Minas Gerais é daqueles estados que conquistam pelo estômago, não acha? Quem já viajou pra cá ou costuma visitar familiares por essas bandas com certeza já provou um autêntico pão de queijo mineiro.

Não é porque eu nasci aqui ou porque a receita desse pão de queijo é da minha mãe, a Edwiges, mas que Minas honra o hino do estado com o trecho “quem te conhece não esquece jamais”, honra, não acha?

Talvez uma boa porcentagem disso venha por conta da gastronomia, famosa no Brasil todo.

E pra esclarecer: eu sei que cada família em Minas tem uma receita diferente e essa diversidade faz parte da riqueza do estado. Essa é a da minha!

Receita de pão de queijo mineiro
Foto: Esse Mundo É Nosso

Mas chega de papo e vamos à receita de pão de queijo mineiro autêntico pra você matar as saudades e fazer, sem muito trabalho, o seu mesmo em casa!

Receita de pão de queijo mineiro da Edwiges

Os ingredientes são bem básicos, mas minha mãe, a dona da receita, é chatinha com o polvilho, que precisa ser azedo e de preferência feito em Minas. Eu moro em São Paulo e, quando minhas “importações mineiras” acabam, eu compro aqui mesmo. Fica bom também!

Tempo de preparo: cerca de 1h
Rendimento: 2kg (uns 50 pães de queijo)

Ingredientes

  • 1kg de polvilho azedo
  • 4 ovos (capiras, se possível)
  • 1 xícara grande (300ml) de farinha de milho em flocos
  • 1 xícara grande (300ml) de óleo
  • 1 litro de coalhada (deixe o leite integral azedar de um dia para o outro fora da geladeira)
  • 1 colher de sopa bem cheia de sal
  • 700g a 1kg de queijo ralado (de preferência o Minas curado, padrão ou da Serra da Canastra)

Modo de preparo

  1. Umedeça a farinha de milho com a coalhada até ficar como um angu mole (polenta).
  2. Despeje o polvilho numa bacia e misture com a farinha de milho umedecida. Acrescente os ovos inteiros e sove até ficar homogêneo.
  3. Escalde com óleo fervente (bem quente) e acrescente o queijo ralado.
  4. Em seguida, vá amassando e acrescente mais coalhada até dar o ponto de enrolar.
  5. Enrole do tamanho que desejar (ela faz como bolinhas de ping-pong). Se a mão grudar, passe um pouco de óleo nas palmas.
  6. Pré-aqueça o forno a 200ºC por 10min, unte a forma, coloque os pães de queijo e asse por cerca de 30min (se não estiver congelado). Se estiver congelado, demora em torno de 45min, dependendo do forno.

Veja mais:
Como fazer Chipa Paraguaia
Pisco Sour peruano em casa
Aprenda a fazer ceviche

Como congelar o pão de queijo

Após enrolar, coloque os pães de queijo em um travessa untada e leve ao congelador. Depois de algumas horas, quando estiverem firmes, é só retirá-los e colocá-los em um saquinho plástico.

Como falei acima, na hora de assar, os congelados demoram um pouco mais, cerca de 40 a 45min.

Viu como é simples e fácil a autêntica receita de pão de queijo mineiro? O único trabalho é deixar o leite azedar no dia anterior. Tem mais alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Veja mais receitas de viagem!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.