Voar pela espanhola Iberia causa medo em muito viajante. Basta dar uma pesquisada no Google para descobrir uma infinidade de relatos negativos sobre a companhia, seja por falta de conforto, mal atendimento ou pelas constantes greves. Não é à toa que no ranking de aéreas do Melhores Destinos, ela fica nas piores posições.

Com tanta informação e o fato de os preços da empresa serem normalmente os mais baixos pra Europa, sempre surgem aquelas dúvidas: “Será que não melhorou?”, “É tão ruim assim?”, “Não vale a pena mesmo pelos baixos preços?”. Convidamos nosso leitor Gustavo Lassi, que foi à Espanha em abril, a nos contar como é voar Iberia de acordo com a sua experiência.

COMO É VOAR IBERIA

Como é voar Iberia (Foto: Gustavo Lassi)

Escolhi a Iberia porque foi a companhia na qual era possível ir por um destino na Espanha e voltar por outro. Voei sem escalas para Madrid e voltei, também sem paradas, por Barcelona. A compra das passagens foi feita por telefone e o atendimento foi ótimo. O preço também foi um dos mais baixos que havia encontrado nas buscas.

NO AEROPORTO

O check-in em Cumbica, São Paulo, foi o mais rápido que já fiz. Os funcionários foram atenciosos e o voo saiu dentro do horário. O mesmo aconteceu no voo de volta, em Barcelona.

O AVIÃO

Como é voar Iberia (Foto: Gustavo Lassi)

O voo de ida foi feito em um A340-600 e o de volta, em um A340-200. Apesar de serem o mesmo modelo, achei a ida mais confortável e me senti um pouco apertado no retorno. O avião não era novo, mas era do mesmo padrão que eu já tinha ido para a Europa, pela TAP e Alitalia. Os assentos eram configurados em dois à esquerda, quatro no centro e dois à direita.

Eu me surpreendi que os avisos eram feitos em português. Os comissários tiveram um comportamento básico, mas que atendeu minhas expectativas. Foram distribuídos travesseiros, cobertores e fones.

SERVIÇO DE BORDO

Meu voo saiu de São Paulo por volta das 15h30 e o jantar, a primeira refeição, foi servido cerca de duas horas depois da decolagem. Havia opção de massa e carne. Optei por uma espécie de carne de panela e achei a comida muito boa. E uma coisa quase inexistente na classe econômica: os talheres são de metal!

Como é voar Iberia (Foto: Gustavo Lassi)

Foram servidos vinho (em garrafinhas individuais), cerveja, refrigerante, sucos e água. Mais à noite, nos deram um Kit Kat. Pela manhã, pouco antes do pouso, foi oferecido um café da manhã com sanduíches. Durante todo o voo, havia no fundo do avião um espaço com bebidas disponíveis.

Como é voar Iberia (Foto: Gustavo Lassi)

Na volta, num voo que saiu à meia-noite, também foi servido jantar (com opções de massa e carne) e café da manhã antes da chegada ao Brasil.

Como é voar Iberia (Foto: Gustavo Lassi)

ENTRETENIMENTO

Precisa melhorar e muito. No voo de ida foram exibidos filmes, mas numa TV grande e coletiva. Na volta não havia nem isso. Nos dois voos havia uma revista da própria Iberia com textos em espanhol e inglês.

CHEGADA

A entrega de bagagens foi normal, como em outros voos. Por incrível que pareça, demorou mais em Madrid que em Cumbica.

CONCLUSÃO

Não houve nenhum incidente e, pelas críticas, fiquei muito surpreso com a Iberia. O voo foi justo, de acordo com o que paguei. Voltaria a voar com eles, foi muito superior às minhas expectativas depois de ler tanta coisa.

+ Veja todos os nossos relatos de companhias aéreas

* Agradecemos muito ao Gustavo Lassi pelo relato tão detalhado. E você, voou por alguma companhia que não foi avaliada por nós? Mande seu depoimento! 

 

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
46 respostas
  1. Voei de São Paulo para Porto, com escala em Madri.
    Tudo foi bem, o único revés está relacionado à comunicação com os passageiros, que é feita em espanhol e em inglês.
    Voltarei pela Ibéria e na próxima viagem, caso seja possível, será por ela.

  2. Li tantos comentários ruins sobre a Iberia que estava até com medo de viajar…Fui com a esposa para Lisboa (Rio-Lisboa) em junho de 2016…Com escala em Madri…Realmente não tem como marcar os assentos sem pagar um absurdo…Então deixei por conta da sorte…Fiz o check in pela internet e os lugares foram marcados no meio do avião (pelo menos foi um ao lado do outro)…No Galeão foi tudo tranquilo…O vôo saiu no horário…O avião é antigo…sem entretenimento…somente um telão lá na frente…Mas os comissários eram muito atenciosos e simpáticos…Se esforçando para se comunicar em português…O serviço de bordo foi muito bom…Jantar saboroso…Passaram várias vezes com lanches…água, suco, refrigerante, vinho…Travesseiros e cobertores bem limpos…Chegamos em Madri na hora…O aeroporto é enorme mas é bem sinalizado…Estava com medo da imigração…Mas nem olharam para nós direito…Só perguntaram para onde íamos , quanto tempo íamos ficar e qual o motivo da viagem (turismo)…Não demorou nem um minuto…Na volta fiz o check in pelo celular e a Iberia nos colocou na janela…Mais um vôo sem problemas e voltamos ao Rio…Também não tivemos problemas com a bagagem…Enfim …Tudo ótimo!!!

  3. ….viajem marcada para dia 8/7/16, para roma via madrid, retorno previsto para o dia 18 via madrid no mesmo aviao……….A340-500 novissimo com tudo que o passageiro tem direito…….

  4. Ola, vou de iberia agora em julho, para roma, via Madrid, mas ja viajei de Iberia voando de Madrid a Sao Paulo, ano passado com o A340-600, nao foi aquilo que vejo por ai, pior foi o voo de ida com escala em londres pela Britsh Airwais em um aviao 747…….aquilo é assustador…….de resto por enquanto a Iberia me tem servido bem tanto em preços quanto em atendimento, mas na volta eu relato um pouco mais se melhorou ou se os comentarios sao validos……

  5. Alguém pagou para reservar assento? Estou sendo cobrada 40 dólares para marcar assento. O voo vai para Madri.

    1. Lhe cobraram por telefone, correto? Comigo foi a mesma coisa. Fui no aeroporto e marquei sem problemas no guichê da cia.

  6. Acabei de voltar da Espanha, fui para a cidade de Pamplona. Minha experiência pela Ibéria foi boa, tanto na ida como na volta, tripulação, comida, entretenimento, conforto. Li muitos relatos negativos sobre a companhia, mas não fiquei preocupada pois cada pessoa tem uma visão diferente. O único fato negativo foi quando cheguei em São Paulo, minha mala estava danificada. Voaria sem problemas novamente.

  7. Sabem me dizer quantos quilos máximo podem conter cada bagagem? E se exceder o peso indicado ou transportar algum objeto como remédios por exemplo posso deixar com algum parente no Aeroporto sem que eu perca os mesmos?

  8. Uma pergunta para quem já viajou com a Iberia da Europa para o Brasil! quantas malas posso despachar, 1ou 2, e de quantos kg? tenho visto tanta informação diferente que já estou confuso.

    1. Pelo que entendi do site, voos Brasil – Madrid em todas as classes turísticas, são permitidas 2 malas de até 32Kg cada.

  9. Sempre viajei pela Ibéria e não tenho nada a reclamar. Eles trocaram os aviões e o atendimento esta muito melhor. Sempre foram pontuais, se atrasam na ida, compensam no caminho e chegam sempre antes do horário marcado.

  10. Meu marido e eu viajaremos pela Ibéria de SP para Espanha e Espanha para Frankfurt em meio à alguns relatos, também esperamos ter um voô tranquilo. O nosso voô será pela aeronave A340-200. Dizem ser muito antiga e hoje alguém sabe se a aeronave foi reformada?

  11. Olha, hoje comprei passagens pela Ibérias com destino a Londres.. e realmente ela é a mais barata em vista das demais companhias.
    Estou olhando Blogs por Blogs, Youtube., em fim, várias lugares que possa dizer relatos da empresa. E todos afirma que ela sempre foi criticada, mas a um tempo mudou bastante também.
    Viajarei em Maio/2015 e espero também ficar surpreso 🙂

    1. Cristina vá sem medo, a Iberia é uma das melhores companhia Espanholas, vou em março a Espanha vou de Iberia, a atenção é otima, a comida…

  12. Um horror..fiz SP-Madrid, e na volta,BARCELONA – SP.. apelidei a companhia de Haras Iberia porque nunca tomei tanto coice de aeromoça na vida…não tem entretenimento individual, a tela central estava quebrada, a comida ok,mas eu não sou passageiro que embarca e exige menu cinco estrelas guia Michelin…avião velho com aparência deprimente de mal cuidado..Na volta sumiram minhas malas e aí começa o quem é quem nas cias. áereas: atendimento telefônico com direito a horas de musiquinha, atendente que fala português luistano e só repete frases de manuais, dias de tensão esperando a mala, e , quando ela chega, o cara não quer deixar eu conferir antes de assinar o protocolo de entrega..Conferi com o cara berrando dizendo que ele estava perdendo tempo, que tinha mala de "GENTE IMPORTANTE" pra entregar,ou seja,o resto, é lixo….Mandei queixa pra IBERIA a respeito do tipo de serviço terceirizado que ela contrata e a qualidade dos funcionários…Você recebeu resposta? NEM EU..Nunca mais, tem dores de cabeça que uma economia de $ não compensa…Quando o consumidor aprender a reclamar e a boicotar as coisas mudam… caso contrário…

    1. Bom dia Marcella
      Eu sempre vou a Europa , e vou de Iberia nunca tive, nem tenho queixa de nada , pra mim a melhor companhia Espanhola, me dá muita segurança, já fui com uma companhia portuguesa morri de medo, al levantar o vôo até a chegada, fora o maltrato na aduada, pois foi só uma conexão para vir al Brasil…sinto muito por você, se não funcionou como você desejava…eu sou totalmente Iberia.

  13. boa noite !!!! vou para madrid com a iberia estou desesperada pelos comentarios que encontrei na internet procede tudo o que dizem abracos

    1. Oi Carina, tudo bem?
      Fique tranquila, embora os comentários muitas vezes sejam negativos, não é sempre assim. Como nesse post você viu que foi uma experiência normal. Volte depois pra contar como foi pra você!
      Abraços

  14. Estou pesquisando minha passagem para Lisboa e estou em dúvida entre TAP e IBÈRIA.
    A TAP é R$600,00 mais cara e a poltrona 2,3 cm maior.
    Sei que a diferença é mínima. Mas o que vcs acham? Vale a pena ou é tudo a mesma coisa?
    Obrigada.

  15. Voei pela Iberia em outubro de 2013, de Guarulhos-Madri – Paris e na volta, de Roma-Madri-Guarulhos…excelente companhia, só tenho uma coisa a reclamar é que na volta não tinha tela indiuvidual e mesmo na tela coletiva, nao havia o mapa dizendo onde estávamos sobrevoando….Certamente voaria com a Ibéria novamente!!!

    1. Oi, Leonardo. Será que você poderia me tirar uma dúvida?

      1) No voo Sao Paulo – Madri o aviao tinha telas individuais? Se sim… qual era o voo?

      Muito obrigada!!!

  16. Olá. Eu voei várias vezes do Brasil para Madri com a Iberia e se tem uma companhia que eu destesto pelo atendimento é essa. Nunca encontrei aeromoças tão mal educadas e de mal com a vida como as da Iberia, pela mor de Deussss! Além disso, nos aviões que viajei não tinha entretenimento de bordo individual. Eram só aqueles telões no meio da aeronave, bemmm antigo. De qualq. forma, eu reclamo, mas sempre acabo voando com aquela que oferece a melhor tarifa. Abraços

  17. Já fiz aguns trechos pela Iberia, São Paulo – Madrid, Madrid – Veneza, Roma – Madrid, Madrid – São Paulo, São Paulo – Madrid, Madrid – Londres, Cia com nota media em conforto e atendimento, tripulação meio mal humorada, mas o preço vale a pena.

  18. Putz.. morei na Espanha, fiz varios voos com IBERIA..nunca tive estes problemas.. quanto a aperto, a maioria é o mesmo aperto… voei com air france,otimo, air europa, bom air madrid ( uma cacá ) tanto que faliu… TAP fatal, sem comentarios… mas meu ultimo voo foi em janeiro de 2013 e sem reclamações.. comemos bem e bom atendimento….. ! enfim.

  19. Infelizmente a cia não oferece tv individual e a distância entre os assentos é péssima. A executiva é excelente, mas para quem viaja na classe econômica é um sofrimento. Atualmente é a pior classe executiva entre as cias que voam para a Europa. No próximo semestre com a chegada de novos equipamentos e com entretenimento individual a cia possa ser equiparada às demais empresas. A empresa tem um bom preço mas um produto deficiente.

  20. Concordo total com o texto! (podia ter pedido para mim a resenha, rssrs) 😉

    Meu último vôo até a Europa (Istambul) foi com a Ibéria, e foi igualzinho o que foi dito aí. Nenhum exagero ou pânico a mais, acho até que quase virou moda dizer que é terrível voar com eles, que “não vou nem que me pague” e outras besteiras do tipo que já ouvi. Eu vou na boa se o preço estiver bom e mais baixo. Que as naves são antigas e o entretenimento de bordo com a TV coletiva é fraquíssimo isso é sim, mas nada que vá impossibiliar de viajar com eles, é só levar algo próprio para se distrair.

    E ainda cito mais 3 detalhes que adorei: ao contrário do que dizem, a comida estava muito boa; os talheres são de metal e não de plástico (coisa que só corre na classe executiva); e ainda não estão se aproveitando das poltronas de saída de emergência ou com espaço extra para pernas dizendo que é “classe confort” para poder cobrar mais. Eu reservei ida e volta em todos os trechos na saída de emergencia, e fui super confortável podendo esticar as pernas, ficar em pé em frente aos bancos e todo o conforto de não ter bancos na frente… sem pagar nada mais por isso.

    Enfim… é mediana, e tem outras bem melhores sim (ex: Qatar Airways), porém dá para o gasto e não é tão terrível quanto fazem crer! (o atendimento também estava normal/gentil)

    1. Sensacional seu relato, Simone. Muito obrigado, veio a acrescentar e muito. Acho que o Gustavo esqueceu dos talheres de metal, acabei de falar com ele e ele confirmou.
      Muito obrigado mesmo.
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.