Chamada de vídeo em grupo: Como fazer e aplicativos

Nesses dias de quarentena por conta do novo coronavírus, fazer chamada de vídeo em grupo tem sido uma das alternativas pra quem quer aliviar o isolamento ou até mesmo pra quem precisa dessas ferramentas, sites e aplicativos pro home office.

Eu mesmo fiz aniversário durante esse período e precisei ficar sozinho em casa. Foi graças a essas videochamadas que me senti abraçado pelos amigos e familiares, que me fizeram companhia o dia todo.

Como fazer chamadas de vídeo em grupo (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Como fazer chamadas de vídeo em grupo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

E são diversas as opções. Nesse post listamos cinco das mais conhecidas que já usamos e que são gratuitas (ao menos durante a quarentena) pra você fazer uma reunião de trabalho ou organizar um bate-papo com os amigos virtualmente!

CHAMADA DE VÍDEO EM GRUPO: COMO FAZER?

A lista abaixo traz 5 opções de ferramentas para organizar uma chamada de vídeo em grupo. Todas estão disponíveis em aplicativos para celulares Android e iPhone e algumas também para uso em computadores.

1. ZOOM CLOUD MEETINGS

Esse tem sido uma das ferramentas mais populares durante a quarentena. Disponível em aplicativos para Android e iOS, a melhor versão mesmo é a para desktop, quando você consegue visualizar todos que estão na reunião simultaneamente.

Zoom Cloud Meetings (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

A versão gratuita tem limite para até 100 pessoas simultâneas e chamada de vídeo em grupo de até 40 minutos. Mas quando encerrada, você pode iniciar uma nova no mesmo momento. Nós já publicamos um post com dicas de como usar o Zoom, vale conferir.

2. WHATSAPP

É o clássico e mais utilizado dos mensageiros para smartphones, inclusive para videochamadas (como baixar). Mas o WhatsApp tem um ponto negativo quando comparado aos demais, já que tem limite de apenas quatro participantes no grupo.

Videoconferência no WhatsApp (Foto: Divulgação)
Divulgação

Para montar um grupo, basta ir no perfil de um amigo e iniciar uma chamada de vídeo. Depois, no canto superior da tela, há a opção para adicionar outros dois usuários à videochamada.

Infelizmente a versão web do WhatsApp não suporta as conferências, então você precisará de um emulador caso deseje.

3. SKYPE PARA CHAMADA DE VÍDEO EM GRUPO

Outra ferramente muito conhecida, tem versões para Android, iOS e computadores. Uma vantagem é a possibilidade de organizar uma chamada de vídeo em grupo no próprio navegador do seu desktop, sem necessidade de aplicativos.

Chamada de vídeo em grupo no Skype (Foto: Divulgação)
Divulgação

As chamadas online são gratuitas e a videoconferência pode ter até 50 pessoas simultaneamente. Para usar, vá em Chamadas e selecione “nova chamada”, os participantes que deseja e é só começar.

4. HANGOUTS

Durante a pandemia do novo coronavírus, o Google liberou a versão premium do aplicativo para quem precisa trabalhar em casa ou organizar chamada de vídeo em grupo de amigos. O número de usuários simultâneos é de até 250 pessoas.

Hangouts do Google (Foto: Divulgação)
Divulgação

O aplicativo está disponível para Android, iOS, na versão online ou no aplicativo para dektop.

5. HOUSEPARTY

Febre entre os adolescentes nesses dias de quarentena, o aplicativo está disponível para Android e iOS. Além de chamada de vídeo em grupo, também traz alguns jogos como quiz e desenhos.

Houseparty(Foto: Divulgação)
Divulgação

Como o próprio nome já diz, você pode organizar sua “festa em casa” e chamar até oito pessoas para participar.

+ Como usar o Zoom: Passo a passo
+ Como colocar música no Instagram

Tem mais dicas? Compartilhe com a gente

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *