Planejar uma viagem é um momento de descobertas! Seja pra uma viagem ao Rio de Janeiro – aqui do lado – ou para o México, no meu atual caso. Já é a partir desse momento, em que você passa horas na internet e lê os mais diversos guias, que começa a desbravar o seu destino.

No meu caso, com a ajuda de vários fóruns, sites, conversas com meu amigo Adolf e o guia Lonely Planet México (em inglês, no mesmo estilo do excelente Guia do Viajante Independente) , a aprendizagem está sendo sobre tudo, pois não conhecia nada no país além de Chaves, Acapulco, Mariachis e tequila.

Um exemplo básico é que, quando comprei minha passagem para a Cidade do México, não fazia a menor ideia de que Cancún – um dos meus destinos nesse mochilão – ficava tão longe da capital. São 25 horas de ônibus! Sorte que o avião é mais barato que o transporte terrestre nesse caso. Outra descoberta: o México é enorme, ao contrário do país “europalizado” que eu imaginava, no quesito tamanho.

Por falar em ônibus, é engraçado como andar de avião no México é bem mais barato do que nos coletivos. Outra peculiaridade é que as taxas em uma passagem aérea no país acabam ficando mais caras do que o ticket em si. De Acapulco para a Cidade do México, por exemplo, encontrei pela bagatela de US$8. Uau, que barato! Mas vamos nos lembrar da taxa, que neste caso era de US$58… assustador, embora ainda barato.

Outra “dor” do planejamento é encaixar os lugares que queremos conhecer no destino com os dias de viagem. Pelo menos eu sempre quero mais e mais prazo. Mas não dá. Estou nessa fase de abrir mão de uns lugares para conseguir visitar outros. Sem contar os planos mirabolantes de logística para aproveitar ao máximo a viagem…

Faltam 74 dias para colocar os pés na estrada! E nesses próximos meses vou compartilhando aqui os rumos que essa aventura estará tomando…

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
0 resposta
  1. Oi Rafael,

    Encontrei seu blog nos comentários lá do Viaje na Viagem.
    Achei bem legal este seu post sobre o planejamento da Viagem. Acho que é um momento maravilhoso. Outra coisa que concordo é com o "prazo" da viagem, parece sempre curto. Estou programando uma ida a Europa e parece que deveria ficar todos os dias em Paris, das 3 semanas que tenho. Mas vou ter que abrir mão se algumas coisas, para conhecer alguns outros lugares. Difícil isso né?

    Bjo

  2. Não sei se é coincidência, mas agora eu escuto tanta gente falando do México. Tá bom, não é coincidência. É que eu não posso ouvir qualquer coisa sobre o país que eu já presto atenção e anoto para te contar depois. É tão doido que até parece que eu vou viajar junto com você. Mas de certo modo eu vou, já que ficarei por dentro de tudo no blog, twitter, email, msn… Nesses 74 dias a gente vai planejar muuuuito, descobrir várias coisas e esperar pelo grande dia! Abraçooo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.