Guayaquil: O free shop e a estrutura do melhor aeroporto da América Latina

O moderno Aeropuerto Internacional José Joaquín de Olmedo, em Guayaquil, é o principal do Equador. Embora a capital seja Quito, Guayaquil é a maior e mais importante cidade equatoriana, com mais de 3 milhões de habitantes.

A poucos quilômetros do centro, na região norte da cidade, o aeroporto é destino da maioria dos voos internacionais que chegam ao país. Algumas empresas que operam no terminal são American Airlines, Copa Airlines, Iberia, Air France, Lan e Taca. Outro fato é que se você for às Ilhas Galápagos, com certeza passará por aqui, mesmo que seu voo saia de Quito. É de Guayaquil que partem os aviões com destino ao paraíso turístico no Pacífico.

Aeroporto de Guayaquil - Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aeroporto de Guayaquil - Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Com infra-estrutura de fazer inveja aos nossos aeroportos – com lojas, restaurantes e o principal: espaço suficiente -, foi eleito em 2011 o melhor da América Latina e Caribe pela Airports Council International, além de ficar com o primeiro lugar do mundo na categoria entre 2 e 5 milhões de passageiros.

Aeroporto de Guayaquil - Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O duty free, apenas no pré-embarque internacional, é muito bem organizado e amplo, com produtos já velhos conhecidos de quem frequenta os free shops. A administração tem planos de estrear o duty free no desembarque muito em breve.

Aeroporto de Guayaquil - Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aeroporto de Guayaquil - Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)Aeroporto de Guayaquil - Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

 

 

 

 

Entre outros serviços, o aeroporto de Guayaquil tem caixas automáticos ATM, casa de câmbio, wi-fi grátis, salas VIP, correios e aluguel de carros. Um táxi até o centro da cidade custa míseros US$2 ou US$3 (a moeda no Equador é o Dólar Americano).

A empresa equatoriana TAME já realiza voos diretos entre São Paulo e Guayaquil.

+ Todas as dicas de Guayaquil

+ Página especial com dicas sobre Quito

 

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Giorgio Giovany Santos Machado disse:

Fui ao Equador com meu Irmão Roger em 2022 mais precisamente para Guayaquil assitir a final da Libertadores da América entre Flamengo x Atlético Paranaense, foi espetacular o pouco que vi. O tratamento dos Equatorianos Comigo e com meu Irmâo ao surpreendente. O ponto negativo mesmo que percebi é a falta de vôos diretos Brasil / Equador, no mais quem poder visite o Equador é ESPETACULAR.

Mauricio disse:

Gostaria deumas dicas:Gostaria de conhecer Quito,guaiaquil,Cuenca.Pretendo ficar 10 dias por onde devo iniciar a viagem?qual omeio de transporte melhor quantos dias devo ficar em cada lugar?

Oi, Maurício, tudo bem? As principais portas de entrada são Quito ou Guayaquil, que possuem aeroportos grandes e internacionais. Com 10 dias, dá pra ficar uns 3 ou 4 dias em Quito, 1 ou 2 em Guayaquil e de 2 a 3 em Cuenca. Vale pesquisar também sobre Baños, que infelizmente não fui, mas é bem bacana.
Abraços

Mauricio disse:

Por onde devo iniciar a viagem para o EQUADOR?Pretendo ficar 10 dias,gostaria de conhecre Quito,Cuenca,Quaiaquil e fazer a viagem de trem,uma parte(qual a mais interessante?Que transportes usar?

Mara Luiza Greco disse:

O Equador é um país maravilhoso e ainda pouco visitado pelos brasileiros! Morei lá por dois anos a trabalho e fiquei encantada com o país e o povo. Já voltei várias vezes. Sugiro uma visita à feira de Otavalos, é bem interessante.

Que legal, Mara! Já estive lá duas vezes e ainda quero voltar muitas outras. Adorei!
Abraços

Lúcia Helena Gomes disse:

Mara é fácil para brasileiro de conseguir emprego em Quito? há indústrias por lá?

sandra disse:

esse aeroporto oferece guarda volumes? desde já, obrigada!

Oi Sandra,
existe sim. É o seguinte serviço:

Secure Wrap (Guarda equipaje)
Hall de Arribos
Horario de atención: 24 horas
Telf: (593)-4-2169246

Abraços

Ana disse:

aa que legal agora a Tame faz voos diretos e o preço é otimo, se eu nao me engano esta 400 dolares.

Sensacional! Em breve estarei nesse aeroporto para conhecer o Equador, depois será a vez das Ilhas Galápagos. Parabéns pelo blog.

Que legal, Wilian, o Equador é demais! Muito obrigado, volte para dar seu relato.
Abraços

Sergio disse:

Aguardando voo direto para ir…

Oi Sergio, obrigado pela visita!
Realmente uma pena não existirem voos diretos do Brasil para o Equador!
Abraços

Fernanda disse:

Na verdade, é muito fácil ganhar de qualquer aeroporto brasileiro, principalmente Bagulhos (ops, Guarulhos). Eu estou louca para conhecer o Equador. Conheci uns equatorianos na Bolívia e fiquei encantada com os relatos deles. Ah, finalmente temos wi-fi grátis no Brasil. É só dentro das salas de embarque, mas já quebra um galho. beijos

Rafael Carvalho disse:

Vai por mim, Fê, com certeza você vai adorar! Já estive em Quito, Guayaquil e Cuenca, todas as cidades são diferentes umas das outras e valem a pena!

Fernando Daza disse:

Sera q este aeroporto bate o incrivel "El Carrasco" de Monte Video? E o recem inaugurado "Nuevo El Dorado" de Bog?!? Acho dificil…
Obs: no Brasil, só qdo o T3 de Gru ficar pronto…

Oi Rafael,

Tenho meu roteiro pronto pras Ilhas Galápagos. Bom saber que tem wi-fi grátis no aeroporto de Guayaquil!!!

Abraços, Até + !!!

geraldo freitas disse:

Geraldo Freitas
quais empreas aéreas nacionais (brasileiras) operam nesse aeroporto???
geraldo freitas

Rafael Carvalho disse:

Oi Geraldo, obrigado pela visita.
Como diz no post, nenhum empresa brasileira voa pro Equador.
Abraços

Fernando Daza disse:

apenas Avianca, via Bogota.

Simone disse:

Concordo! É tudo bem organizadinho e novo neste aeroporto mesmo, deve ter merecido o título. Em relação aos que conheço do Brasil, este com certeza é bem melhor estruturado.
Antes de partir para galágapos, tomei um café da manhã (reforçado) com frutas, suco, café e um wrap de frango no KFC de lá, super gostoso e baratinho!