O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta terça, 31 de março, os editais do ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio).

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 11 e 22 de maio. O ENEM 2020 acontecerá nos dias 1 e 8 de novembro, que caem no domingo. Já a prova digital irá acontecer nos dias 11 e 18 de outubro, também domingo.

Quem escolher fazer a versão impressa da prova não poderá se inscrever na versão digital e não terá como alterar esta opção.

Neste ano, 100 mil estudantes poderão fazer a versão digital da prova. De acordo com o Inep, a previsão é que a consolidação deste modelo aconteça até 2026.

ENEM 2020 (Foto: Marcello Casal Jr/AgÊncia Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/AgÊncia Brasil

INSCRIÇÃO NO ENEM 2020

No momento da inscrição, será solicitada uma foto atual do participante que servirá como identificação no momento da prova.

A taxa de inscrição para o ENEM 2020 é de R$ 85, mesmo valor cobrado em 2019. A taxa deverá ser paga até o dia 28 de maio.

ISENÇÃO NA TAXA

Veja a lista de quem pode pedir a isenção da taxa de inscrição:

  • Quem está no último ano do Ensino Médio e estuda em uma escola pública declarada no Censo Escolar;
  • Quem fez todo o Ensino Médio na rede pública ou quem fez todo o Ensino Médio como bolsista integral na rede privada, além de ter renda igual ou menor que um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Quem se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser de uma família de baixa renda, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos.

ESTRUTURA DA PROVA

Serão quatro provas objetivas com 45 questões cada uma delas e uma redação em português. Durante a inscrição, o aluno escolhe também uma língua estrangeira: inglês ou espanhol.

Com informações da Agência Brasil

+ Mais informações no site do INEP

+ Leia as nossas dicas de viagem

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.