Na hora de reservar um hotel, é comum surgir a dúvida sobre o tipo de diária escolhida. Qual a diferença entre pensão completa, meia pensão ou all inclusive?

Seja com um agente de viagens, em reservas pelo Booking ou qualquer outra plataforma, é preciso ficar atento(a) a esses detalhes, até mesmo porque os preços pra um mesmo quarto varia de acordo com o status da sua hospedagem.

Pensão completa x Meia Pensão x All Inclusive

Nós brasileiros já estamos habituados com diárias que oferecem café da manhã. Isso porque por aqui é bem comum, mas fora do Brasil não é difícil encontrar hotéis que cobram até mesmo por essa refeição.

E na hora da reserva, ainda podem surgir essas outras nomenclaturas nem sempre conhecidas.

Hotel na praia em Playa del Carmen com pensão completa ou all inclusive
Resort em Playa del Carmen, México (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vamos a um exemplo: o all inclusive (tudo incluído) logo de cara já vem à mente do hóspede de que tudo realmente estará incluso, mas nem sempre é assim. E qual seria a diferença entre pensão completa e meia pensão? Então explicamos tudo isso abaixo nesse miniglossário.

Veja hotéis com descontos

O que é all inclusive?

Sistema famoso nos grandes resorts, seja do Brasil ou em destinos do Caribe, como Cancún e Punta Cana, o all inclusive normalmente inclui todas as refeições para os hóspedes: café da manhã, almoço, lanches e jantar.

Praia do Barceló Bavaro em Punta Cana
Barcelo Bávaro Palace all inclusive em Punta Cana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Embora na maioria dos casos também tenha bebidas alcoólicas e não alcoólicas inclusas, é preciso ficar atento(a) na hora da reserva para saber se não há nenhuma “pegadinha” sobre esse item. Pode ser que elas não estejam inclusas ou então que só estejam durante as refeições.

De toda forma, é uma boa pedida pra turistas, principalmente famílias, que não querem gastar além do planejado ao se hospedar num hotel. Ou seja, sem contas surpresas no check-out.

Nós já nos hospedamos algumas vezes em resorts com sistema all inclusive, tanto aqui no Brasil, no Iberostar na Praia do Forte, como também numa viagem a Punta Cana, na República Dominicana, em que ficamos no Barceló Bávaro. Em ambos os casos tudo realmente estava incluso o dia todo.

Mas dentro desses mesmos hotéis, havia categorias de all inclusive. Ou seja, quem pagava por um nível superior, normalmente chamado de premium, podia frequentar restaurantes melhores e até tomar bebidas de marcas mais famosas.

Outro exemplo interessante é pra quem faz um cruzeiro de navio. Normalmente, já no pacote mais básico, os agentes dizem que tudo está incluso. Mas não é assim! Nas grandes companhias, para ter bebidas liberadas é preciso também pagar a mais e os preços num navio são altos.

Cruzeiro de navio

O que acontece nos navios é que há uma ou mais bebidas inclusas apenas durante as refeições. Então vale sempre estar de olho nos pequenos detalhes do contrato.

Veja também
Resorts em Foz do Iguaçu
Quando ir pra Cancún

O que é Pensão Completa?

Muitas vezes tendemos a confundir a pensão completa com o all inclusive. Mas há algumas diferenças entre os dois sistemas.

A pensão completa tem já inclusas nas diárias as principais refeições do dia, como café da manhã, almoço e jantar, sem bebidas alcoólicas ou não alcoólicas. Ou seja, isso pode pesar no orçamento caso você esteja hospedado(a) num hotel afastado, por exemplo, e terá que consumir os itens extras ali mesmo.

Outra coisa, mas que varia muito de hotel para hotel, é que o sistema de pensão completa costuma não ter lanches entre as refeições inclusos no pacote. Mas nós já fomos em hotéis em que havia um café ou chá da tarde sim.

É mais um caso para ficar de olho no que o estabelecimento oferece e lembrar de incluir os gastos com lanches e bebidas no orçamento para não levar susto no check-out.

O que é meia pensão?

Quando você vai fazer uma reserva e vê que as diárias são no sistema de meia pensão isso quer dizer que o hotel oferece o café da manhã e mais uma refeição, normalmente o jantar.

O que diferencia da pensão completa, no caso, é que há uma refeição a menos. Por isso o nome… Da mesma forma, bebidas ou lanchinhos não estão no pacote e serão pagos à parte.

Hotel na praia em Cancún com pensão completa, meia pensão ou apenas café
Nosso hotel em Cancún (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É bem vantajoso para quando você está num destino com muitas atrações para conhecer ao longo do dia ou até mesmo de praia, quando você acaba voltando apenas no fim de tarde para o hotel. Para famílias com crianças também tem a praticidade de não precisar sair à noite em busca de restaurantes.

Encontre hotéis com descontos

Bônus: Café da manhã incluso

Talvez nem precise de explicação, né? Nós brasileiros estamos bem acostumados com hotéis que oferecem café da manhã nas diárias. Mas se você vai viajar pro exterior, vale a pena se certificar disso, pois os valores à parte podem ser altos.

Mesa com café da manhã em Arraial d'Ajuda, de frente pra praia
Café da manhã em Arraial d’Ajuda, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nesses casos, faça a conta e veja se vale pagar pelo café da manhã no próprio hotel ou ir tomá-lo numa cafeteria, por exemplo.

Leia mais
Bastidores de um navio
Como é um cruzeiro na Amazônia

Tem mais alguma dúvida sobre as principais diferenças entre pensão completa, meia pensão e all inclusive? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
2 respostas
  1. Olá Rafael, o Malai Manso Resort não é um resort de Pensão Completa, ele é um resort All Inclusive, único resort All Inclusive do Centro-Oeste. Sem susto no check-out. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.