O Rio de Janeiro é uma cidade realmente maravilhosa – desculpem pelo clichê. Quando viajei para a Cidade Maravilhosa pela primeira vez, o que só aconteceu em 2009, já tinha na cabeça todas aquelas paisagens que eu vi a vida inteira nas novelas e em fotos por aí. Era como ir pra Nova York e visitar locais usados como cenários de Friends. As imagens cariocas típicas das tramas de Manoel Carlos ao som de Bossa Nova já estavam no meu inconsciente e era isso que eu queria ver.

Logo no avião, saindo de São Paulo, corri para perguntar para a aeromoça de qual assento dava pra ver o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, alguma coisa… super grossa, ela me disse que não sabia. Confesso que fiquei frustrado e mal vi a Ponte Rio-Niterói, já na aterrissagem. Nas próximas idas à Cidade Maravilhosa consegui por conta própria finalmente encontrar aquelas paisagens que eu esperava da janelinha do avião.

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

COMO ESCOLHER SEU ASSENTO NUM VOO DE SÃO PAULO PRO RIO

*Sugestão de trilha para ler esse post nesse link

Se você vai voar para o Rio de Janeiro e puder, escolha o Aeroporto Santos Dumont, que fica no Centro da cidade, entre a Ponte Rio-Niterói e o Pão de Açúcar. Numa das vistas mais bonitas do Brasil! Mesmo que seu voo não seja pela ponte-aérea Rio-São Paulo, se tiver sorte, os aviões chegam pela mesma “reta final”.

A melhor pedida normalmente (não é sempre que o avião faz a mesma rota) é escolher um assento do lado direito da aeronave. E claro que na janelinha.  Logo após a decolagem em São Paulo você já começa a avistar o mar, as famosas cidades do litoral norte de São Paulo.

Mas o que interessa mesmo, já que você veio até aqui para ler esse texto, é a chegada à Cidade Maravilhosa. Poucos minutos antes do pouso já dá pra ver a Barra da Tijuca. Logo depois, olhando para baixo, quem dá as caras é o Maracanã.

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em seguida, já se pode avistar o Cristo Redentor. E junto dele, aparecem as paisagens mais famosas da Zona Sul da cidade, como a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar.

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não tem jeito, o Rio de Janeiro é uma cidade de encher os olhos. Depois de ter ido tão tarde pela primeira vez, já aos 26 anos, nunca mais parei. As belezas cariocas viciam!

+ Confira dicas para planejar sua viagem ao Rio de Janeiro

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
21 respostas
  1. Oi Rafael. Vi um texto falando que em um vôo de POA>GRU dá para ver paisagens belíssimas… Mas em qual lado, saberia me fizer? Obrigada!

  2. Boa noite! Vou pegar um avião PoA > Congonhas e depois de Congonhas > Santos Dumont. Realmente tem que ser então na fileira F pra ter essa vista privilegiada, né? E pra ter uma vista linda da foto com um pedacinho da asa, qual seria o assento mais indicado?

    1. Oi, Ricardo, tudo bem?
      Depende muito da companhia aérea, mas normalmente os assentos da janela da direita do avião têm uma vista mais bonita nesse trecho. Você pode consultar o mapa de assentos na hora de marcar o seu pra tentar calcular sobre a asa.

      Abraços e boa viagem!

  3. NA VERDADE TUDO ME ENCANTA NESTE LUGAR,DE FATO A VISTA DE CIMA E MUITO BONITA MESMO.PENSO QUE ESTA VIAJEM QUE PRETENDO FAZER PARA O RIO DE JANEIRO ASSIM QUE PUDE,SEJA DE FATO TUDO AQUILO QUE REALMENTE PASSA NA MINHA MENTE ,E QUE TUDO DE CERTO PARA QUE POSSA VOLTAR OUTRA VEZ .SEMPRE QUE PUDER PARA MIM SERA UM PRAZER ATE BREVE.

    1. Oi Rodrigo, tudo bem?
      Creio que a aproximação no Rio seja feita na mesma rota dos voos vindos de SP. Se der “o lado certo” nessa aproximação, vale a mesma informação.
      Abraços e ótima viagem,
      Rafael

  4. Na primeira vez que fui ao Rio de Janeiro, mesmo sem saber essa dica, tive a sorte de sentar na janela e do lado direito.
    E, realmente, é lindo! Você ver tudo do lado direito…Maracanã, Pão de Açucar, Corcovado, Lagoa Rodrigo de Freitas, Engenhão….show!

  5. A melhor pedida é escolher uma poltrona F (ou seja lado direito da aeronave) quando estiver DECOLANDO do Santos Dumont. Se for indo em direção a São Paulo, é certeza absoluta (se as condições de tempo permitirem) que vai ser possível ver a Enseada de Botafogo, o Pão de Açucar, Copacabana, e se o tempo ajudar ainda mais, a Lagoa, Arpoador, Ipanema, Leblon, e bem do alto, ainda vai ser possível ver a "estrelinha" nas ruas da Barra. =)
    Lembrando, isso apenas se a aeronave estiver indo em direção a São Paulo ou pelo menos para o Sul do pais.

  6. O lado direito que vc quis dizer é no sentido que se entra no avião, né? Pq acho que na direção Barra-Flamengo a janelinha da vista seria do lado esquerdo, se considerar o bico do avião como a frente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.