Monte Verde é cheia de trilhas com diversos graus de dificuldades. Uma das mais famosas é a que leva até a Pedra Redonda, na divisa entre Minas e São Paulo, que proporciona uma vista panorâmica incrível da região.
Outras importantes trilhas da cidade são as que levam até a Pedra Partida (2.050m), Chapéu do Bispo (2.030m), Platô (1.900m) e Pico do Selado (2.085m).
PEDRA REDONDA
Com 936 metros de extensão, essa é a trilha mais famosa e visitada da região. É considerada de grau fácil, o que não exige muito preparo físico para a subida, e o caminho é bem sinalizado.
Por receber muitos visitantes, a trilha tem algumas contenções, escadas e pontes, que facilitam a caminhada de cerca de 1h30 para ida e volta.
Praticamente no meio do caminho já há um belo mirante, instalado em uma estrutura de madeira. Ótimo não só para tirar fotos, mas também para recuperar o fôlego.
A trilha termina na Pedra Redonda, a 1.990 metros. A área lá em cima é plana como um terraço, o que facilita a circulação pelo local e o descanso para encarar a volta. A vista é incrível. Dá para enxergar as montanhas de Minas e os vales do estado de São Paulo, assim como a região de Campos do Jordão.
O acesso até a entrada do parque onde começa a trilha da Pedra Redonda é feito por uma estrada onde praticamente só passam 4×4 ou carros bem altos.
Chegamos até lá a bordo de um dos carros da Companhia 4×4, do simpático Rodrigo, que promove city tours e passeios pela região. Os veículos são adaptados para ter capacidade para grupos bem grandes, se for o seu caso. Ou então você pode compartilhá-lo.
O escritório da Companhia 4×4 fica no centrinho de Monte Verde, na principal avenida da cidade, a Av. Monte Verde.
A entrada na trilha da Pedra Redonda é gratuita. No acesso há um pequeno bar que vende algumas bebidas, além de estacionamento. Mesmo no verão costuma fazer frio lá em cima. No inverno, o casaco é item imprescindível.
+ Veja mais dicas e passeios em Monte Verde
* Os jornalistas viajaram à cidade a convite da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV) e Rosa Arraes Comunicação.
Adorei esse passeio! Vi as dicas de vocês e usei muitas delas, incluindo essa. 😉 Obrigada!!
Oi, Rafa. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia