ATUALIZADO: Nosso leitor Sidnei nos enviou um link em que a Elo firmou uma parceria para saques no exterior (confira a matéria)

 

Se você costuma sacar dinheiro direto da sua conta corrente no exterior pode se pego, assim como eu, de surpresa. Recebi um novo cartão do Bradesco, o que utilizo para movimentar minha conta corrente e também para realizar esses saques fora do país, e dessa vez o banco enviou um com a bandeira Elo em substituição ao que eu tinha. Ou seja, nada de Visa ou Mastercard.

Descobri que essa tem sido uma prática comum. O Bradesco, assim como outros bancos, têm substuído os cartões para a Elo sem aviso prévio ou consentimento do correntista. Acontece que a nova bandeira é 100% brasileira, ou seja, de nada serve no exterior.

SAQUE NO EXTERIOR COM CARTÃO ELO

Não é possível saque no exterior com cartão Elo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para quem não sabe, a Elo foi criada em 2011 pelos três maiores bancos do Brasil (Bradesco, Banco do Brasil e CAIXA) como forma de driblar os altos royalties que pagam para Visa, Amex e Mastercard. Essas instituições querem “reduzir a conta” ao criar uma bandeira 100% brasileira, com opções de débito, crédito, pré-pago e benefícios.

Se você estava acostumado a sacar na rede Visa Plus ou Cirrus, a alternativa é procurar o banco e exigir a volta da bandeira antiga. Eu consegui com certa facilidade, mas agora terei que esperar o prazo dado pelo Bradesco.

Em um tutorial super legal, o Melhores Destinos mostra passo a passo como é fácil sacar dinheiro no exterior direto da sua conta corrente, sem as surpresas da volatilidade cambial ou altas taxas do cartão de crédito. Outras vantagens são o fato de você sacar na moeda local (o que é ótimo em países em que não se usa dólar ou euro), a praticidade e os preços competitivos se comparados aos das casas de câmbio.

Você é correntista de algum desses bancos? Já passou por isso? Qual solução encontrou? Conta pra gente!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
18 respostas
  1. Estou no Chile agora e passei um sufoco, vim contando com o cartão de Debito Ello da Caixa, e fiquei sem dinheiro para comer e até para sair do Aeroporto, sorte que um rapaz da Imigração do Chile me ajudou a fazer uma ligação para o Brasil para minha família poder alugar um hotel até remarcar a passagem,mas você saí contando com um cartão e fica na mão

  2. Ola,Estou no momento em Paris,passei por amsterdam e buxelas,tentando movimentar com o bradesco elo,sem sucesso algum,Perdendo um tempo precioso que deveria estar visitandos lugares,batento de atm em atm e ate mesmo no banco sem conseguir um centavo.
    Mesmo com a ajuda de um funcionario da agencia que atenciosamente me atendeu dizendo que esta tudo certo com meu cartao.
    O elo tem convenio com dinnersclub,discover mesmo neste ATMs nao funcionou.
    Muito transtorno,muito stress e complicando meu bem programado plano de viajem.
    Nao caiam nesta de sair do Brasil com um destes,nem na padaria da esquina.

  3. to aqui na argentina e nao aceitam essa bandeira em nenhum dos caixas daqui!
    só propaganda,dinheiro na conta e o cartao elo n funciona triste!!
    n sei o que fazer nao funciona de jeito nenhum, ja liguei diz ta tudo ok , mas aqui nao funciona ,essa bandeira elo é triste !! internacional só se for de brincadeira

  4. Moro no Chile e tenho um cartão de débito Bradesco elo, mais a minha para sacar aqui no Chile todos os caixas eletrônicos só tem como colocar 4 dig e no Brasil eu uso 6 dig, e aqui todos os caixas eletrônicos não aceita bandeira elo

  5. Eu to na Argentina depois de Corrientes to tentando sacar com o cartão Bradesco elo e no to conseguindo praticamente vou ter qui volta pra casa e resolver esse problema , liguei pra central e me falaram o cartão tá liberado pra saque e só no to conseguindo saca

  6. E eu tô aqui na Argentina depois de Corrientes e to tentando sacar com o cartão Bradesco elo e no to conseguindo praticamente vou ter qui volta pra casa a intenção era ir até Bolívia do jeito qui está vou ter qui volta pra acertar esse cartão qui no funciona no exterior to fazendo um Cicloturismo sobre Duas Rodas , Bike

  7. Sou de Minas e estou na Argentina. Há uma semana tento sacar e nada. Bandeira Elo BB… Muito chato isso. Tive q contar com uma ajuda de 800,00 de dois brasileiros samaritanos que encontrei em Ushuaia. Claro que foi um emprèstimo, nè! Mas q coisa… De nada adianta vc ter saldo e honrar compromissos com o banco; os remediados como eu sempre ficam na mao. Na pròxima, vou ficar pela nossa terrinha mesmo…

  8. Estoy na Argentina buenos aires e preciso sacar dinheiro urgente pois aqui Tem bradesco e SO tenho i cartao elo ,consigo ir no banco do Brasdesc que tem aquí e ir no alto atendimento e sacar un dinheiro? ( na boca do Caixa )

    1. Oi Ariane, tudo bem?
      Você tem que ligar pro Bradesco e liberar o saque no exterior. Eles poderão te informar se o cartão Elo funcionará na agência do Bradesco daí. Mas de toda forma é preciso liberar.

      Abraços e boa sorte

  9. Oi, aqui em Las Vegas, dentro dos cassinos tem uns ATMs quw funcionam qq bandeira, consegui sacar uma vez na vida… ? agora to com o mesmo problema de novo!

  10. Ola,
    Também fui super prendida com essa, troca depois de validar como Banco que não poderia fazer saques, no exterior solicitei novo cartão com a bandeira VISA.

  11. Acabei de ter esse problema aqui em NY. A solução foi fazer um doc pra conta do amigo que ta comigo e ele sacou pra mim. Ou seja além do IOF que paguei a ele ainda paguei a taxa de Doc. Saco isso viu.

  12. Tenho viajem para vietname marcada , on line, para inicio de Dezembro, nao sei qual amelhor maneira de conseguir o visto , podem ajudar me? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.