Cidades Históricas de Minas: Tiradentes, Ouro Preto, Mariana e Congonhas

Um dos lugares mais charmosos do mundo pode estar mais perto do que você imagina

Muitas vezes viajamos pra longe, até mesmo pra fora do país, em busca de cultura, diversão e lugares bonitos. Muitas outras vezes também, nos esquecemos que alguns dos lugares que são atrativos dos estrangeiros que desembarcam por aqui estão do nosso lado.

Eu como legítimo mineiro tenho até vergonha de confessar que fui conhecer as Cidades Históricas de Minas Gerais quando já era bem grandinho, mesmo morando a poucos quilômetros dali minha infância e adolescência toda. E ainda faltam algumas, como Diamantina, por exemplo.

Foi por isso que eu e meu amigo Adolf embarcamos no feriado de Finados para um mochilão por Tiradentes, Ouro Preto, Mariana e Congonhas.

Ali descobrimos paisagens lindas, nos divertimos muito e aprendemos ainda mais sobre nossa própria história!

Tiradentes: a melhor das Cidades Históricas
Mina da Passagem de Mariana: uma experiência única a 120m de profundidade
Ouro Preto revela belezas em meio a maus tratos
Já se imaginou no topo do mundo? Eu fui e estava no Brasil!
Os profetas de Aleijadinho em Congonhas

E mais:

Tiradentes e São João del Rei de avião
Carnaval de marchinhas em Tiradentes

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

19 Comments

  1. EMILIANA FERNANDES disse:

    As cidades são caras? Alimentação e, comida… Ficaram em hostel!?

    • Oi, Emiliana, tudo bem?
      Depende de quais cidades, eu acho que Tiradentes e Ouro Preto têm preços um pouco mais salgados, mas mesmo lá dá pra achar restaurantes com preços “normais”. Nós ficamos em hotel mesmo, mas há opções de hostel nas principais.

      Abraços e ótima viagem

  2. Geyse disse:

    Olá,
    Só teremos 2 dias (dezembro) em BH para conhecer as cidades históricas.
    Qual sugestão de transporte e local para visitar??

    • Oi Geyse, tudo bem?
      Se vocês estiverem de caro, vale ir pra Ouro Preto, que é perto de BH, dormir uma noite lá. Dali dá pra conhecer Mariana, que fica do ladinho.

      Se você não estiver de carro, pode pegar um ônibus mesmo e dormir lá também. Se preferir, diversas agências também oferecem esse serviço. Nós conhecemos a http://www.dminasturismo.com.br/ Diga que você está entrando em contato com indicação do Esse Mundo É Nosso e peça um descontinho. Nós conhecemos o dono e quem sabe ele te ajuda?

      Abraços e boa viagem!

  3. luiz marques da silva mendes junior disse:

    Poderia informar se dezembro seria um bom mês para conhecer as cidades historicas mineiras?

    • Oi Luiz, tudo bem?
      Dá pra visitar as Cidades Históricas em qualquer época do ano, o único porém de dezembro e janeiro é que costuma chover mais. O normal são aquelas chuvas de verão, no fim de tarde, mas não é muito incomum dia inteiros de chuva. Mas como o tempo anda meio maluco, se fosse a única data que eu tivesse, eu iria sim.

      Abraços!

  4. Karla Simões disse:

    Olá, td bem?

    Qual é a melhor dessas cidades para se hospedar.
    Em apenas 4 dias é possível aproveitar?

    Desde já agradeço.

    • Oi Karla, tudo bem?
      Se você pretende ficar hospedada em apenas uma cidade, vale a pena optar ou por Ouro Preto ou Tiradentes. Em 4 dias daria pra você fazer Tiradentes, São João del Rei, Ouro Preto e Mariana.

      Abraços e ótima viagem

  5. Damião Dias da Silva disse:

    Olá tudo bem, quero fazer um roteiro de 7 dias e 6 diárias a começar por Belo Horizonte duas diárias e também Ouro Preto duas diárias qual é a outra cidade mais indicada e com estrutura mais favorável de hospedagem e pontos turísticos mais visitadas num raio de distancia para eu me hospedar e visitar as outras cidades mais próximas. Desde já agradeço. Damião Guia Nacional de Turismo
    Salvador, 24/05/17

    • Oi Damião, tudo bem?
      De acordo com seu cronograma, sobram mais 2 ou 3 dias, certo? Acho que vale você seguir até Tiradentes. Além dela, dá ainda pra você conhecer as vizinhas São João del Rei e Bichinhos. Tiradentes tem excelentes hotéis.

      Abraços e ótima viagem

  6. Waleska disse:

    Olá, eh tranquilo alugar carro e andar por essas cidades? Sinalização ok?

    • Oi Waleska, tudo bem?

      É tranquilo sim, mas as estradas são de pista simples. Infelizmente não sei como está a qualidade do asfalto agora depois do verão, época de chuvas. Mas normalmente é boa.

      Abraços e boa viagem

  7. Paula disse:

    Olá! Esse roteiro é tranquilo para fazer de ônibus?

    • Oi Paula, tudo bem?
      É relativamente tranquilo, com exceção da parte de Tiradentes pra Ouro Preto, pois não há ônibus direto. Você pode ir de Tiradentes pra São João del Rei, de lá pegar um ônibus para Congonhas e de lá outro ônibus para Ouro Preto.
      Abraços

  8. Bruno disse:

    Em quanto tempo vocês “fizeram” as quatro cidades? Tenho uma semana livre em março e estou a fim de fazer o mesmo. Mas também quero ir a Brumadinho conhecer o Inhotim. É viável? Dá tempo?

    • Oi Bruno, tudo bem? Conseguimos fazer correndo num feriado de 5 dias. Mas com uma semana de carro você consegue sim!
      Tente começar a partir de BH pelo Inhotim e na mesma noite já siga pra Ouro Preto. Passe uns 2 dias pelo menos e em outro dia visite Mariana, voltando pra dormir em Ouro Preto. Siga então para Congonhas para meio dia na cidade. Dali viaje até Tiradentes no mesmo dia. Fique pelo menos 3 dias. Como é bem perto, você conseguirá ir visitar São João del Rei ao menos um dia para conhecer.
      Abraços e ótima viagem!

      • Rauan disse:

        Olá me chamo Ivo quero ir fazer esse roteiro de cidades históricas mineiras com meu amor q que leciona história quer fazer essa surpresa de presente de aniversário quer de presente ver lugares incríveis banho de rio e eu quero as delícias da noite mineira teremos uma semana eu tenho carro gostaria da rota e se possível dicas de pousadas ccom guias abraço

  9. Adolfo disse:

    opa! isso era do post de cima hahaha! Comentei no lugar errado hahaha

  10. Adolfo disse:

    Não vejo a hora de ter que usar um desses meios de transporte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *