Post

 

 

Romantismo é sem sombra de dúvidas uma das qualidades mais marcantes da Vila de Penedo, o pequeno distrito da cidade de Itatiaia, que fica situado no sul do Rio de Janeiro, na região da Serra da Mantiqueira, que é cercada por bosques e montanhas, o que ajuda muito nesse clima tão especial do lugar. O Guia Roteiro de Turismo fala um pouco mais sobre Penedo.

PENEDO

Uma encantadora arquitetura típica da Finlândia, com chalés de madeira e varandas floridas são fruto de uma massiva colonização finlandesa que houve no passado, o que ajudou a se tornar a maior colônia do país nórdico aqui no Brasil fora da região sul. Hoje seus descendentes tentam manter esse charme europeu que atraem tanto os casais de apaixonados.

Penedo (Foto: Roteiro de Turismo)

A pequena vila tem um centro frequentado pelos turistas principalmente nos fins de tarde e à noite, onde ficam restaurantes típicos alemães e lugares onde se pode comer um delicioso fondue e apreciar um bom vinho. Também é nesta área que fica um charmoso shopping feito de casas típicas coloridas que vendem artesanatos de todos os tipos, como por exemplo móveis e roupas.

Penedo (Foto: Roteiro de Turismo)

Penedo (Foto: Roteiro de Turismo)

Penedo (Foto: Roteiro de Turismo)

Essa atmosfera que os apaixonados tanto buscam em Penedo não se restringe apenas à vila. A cerca de 3Kmm do centro existem diversas cachoeiras onde os turistas passam as manhãs e as tardes se banhando e relaxando. É possível conhecê-las por meio de trilhas, veículo próprio ou também por um trenzinho que sai da vila e faz todo o passeio.

Uma delas é conhecida como Três Cachoeiras, por ter três bolsões de água que quase sempre ficam cheios de gente. Muito dessa procura se deve por ser a queda d’água mais próxima da vila. Outra é a Cachoeira de Deus, que é maior que as outras e está um pouco mais longe.

O turismo é a principal atividade do lugar, então há vários hotéis e pousadas espalhados por toda a vila e seus arredores. Alguns deles aproveitam esse clima de romantismo para fazer com que suas decorações sejam direcionadas aos casais, alguns com lareiras e banheiras de hidromassagem nos quartos.

Penedo (Foto: Roteiro de Turismo)

COMO CHEGAR

Mapa Penedo (Foto: Roteiro de Turismo)O acesso até Penedo é simples. A melhor opção para quem vem de São Paulo ou Rio de Janeiro é pela Dutra, seguindo até a saída 311, entre as cidades de Itatiaia e Resende, onde já se pode ver placas indicando o caminho para a vila (amplie o mapa ao lado).

 

 

Para maiores informações sobre restaurantes e pousadas em Penedo acesse o site do Roteiro de Turismo.

 

 

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
0 resposta
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.