Está planejando um viagem pra Cancún ou pra outra região do país? Antes de embarcar é sempre bom saber como são as tomadas no México e também a voltagem no país.

Tudo bem que praticamente todos os celulares hoje são bivolts, além de muitos outros aparelhos. Mas vale checar se todos os que você pretende levar são e também se irá precisar de um adaptador de tomadas no México.

Se for, já é bom providenciar pra não ter que perder tempo durante suas férias por lá. Veja todas as dicas abaixo.

Como são as tomadas no México?

As tomadas em Cancún, Cidade do México e outras regiões do país costumam ser dos tipos A ou B, como você pode ver nas fotos abaixo.

As tomadas do Tipo A têm dois pinos chatos paralelos e são muito comuns em países como Estados Unidos.

Tipo A é uma das tomadas do México, com pinos achatados
Tomada Tipo A (Reprodução/WorldStandards)

Já as do Tipo B trazem, além dos pinos chatos, um terceiro pino redondo usado como fio terra. Ela é muito comum nas Américas do Norte e Central, além de ser encontrada em computadores no Brasil.

Plug e tomada modelo Tipo B
Modelo Tipo B (Pixabay)

Então esses são os dois tipos mais comuns de tomadas no México que você deve encontrar durante sua viagem. Se seu aparelho não se adapta a nenhum deles, vale seguir a leitura até a parte em que falamos sobre adaptadores de tomadas.

Leia mais
Hotéis com descontos no país
Quantos dias ficar em Cancún?

Voltagem em Cancún e outras cidades do México

Se por aqui há uma grande alternância de tensão elétrica nas cidades do Brasil, a voltagem no México normalmente é de 127 V e a frequência é de 60 Hz. Ou seja, se seus aparelhos forem daqueles que “chamamos de 110 V”, eles irão funcionar normalmente.

Assim como no Brasil, você poderá encontrar em alguns hotéis e resorts tomadas tanto 127 V como também 220 V. Normalmente elas são sinalizadas, como aconteceu nos hotéis onde ficamos em Cancún, o Ocean Dream, e também no de Playa del Carmen, o Antera Residence & Hotel.

Se não houver nenhuma sinalização, então isso quer dizer que provavelmente os soquetes do seu quarto seguem o padrão de 127 V. Pra evitar dores de cabeça, não custa confirmar com algum funcionário antes de ligar qualquer aparelho que não seja bivolt.

Conversor elétrico é uma solução?

Se algum dos seus aparelhos não é bivolt e funciona apenas na tensão de 220 V, é bom levar um conversor elétrico pra sua viagem ao México.

Mesmo que em alguns hotéis, por exemplo, tenham tomadas 220 V, a voltagem padrão no país é de 127 V.

Preciso de um adaptador de tomadas no México?

Como falei no começo do post, as tomadas no México são dos tipos A e B, ou seja, elas têm pinos chatos paralelos. Mas se seu aparelho ou carregador de celular têm pinos redondos ou segue aquele padrão de três pinos que só vemos no Brasil, você irá precisar de um adaptador sim.

Então qual adaptador devo comprar? Uma sugestão pra você não ter nenhuma dor de cabeça nas sua viagens é comprar um adaptador universal, ou seja, ele funciona em qualquer país. Eu tenho e ele nunca sai da minha mala.

Além disso, eu acho bem barato e isso irá evitar o trabalho de ter que sair em busca e um adaptador durante uma viagem.

O modelo que eu mais gosto é esse abaixo, que você pode encontrar nesse link da Amazon ou em diversas outras lojas. Ou seja, vale comprar o seu antes de viajar e já receber em casa.

Adaptador de tomadas universal
Adaptador de tomadas universal é indispensável na mala (Foto: Amazon)

Veja também
Viagem pra Cancún: Todas dicas
Isla Mujeres em um dia

Tem mais alguma dúvida sobre o modelo de tomadas no México, voltagem das cidades ou precisa de outras dicas pra sua viagem ao país? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.