+ Quando ir pra Campos do Jordão

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Uma resposta
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.